Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Municípios

Cacoal: 1ª Marcha Azul Marinho supera expectativas em público e aceitação por autoridades

No mesmo dia foi realizado o 2º Seminário Estadual de Guardas Municipais e Segurança Pública.


Cacoal: 1ª Marcha Azul Marinho supera expectativas em público e aceitação por autoridades - Gente de Opinião

Na luta por mais segurança na região, Cacoal recebeu na segunda-feira, 29, a primeira Marcha Azul Marinho, promovida em prol da criação e estruturação da Guarda Civil Municipal. Essa é a segunda marcha no estado de Rondônia em defesa da causa.  No mesmo dia foi realizado o 2º Seminário Estadual de Guardas Municipais e Segurança Pública; com o tema - Violência Requer Prevenção, Guardas Municipais Já; A agenda 2030 e a Guarda Civil Municipal no contexto da Segurança Pública!

Em Rondônia, a primeira marcha e seminário foram realizados no dia 2 de março de 2018, em Ariquemes, único município do estado onde há Guarda Civil em atividade.

Com a presença da população, de vigilantes patrimoniais municipais de Cacoal e Pimenta Bueno, vereadores, motociclistas por aplicativos " Moto Já", agentes municipais de trânsito, bombeiros civis, representantes do Sindicato do Servidores Municipais de Cacoal (Sinsemuc),   Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul  (Sindsul de Vilhena), dentre outros convidados.  A primeira Marcha Azul Marinho que teve ampla cobertura pela imprensa local, superou as expectativas dos organizadores, e é celebrada como marco para a política de segurança pública municipal.

Após a marcha que percorreu os principais pontos do centro da cidade, o público se dirigiu para a Câmara de Vereadores, onde foi realizado o seminário  que teve como palestrantes, o idealizador da marcha no país, inspetor Maurício Naval, da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo (SP), o guarda civil municipal e especialista em Segurança Pública Municipal Roberto Nascimento, de Fortaleza (CE), a guarda civil municipal Rosilene Santos, de Ariquemes (RO), Edimar Kapiche Presidente do Conselho Municipal de Segurança de Cacoal,  dentre outros.

De acordo com o inspetor Maurício Naval, uma cidade que possui uma Guarda Civil Municipal em funcionamento e com boa estrutura, os índices de violência podem cair em média de 30% a 70%. “Não adianta montar a Guarda e deixa - lá sem estrutura, como viaturas, equipamentos e com baixo efetivo”, esclarece.

Para o coordenador local do evento: Edimar Kapiche, o evento foi um grande sucesso, pois a população e parte das autoridades públicas entenderam a necessidade de se criar a força de segurança. “Sabemos que isso é o primeiro passo de uma longa caminhada, mas a primeira impressão foi muita boa. A comunidade começou a se envolver com a discussão a respeito à criação e função da Guarda Municipal em uma cidade”, relata.

Após o seminário, a comissão organizadora foi recebida pela prefeita Glaucione Rodrigues, e segundo Edmar Kapiche, a prefeita ver com bons olhos a criação da Guarda Municipal. Após levantar dados sobre o órgão prometeu mais uma vez trabalhar pela criação da força de segurança.

Mais Sobre Municípios

Jurista de renome nacional destaca avanço administrativo na gestão do prefeito Hildon Chaves

Jurista de renome nacional destaca avanço administrativo na gestão do prefeito Hildon Chaves

Jacoby Fernandes citou a implantação do Sistema de Registro de Preços Permanente, que proporciona mais celeridade nas aquisições que se repetem

Prefeito Hildon Chaves sanciona lei que garante o benefício no contracheque dos professores

Prefeito Hildon Chaves sanciona lei que garante o benefício no contracheque dos professores

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, sancionou nesta sexta-feira (19/7), a lei que assegura o pagamento do piso salarial (nacional) da educação a

Mulheres concluem curso de pintura em quadros pelo programa Brincando de Roda

Mulheres concluem curso de pintura em quadros pelo programa Brincando de Roda

Nesta semana 20 mulheres que moram no bairro Santo Antonio concluíram o curso de pintura em quadros e receberam certificados, na Comunidade Padre Ez

Palestra sobre a história do Budismo movimenta o CEBB-RO no final de julho

Palestra sobre a história do Budismo movimenta o CEBB-RO no final de julho

O Centro de Estudos Budistas e Bodsativa de Porto Velho, pela primeira vez está trazendo à capital para um ciclo de atividades o historiador Fernando