Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Burareiro é reconhecido nacionalmente


 

A semana foi excelente para o Projeto Burareiro – Educação em tempo integral, com responsabilidade social -, que recebeu inúmeros elogios do visitante Geenes Alves, representante do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura – CENPEC -, que esteve no município prestando serviços para o Itaú UNICEF.

Em 2009, o município foi agraciado com uma menção honrosa através do Projeto Burareiro. A visita teve como finalidade ver de perto as experiências e as atividades desenvolvidas com a criançada e como elas influenciam suas vidas positivamente, divulgando-as para todo Brasil.

“Todos os projetos já foram, ou estão sendo visitados. Em Ariquemes, estivemos em quatro escolas que sediam o Burareiro e eu gostei muito do que vi. Parabéns Prefeito Márcio pela visão e compromisso que vocês têm com a educação”, diz Geenes.

O Prefeito Márcio Raposo recebeu os cumprimentos juntamente com o secretário de Educação, Edson Fernandes, coordenador do projeto, Oscar Borch e diretora da Escola Ireno Berticelli, Maria Etelvina de Souza, enquanto acompanhava os trabalhos do técnico.

Entre os resultados positivos alcançados com a Educação em Tempo Integral, o Prefeito Márcio destacou os baixos índices de obesidade infantil, enfatizando a qualidade da alimentação oferecida. “São quatro refeições durante as 10 horas que as crianças ficam na escola. Já é de meu conhecimento que mais de 40 famílias adotaram a prática de cultivar uma horta em casa, seguindo o exemplo dos filhos. Estas conquistas nos enchem de coragem para continuarmos a melhorar a educação em Ariquemes”.

A Escola Ireno Berticelli está localizada no Bairro Colonial, tem 16 anos de história, é uma das sedes do Projeto Burareiro. Em suas atividades extracurriculares realiza as oficinas: capoeira; artes e recreações; karatê; futsal; handebol; fanfarra; canto coral; educação ambiental; dança; música. E os estudos orientados: matemática dinâmica; momento de leitura; e estudo e pesquisa.

Infraestrutura

A escola tem 70 funcionários, entre eles, professores, monitores, oficineiros e estagiários. Sua estrutura possui além das salas de aulas, um Laboratório de Informática com 18 computadores e uma Sala de Recursos.

Fonte: Kerli Unser
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou reunião de alinhamento com as secretarias envolvidas para or

Nota de Esclarecimento sobre o falecimento de um adolescente

Nota de Esclarecimento sobre o falecimento de um adolescente

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), informa o falecimento de uma adolescente ocor

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Prefeito Léo Moraes marca presença e 1º Carnaparedão reúne 5 mil pessoas com segurança e organização

Com planejamento e responsabilidade, o prefeito Léo Moraes realizou o Carnaparedão na avenida Lauro Sodré, em frente ao Parque Circuito. O evento re

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)