Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Burareiro é reconhecido nacionalmente


 

A semana foi excelente para o Projeto Burareiro – Educação em tempo integral, com responsabilidade social -, que recebeu inúmeros elogios do visitante Geenes Alves, representante do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura – CENPEC -, que esteve no município prestando serviços para o Itaú UNICEF.

Em 2009, o município foi agraciado com uma menção honrosa através do Projeto Burareiro. A visita teve como finalidade ver de perto as experiências e as atividades desenvolvidas com a criançada e como elas influenciam suas vidas positivamente, divulgando-as para todo Brasil.

“Todos os projetos já foram, ou estão sendo visitados. Em Ariquemes, estivemos em quatro escolas que sediam o Burareiro e eu gostei muito do que vi. Parabéns Prefeito Márcio pela visão e compromisso que vocês têm com a educação”, diz Geenes.

O Prefeito Márcio Raposo recebeu os cumprimentos juntamente com o secretário de Educação, Edson Fernandes, coordenador do projeto, Oscar Borch e diretora da Escola Ireno Berticelli, Maria Etelvina de Souza, enquanto acompanhava os trabalhos do técnico.

Entre os resultados positivos alcançados com a Educação em Tempo Integral, o Prefeito Márcio destacou os baixos índices de obesidade infantil, enfatizando a qualidade da alimentação oferecida. “São quatro refeições durante as 10 horas que as crianças ficam na escola. Já é de meu conhecimento que mais de 40 famílias adotaram a prática de cultivar uma horta em casa, seguindo o exemplo dos filhos. Estas conquistas nos enchem de coragem para continuarmos a melhorar a educação em Ariquemes”.

A Escola Ireno Berticelli está localizada no Bairro Colonial, tem 16 anos de história, é uma das sedes do Projeto Burareiro. Em suas atividades extracurriculares realiza as oficinas: capoeira; artes e recreações; karatê; futsal; handebol; fanfarra; canto coral; educação ambiental; dança; música. E os estudos orientados: matemática dinâmica; momento de leitura; e estudo e pesquisa.

Infraestrutura

A escola tem 70 funcionários, entre eles, professores, monitores, oficineiros e estagiários. Sua estrutura possui além das salas de aulas, um Laboratório de Informática com 18 computadores e uma Sala de Recursos.

Fonte: Kerli Unser
 

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

O brilho do Porto Velho Luz começou ainda mais especial este ano. Antes da abertura oficial ao grande público, o circuito natalino recebeu, nesta sext

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Gente de Opinião Domingo, 23 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)