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Brasil x Bolivia e a Rodovia da Integração


Brasil x Bolivia e a Rodovia da Integração  - Gente de OpiniãoA audiência pública de Costa Marques, ocorrida no sábado, a Assembleia Legislativa de Rondonia puxou pra si a iniciativa do debate, fiz a minha louvação, porque só a história saberá dar a devida nota deste Encontro entre países. Por isso que deverá ser amplamente divulgado.

As minhas recomendações é que seja divulgada a sua pauta principal, que foi trazida pelas autoridades bolivianas, amplamente na imprensa local e nacional. Alem dos documentos à Presidência da Republica, MINISTERIO dos Transportes, Presidência da Câmara dos Deputados, do Senado, Comissão Parlamentar do Mercosul, MINISTERIO das Relações Exteriores e ao Governo Boliviano.

Cada país tem seus interesses. É justamente isto que move os povos no mundo. Ou também os separa. A Bolivia tem os deles e nós brasileiros, os nossos também. No entanto, há interesses comuns. Estes são mais fáceis de serem alcançados. Fiquei sabendo que o grande interesse boliviano, o principal tratado em Costa foi o da CONSTRUÇÃO DE UMA RODOVIA do Brasil à Lá Paz. Iniciando em GUAJARÁ, tese sempre defendida por Isaac Benesby.

Foi excelente a presença dos Senadores Acir Gurgacz e Ivo Cassol na audiência. Porque é no Senado que este debate deve iniciar. Quando tive em audiência com a Presidenta Dilma e o Senador Valdir RAUPP ficou combinado a Construção da PONTE BINACIONAL sobre o Rio Mamoré em GUAJARÁ. O que já é um bom começo. Ainda melhor – com recursos exclusivamente brasileiro. Se tem ponte deve-se ter estrada. Senão pra quê ponte? Ponte para levar a lugar nenhum?

Creio que os acordos entre países nascem assim mesmo. Com a singeleza de uma idéia, e muito mais com uma conseqüência prática da atitude resoluta – que foi iniciativa do Deputado Lebrão. O fato foi registrado. E digno e oportuno. Agora, é dar seguimento a ele com proteções e salvaguardas que devem constar dos TRATADOS internacionais, para terem validações em todas as CORTES de Justiça internacionais. Para que cada país cumpra a sua parte a qualquer tempo. Porque Acordos devem ser maiores que os Presidentes e que inspirem sempre nos marcos regulatorios. Ninguém deve roer a corda.

O debate apenas começou. Outros interesses virão na esteira desta rodovia – como as duas hidrelétricas em Territorio Boliviano. E muitosnoutros igualmente importantes para os nossos paises e quem ganhará e muito será RONDONIA.

Fonte: Blog do Confúcio
 

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