Sexta-feira, 17 de junho de 2011 - 14h01
Prevista para acontecer entre os dias 21 e 26 de junho, a 2.ª Festa do Café com Leite promete ser mais um marco para o desenvolvimento de Buritis. Com o objetivo de promover intercâmbio entre os produtores de leite e cafeicultores da região a festa está sendo organizada pela parceria entre a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) e Associação dos Produtores Rurais (Aspro 3). Durante as atividades serão comercializados derivados do leite, artesanatos e outros produtos da agricultura familiar.
Buritis está localizado na região centro-oeste de Rondônia, a 318 quilômetros da capital Porto Velho. Sua população é de 32.385 habitantes (IBGE/Censo 2010), dos quais, aproximadamente 2.500 são cafeicultores, com uma produção de 16 mil sacas ao ano, e 1.800 produtores de leite, com produtividade média de 130 mil litros de leite ao dia (dados não oficiais).
“A realização da Festa do Café com Leite contribui para a melhoria da eficiência de ação dos extensionistas junto aos agricultores e oportuniza espaços para os exercícios de interação social com reflexos positivos na capacidade coletiva de desenvolvimento rural sustentável e na organização sócio cultural, ambiental e produtiva”, diz o extensionista Jamir Acoo, gerente do escritório da Emater em Buritis.
O evento é organizado em rotatividade, nas associações rurais, visando proporcionar maior visibilidade nas duas principais atividades econômicas da agricultura familiar no município de Buritis: cafeicultura e pecuária leiteira. “Através dessa atividade procuramos incentivar também, a melhoria da produtividade e o uso de tecnologias”, explica o gerente.
As comemorações da 2.ª edição da Festa do Café com Leite serão realizadas no marco 20, quilômetro 26, Projeto de Assentamento "Menezes Filho" e contará com uma programação variada. Os produtores de leite e cafeicultores terão oportunidade de assistir palestras, participar de cursos de capacitação e trocar experiências com outros produtores e agricultores e com os extensionistas, tirando suas dúvidas ou buscando novas informações.
Os produtos derivados do leite, além de artesanatos e outros produtos da agricultura familiar serão comercializados durante o evento e a renda obtida será destinada à associação do local onde um dos focos é o fortalecimento da organização.
Fonte: Deccom
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho
Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho
O Curumim Folia 2026 valorizou a importância da inclusão do público infantil na programação oficial do Carnaval de Porto Velho (Béra Folia), criando m

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários
O primeiro dia do Carnaval Seguro foi encerrado com um balanço altamente positivo em Porto Velho, resultado de planejamento, presença no território e
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)