Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

BOM FUTURO: Audiência é marcada por questionamentos na Educação


 
A Audiência Pública, realizada pela Câmara Municipal de Ariquemes, na manhã desta sexta-feira (28) no Ginásio de Esportes do Distrito de Bom Futuro, foi marcada por questionamentos e reivindicações feitas pelos moradores às autoridades que participaram da reunião, e se concentraram em maior número no setor de Educação. A intermediação foi feita pelo presidente do Legislativo de Ariquemes, vereador Saulo Moreira (PDT).

Antes das respostas serem iniciadas, Saulo Moreira destacou que o vereador João Leite (PP), autor do requerimento para a audiência, “foi muito feliz em indicar a audiência, pois ela é muito importante para que o Distrito faça suas reivindicações pessoalmente para o Executivo, Legislativo e Judiciário e garanta seus direitos”.

João Leite acrescentou que, quando pensou no requerimento, analisou exatamente a aproximação dos três poderes com a comunidade.
 

Presenças

Além do presidente da Câmara e do vereador João Leite, a Audiência contou com a presença dos vereadores: Enoque Nunes (PMDB), Clovis José (PMDB); Vanilton Cruz (PTC), Alex Redano (PRTB), Tibério Rocha (PPS); Rosa Pereira (PSL) e Adair Moulaz (PSDB); do prefeito de Ariquemes, José Márcio Londe Raposo; dos deputados federais: Moreira Mendes (PPS) e Ernandes Amorin (PTB); do ex-senador Expedito Junior (PSDB) e do presidente regional do partido, Hamilton Casara; dos secretários municipais: de Obras, Rubens Miloch; Educação, Edson Luiz Fernandes; Orçamento, Planejamento e Gestão, Marcelo Santos; Segurança e Trânsito, Débora Vidal; Saúde, Carlos Alberto Caieiros; Desenvolvimento Social, Marcio Felix; do procurador, Nilton Varela; do promotor de Justiça do Bom Futuro, Atila Augusto da Silva Salles; do administrador do Distrito de Bom Futuro, Vanderlei Cardoso; representantes da Polícia Militar; Caerd; Coopersanta; Coopermetal; e demais autoridades municipais, estaduais e entidades governamentais e de classe, além da comunidade, que lotou o Ginásio.
 

Educação

Entre as primeiras solicitações para o setor de Educação, estiveram a construção de uma área recreação e de uma quadra de esportes para a Escola do Distrito; e reajuste salarial para os servidores públicos. O secretário municipal de Educação de Ariquemes Edson Fernandes reconheceu que as reivindicações da comunidade neste sentido são antigas, mas justificou que os problemas ainda não foram solucionados por falta de orçamento. “Mas todos estão no Planejamento da Educação e serão atendidos conforme houver viabilidade”, afirmou.

A implantação do Programa Roça na Escola; Cursos de capacitação para servidores; construção de uma Creche Municipal e a ampliação da Escola; também estiveram na pauta de reivindicações. “Para o Roça na Escola, já foi feito uma doação de um terreno e até o final do ano será iniciado. Os cursos também serão agilizados este ano e a construção da Creche depende da Licença Ambiental, já que nem toda a área do Distrito está legalizada, necessitando uma autorização de construção. Mas logo que isso for garantido, as obras serão retomadas”, garantiu o secretário.

Com relação à ampliação da escola, Edson Fernandes disse que a Creche será feita para amenizar a situação, e cobrou do Estado a construção de uma escola da rede no local.

Outro problema apontado pela comunidade foi a Merenda Escolar que, conforme os participantes da Audiência, não vinha recebendo recursos integralmente. Neste Caso, o secretário esclareceu que a verba chegou somente em março deste ano, e anteriormente, a Merenda era bancada pela Semed, e por isso, sofreu uma redução no valor. “O Estado também não repassou recurso para a alimentação, sendo feito somente este mês, um primeiro repasse deste ano”, complementou, acrescentando que a contrapartida inclui a alimentação dos servidores da Escola, também questionada na reunião.

