Terça-feira, 5 de julho de 2011 - 19h49
Em cerimônia ocorrida na manhã desta terça-feira, 05, na Câmara Municipal, foi oficializada a implantação do esquadrão de brigada temporária para o combate de incêndios florestais de Candeias do Jamari.
O programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e no município tem a parceria da prefeitura local. Já a contratação dos brigadistas ficou a cargo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do programa Prevfogo.
Em Candeias foram contratados 15 brigadistas, sendo que 13 trabalharam como brigadistas, um como chefe de brigada e outro como chefe de esquadrão, que irão prestar serviço no município até novembro deste ano.
A remuneração dos empossados nessa manhã varia de um a dois salários mínimos. No período de atuação da brigada os contratados também receberão vantagens como auxílio alimentação, auxílio pré-escolar, auxílio transporte e seguro acidente. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Satisfeito com a iniciativa do Governo federal, o prefeito de Candeias, Dinho Sousa, falou que a presença da brigada no município. “Essa é uma medida que contribui para a geração de emprego e renda, assim como para dá segurança à sociedade com relação as queimadas florestais”, afirmou.
De acordo com o superintendente regional do Ibama, César Luiz, os brigadistas são heróis anônimos que lutam para sanar e prevenir, um mal muito das vezes, causado pelo próprio homem. Ele também fez questão de agradecer o apoio da prefeitura na implantação da brigada no município.
“É muito importante à implantação da brigada em qualquer município. E em Candeias do Jamari isso só foi possível graças a parceria com o governo municipal que disponibilizou toda a infraestrutura necessária para a instalação do Centro Especializado Prevfogo no município”.
Para Roberto Fernandes Abreu, coordenador estadual do Prevfogo no estado, em Candeias, além do trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais, a brigada ajudará ainda o município manter o controle no uso do fogo tanto pelos moradores da zona rural quanto urbana.
“O esquadrão terá a árdua missão de prevenir e combater incêndio no município, seja por meio das palestras educativas oferecidas à comunidade, seja pela recuperação de áreas degradas ou pela própria presença em situações efetivas de queimadas florestais”, disse, o coordenador.
Na solenidade também foram entregue equipamentos de combate a incêndios e uma caminhonete L 200 ,dando inicio assim as atividades de combate e prevenção de queimadas em Candeias do Jamari.
fonte: Shyley Saissem
Prefeitura de Porto Velho oferece 152 novas oportunidades de emprego pelo Sine Municipal
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Semdec), está oferecendo 152 novas oportunidades de empreg
Mais de 260 famílias da zona Leste de Porto Velho recebem títulos definitivos após décadas de espera
Em mais um avanço na política de habitação e regularização fundiária, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento
Famílias do baixo Madeira recebem filtro de água potável que reduz escassez hídrica
Na comunidade de Bom Jardim, situada a aproximadamente 70 quilômetros do perímetro urbano de Porto Velho, a falta de água potável sempre foi uma dific
Prefeitura de Ji-Paraná lança o maior programa de asfaltamento da história do município
A Prefeitura de Ji-Paraná lançou, na segunda-feira (13), o programa Asfalta JIPA + Infraestrutura Urbana, o maior projeto de pavimentação já realiza