Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Bianco anuncia investimentos na Câmara Municipal


Ao participar da primeira Sessão Ordinária do ano de 2012 do Poder Legislativo Municipal, o Prefeito de Ji-Paraná José de Abreu Bianco (DEM), anunciou uma série de investimentos que serão realizados no decorrer deste ano. Entre as principais obras anunciadas, estão mais de 65 quilômetros de pavimentação de ruas; a reestruturação e padronização das calçadas da Avenida Brasil; reforma e ampliação de escolas; sinalização de ruas e avenidas do município, aquisição de uma pá carregadeira, tratores e um caminhão bi-trem para Secretaria de Agricultura e a construção de um novo pronto socorro no segundo distrito da cidade.

José Bianco também garantiu que enviará para Câmara nos próximos dias as Leis Municipais que instituem na cidade o Plano Municipal de Saneamento Básico e a Agência reguladora desses serviços. Com a aprovação desta Legislação pela Câmara, a Prefeitura estará apta a oferecer a concessão para exploração dos serviços de água e esgoto na cidade.

Binco ressaltou que este assunto ainda requer uma discussão mais apurada com a Caerd que detêm hoje a concessão. Conforme o Prefeito, somente após essa aprovação, é que o município solicitará da Caerd uma proposta visando a prorrogação da concessão por no máximo mais cinco anos. “É uma assunto que requer ainda muito debate”, concluiu.

Bianco enalteceu o trabalho de parceria realizado pela Câmara e afirmou que Ji-Paraná mudou o conceito de fazer política no Estado, após ter conseguido, ao longos dos últimos anos, trabalhar em conjunto do toda a bancada federal, estadual, Governo do Estado e Câmara Municipal. “A forma jiparananense de fazer política ficou mais funcional. Hoje temos um modelo de política de resultados”, observou.

Na visão de José Bianco houve avanços significativos na administração da cidade e citou como exemplo a atuação da Secretaria de Educação que conseguiu melhorar as condições físicas das escolas municipais e atingir melhores resultados no índice do Ideb. “Um sinal de que a educação em nosso município tem melhorado muito.”, disse. Ainda quanto a educação, o prefeito anunciou que a prefeitura irá adotar o piso nacional estabelecido para os professores de 40 horas, no valor de R$ 1451,00 e que provavelmente seja possível a oferecer um valor um pouco maior.

Outro ponto positivo exposto pelo chefe do Executivo Municipal diz respeito aos investimentos em Saúde. Conforme Bianco, a administração em sua gestão tem disponibilizado à saúde percentuais maiores do que os exigidos por lei. Nos anos de 2010 e 2011, por exemplo, a prefeitura investiu percentuais de 21% e 22 % de sua arrecadação na área de saúde, o que segundo José Bianco, contribuiu significativamente para a melhoria do atendimento a população.

Ao finalizar Bianco, detalhou todas as obras que deverão ser realizadas em 2012 e que já contam com recursos empenhados.

Está prevista a conclusão da construção da arquibancada do Parque de Exposições, a conclusão do Laboratório Fititerapico, Conclusão da reforma do Teatro Dominguinhos,  Reforma e climatização das 24 escolas municipais (Algumas serão ampliadas), reestruturação e padronização das calcadas e estacionamento da Avenida Brasil, construção de uma unidade de pronto atendimento de saúde no segundo distrito, reforma do Posto de Saúde do Distrito de Nova Londrina, reforma da Lavanderia do Hospital Municipal, reforma do Pronto Socorro do Hospital Municipal, Construção de um Centro de Convenções, construção de uma quadra de esportes no bairro São Pedro, construção de uma creche no Bairro Urupá (Falta Terreno), sinalização das vias urbanas e instalação de mais três ou quatro semáforos na cidade, aquisição de uma área para implantação em Ji-Paraná de uma base do Exército Nacional, construção da ponte da linha 86, instalação e padronização das barracas dos feirantes, recuperação de todas as estradas vicinais com recursos do Fitha de R$ 1,5 milhão, aquisição de uma caminhão bi-trem, uma pá carregadeira e dois tratores de pneus para Secretaria de Agricultura atender os produtores rurais e a pavimentação de mais de 65 quilômetros de ruas e avenidas.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

Após mais de 400 denúncias apuradas, Prefeitura abre processo administrativo contra o Consórcio ECOPVH

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho vai realizar o Natal 2025 com menor investimento, ampliando a decoração natalina para todos os distritos e reforçando o

MC Donald's vendeu, não entregou e não queria devolver o dinheiro, no PVH Shopping; jornalista teve que chamar a PM.

MC Donald's vendeu, não entregou e não queria devolver o dinheiro, no PVH Shopping; jornalista teve que chamar a PM.

Quem aí gosta de fastfood com os famosos sanduiches da rede mundial de restaurantes "MC Donald's"? Muita gente gosta dessa e de outras marcas como B

Prefeitura apresenta medidas para garantir eficiência na coleta de lixo

Prefeitura apresenta medidas para garantir eficiência na coleta de lixo

A Prefeitura de Porto Velho realizou, na tarde desta segunda-feira (10), uma coletiva de imprensa para apresentar as ações na gestão dos resíduos sóli

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)