Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Brigada do Ibama combaterá queimadas em Candeias



Em cerimônia ocorrida na manhã desta terça-feira, 05, na Câmara Municipal, foi oficializada a implantação do esquadrão de brigada temporária para o combate de incêndios florestais de Candeias do Jamari.

O programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e no município tem a parceria da prefeitura local. Já a contratação dos brigadistas ficou a cargo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do programa Prevfogo.

Em Candeias foram contratados 15 brigadistas, sendo que 13 trabalharam como brigadistas, um como chefe de brigada e outro como chefe de esquadrão, que irão prestar serviço no município até novembro deste ano.

A remuneração dos empossados nessa manhã varia de um a dois salários mínimos. No período de atuação da brigada os contratados também receberão vantagens como auxílio alimentação, auxílio pré-escolar, auxílio transporte e seguro acidente. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Satisfeito com a iniciativa do Governo federal, o prefeito de Candeias, Dinho Sousa, falou que a presença da brigada no município. “Essa é uma medida que contribui para a geração de emprego e renda, assim como para dá segurança à sociedade com relação as queimadas florestais”, afirmou.

De acordo com o superintendente regional do Ibama, César Luiz, os brigadistas são heróis anônimos que lutam para sanar e prevenir, um mal muito das vezes, causado pelo próprio homem. Ele também fez questão de agradecer o apoio da prefeitura na implantação da brigada no município.

“É muito importante à implantação da brigada em qualquer município. E em Candeias do Jamari isso só foi possível graças a parceria com o governo municipal que disponibilizou toda a infraestrutura necessária para a instalação do Centro Especializado Prevfogo no município”.

Para Roberto Fernandes Abreu, coordenador estadual do Prevfogo no estado, em Candeias, além do trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais, a brigada ajudará ainda o município manter o controle no uso do fogo tanto pelos moradores da zona rural quanto urbana.

“O esquadrão terá a árdua missão de prevenir e combater incêndio no município, seja por meio das palestras educativas oferecidas à comunidade, seja pela recuperação de áreas degradas ou pela própria presença em situações efetivas de queimadas florestais”, disse, o coordenador.

Na solenidade também foram entregue equipamentos de combate a incêndios e uma caminhonete L 200 ,dando inicio assim as atividades de combate e prevenção de queimadas em Candeias do Jamari.

fonte: Shyley Saissem

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho vai realizar o Natal 2025 com menor investimento, ampliando a decoração natalina para todos os distritos e reforçando o

MC Donald's vendeu, não entregou e não queria devolver o dinheiro, no PVH Shopping; jornalista teve que chamar a PM.

MC Donald's vendeu, não entregou e não queria devolver o dinheiro, no PVH Shopping; jornalista teve que chamar a PM.

Quem aí gosta de fastfood com os famosos sanduiches da rede mundial de restaurantes "MC Donald's"? Muita gente gosta dessa e de outras marcas como B

Prefeitura apresenta medidas para garantir eficiência na coleta de lixo

Prefeitura apresenta medidas para garantir eficiência na coleta de lixo

A Prefeitura de Porto Velho realizou, na tarde desta segunda-feira (10), uma coletiva de imprensa para apresentar as ações na gestão dos resíduos sóli

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)