Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Brigada do Ibama combaterá queimadas em Candeias



Em cerimônia ocorrida na manhã desta terça-feira, 05, na Câmara Municipal, foi oficializada a implantação do esquadrão de brigada temporária para o combate de incêndios florestais de Candeias do Jamari.

O programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e no município tem a parceria da prefeitura local. Já a contratação dos brigadistas ficou a cargo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do programa Prevfogo.

Em Candeias foram contratados 15 brigadistas, sendo que 13 trabalharam como brigadistas, um como chefe de brigada e outro como chefe de esquadrão, que irão prestar serviço no município até novembro deste ano.

A remuneração dos empossados nessa manhã varia de um a dois salários mínimos. No período de atuação da brigada os contratados também receberão vantagens como auxílio alimentação, auxílio pré-escolar, auxílio transporte e seguro acidente. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Satisfeito com a iniciativa do Governo federal, o prefeito de Candeias, Dinho Sousa, falou que a presença da brigada no município. “Essa é uma medida que contribui para a geração de emprego e renda, assim como para dá segurança à sociedade com relação as queimadas florestais”, afirmou.

De acordo com o superintendente regional do Ibama, César Luiz, os brigadistas são heróis anônimos que lutam para sanar e prevenir, um mal muito das vezes, causado pelo próprio homem. Ele também fez questão de agradecer o apoio da prefeitura na implantação da brigada no município.

“É muito importante à implantação da brigada em qualquer município. E em Candeias do Jamari isso só foi possível graças a parceria com o governo municipal que disponibilizou toda a infraestrutura necessária para a instalação do Centro Especializado Prevfogo no município”.

Para Roberto Fernandes Abreu, coordenador estadual do Prevfogo no estado, em Candeias, além do trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais, a brigada ajudará ainda o município manter o controle no uso do fogo tanto pelos moradores da zona rural quanto urbana.

“O esquadrão terá a árdua missão de prevenir e combater incêndio no município, seja por meio das palestras educativas oferecidas à comunidade, seja pela recuperação de áreas degradas ou pela própria presença em situações efetivas de queimadas florestais”, disse, o coordenador.

Na solenidade também foram entregue equipamentos de combate a incêndios e uma caminhonete L 200 ,dando inicio assim as atividades de combate e prevenção de queimadas em Candeias do Jamari.

fonte: Shyley Saissem

Gente de OpiniãoDomingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

ARDPV determina limpeza ininterrupta nos banheiros da Rodoviária de Porto Velho

ARDPV determina limpeza ininterrupta nos banheiros da Rodoviária de Porto Velho

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e de Desenvolvimento do Município de Porto Velho (ARDPV) determinou, nesta quarta-feira (15), o r

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Prefeitura inicia reforma geral do Parque Circuito, símbolo histórico de Porto Velho

Na manhã desta quarta-feira (14), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de revitalização do Parque Circuito Dr. José Adelino

Gente de Opinião Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)