Terça-feira, 5 de julho de 2011 - 19h49
Em cerimônia ocorrida na manhã desta terça-feira, 05, na Câmara Municipal, foi oficializada a implantação do esquadrão de brigada temporária para o combate de incêndios florestais de Candeias do Jamari.
O programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e no município tem a parceria da prefeitura local. Já a contratação dos brigadistas ficou a cargo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do programa Prevfogo.
Em Candeias foram contratados 15 brigadistas, sendo que 13 trabalharam como brigadistas, um como chefe de brigada e outro como chefe de esquadrão, que irão prestar serviço no município até novembro deste ano.
A remuneração dos empossados nessa manhã varia de um a dois salários mínimos. No período de atuação da brigada os contratados também receberão vantagens como auxílio alimentação, auxílio pré-escolar, auxílio transporte e seguro acidente. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Satisfeito com a iniciativa do Governo federal, o prefeito de Candeias, Dinho Sousa, falou que a presença da brigada no município. “Essa é uma medida que contribui para a geração de emprego e renda, assim como para dá segurança à sociedade com relação as queimadas florestais”, afirmou.
De acordo com o superintendente regional do Ibama, César Luiz, os brigadistas são heróis anônimos que lutam para sanar e prevenir, um mal muito das vezes, causado pelo próprio homem. Ele também fez questão de agradecer o apoio da prefeitura na implantação da brigada no município.
“É muito importante à implantação da brigada em qualquer município. E em Candeias do Jamari isso só foi possível graças a parceria com o governo municipal que disponibilizou toda a infraestrutura necessária para a instalação do Centro Especializado Prevfogo no município”.
Para Roberto Fernandes Abreu, coordenador estadual do Prevfogo no estado, em Candeias, além do trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais, a brigada ajudará ainda o município manter o controle no uso do fogo tanto pelos moradores da zona rural quanto urbana.
“O esquadrão terá a árdua missão de prevenir e combater incêndio no município, seja por meio das palestras educativas oferecidas à comunidade, seja pela recuperação de áreas degradas ou pela própria presença em situações efetivas de queimadas florestais”, disse, o coordenador.
Na solenidade também foram entregue equipamentos de combate a incêndios e uma caminhonete L 200 ,dando inicio assim as atividades de combate e prevenção de queimadas em Candeias do Jamari.
fonte: Shyley Saissem
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025
A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho
Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)