Com relação à construção de uma extensão da Escola Pólo no assentamento próximo ao Distrito, o secretário disse que o pedido já foi feito ao Governo Federal. E sobre os problemas com o Transporte Escolar que, segundo a comunidade, está há 10 dias sem ônibus, disse que não havia recebido a reclamação até o momento, mas prometeu buscar uma solução para o problema.
 

Obras e Saúde

Para o setor da Saúde, a população do Bom Futuro reivindicou com prioridade a implantação do Saneamento Básico e Esgoto que afetam diretamente o bem estar e a qualidade de vida da população. O deputado Moreira Mendes prometeu intervir através de emenda parlamentar de sua autoria.

Com relação à Coleta de Lixo, o secretário de Obras Rubens Miloch disse que, após a finalização das obras do aterro sanitário de Ariquemes, o lixo do Distrito será encaminhado ao município. Expedito Junior informou através de Saulo Moreira que já havia destinado uma emenda no valor de R$ 1 milhão para o aterro quando ainda era senador e que entrou na conta da Prefeitura este ano. Márcio Raposo confirmou o depósito.

Sobre a recuperação e construção de pontes e bueiros nas estradas rurais, Rubens Miloch afirmou que a Secretaria as obras já estão em andamento. “Só no caso do Rio Massangana, na C 65, é que estamos primeiramente recuperando a ponte para que os produtores não fiquem sem acesso, e em seguida, faremos uma de concreto”, esclareceu.

Respondendo questionamento sobre a ampliação no atendimento médico, o secretário de saúde de Ariquemes, coronel Carlos Alberto Caieiros, disse que o maior problema é com a falta de profissionais. “Hoje o atendimento é somente nas terças e quintas-feiras. Pelo ao menos um dia será adicionado, mas é melhor ter um bom médico dois ou três dias, que um ruim todos os dias”, avaliou.

Sobre a falta de servidores da Funasa, Caieiros esclareceu que a Secretaria vai formar agentes de endemias do município a fim de atender a necessidade, “que infelizmente, não é privilégio somente do Distrito”.

Já com relação ao atendimento odontológico, o secretário ressaltou que o problema será amenizado com a unidade móvel que será levada para a localidade. “Sabemos que alguns agravos que foram detectados em pesquisa realizada aqui, principalmente em relação à diarréia e dengue, ainda persistem. Mesmo assim, hoje temos uma situação bem melhor no Distrito do que a vivida há alguns anos”, resumiu Caieiros.

Da Secretaria de Trânsito, a comunidade cobrou apenas melhorias nas lombadas inadequadas e sinalização para as ruas. A secretária da pasta, Débora Vidal se comprometeu a enviar uma equipe na próxima semana ao Distrito para fazer levantamento e realizar os serviços. “Mas gostaria de esclarecer que na gestão atual, nenhum quebra molas foi instalado aqui”, defendeu.

Os demais questionamentos foram voltados para o Planejamento, Orçamento e Gestão; Agricultura; Segurança; e Infraestrutura.
 

Prefeito anuncia Praça

Depois da sessão de perguntas e respostas, o prefeito Marcio Raposo elogiou iniciativa da Câmara do vereador João Leite em realizar a Audiência, e reforçou o apoio da Administração Municipal ao Distrito, firmados pelos secretários. Também falou dos investimentos feitos na localidade pela Prefeitura de Ariquemes nos últimos 5 anos e em sua oportunidade, ainda assumiu o compromisso de construir uma Praça no Bom Futuro ainda este ano em parceria com a Coopersanta e a Coopermetal; obras de asfaltamento; implantação de um novo Posto de Saúde; e outras melhorias.

Sobre o Saneamento disse que uma emenda do deputado Federal Natan Donadon (PMDB) foi destinada para a execução dos serviços. “O projeto foi aprovado, está faltando apenas a Licença Ambiental”, maximizou, anunciando em seguida, a cobrança de IPTU e Taxa de Lixo no Distrito após a conclusão das obras como forma de melhorar ainda mais a infraestrutura do local.

Fonte: Jaqueline Alencar
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce