Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Azul confirma retomada de vôos no aeroporto de Ji-Paraná


Com a reconstrução da pista do aeroporto de Ji-Paraná aprovada, inclusive pela equipe do Grupo de Transporte Especial (GTE) da Presidência da República, a empresa Azul confirmou a retomada de voos no aeroporto José Coleto. A previsão dada pela empresa é que os voos serão restabelecidos a partir do dia 15 de janeiro.

O governo estadual, conforme o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), engenheiro Lucio Mosquini, mais uma vez cumpriu com Ji-Paraná o que o governador Confúcio Moura havia se comprometido. “O governador Confúcio deu sua palavra de que a pista do aeroporto José Coleto seria reconstruída em 60 dias. O resultado está aí, a pista pronta para ser utilizada”, destacou.

Nesta semana, detalha Mosquini, a empresa Azul encaminhou a Ji-Paraná um de seus funcionários, o comandante Rubens (especialista em segurança de voos) para verificar as condições da nova pista construída pelo DER, com máquinas, equipamentos e servidores do governo.

“Foi gratificante ouvir um especialista em segurança de voos dizer que a pista ficou excelente. O comandante Rubens ficou encantado, principalmente, ao tomar conhecimento que o trabalho fora executado por administração direta (máquinas, equipamentos e servidores do DER)”, ressalta o diretor.

Rapidez e economia

O diretor do Departamento explica que a pista do aeroporto de Ji-Paraná estava em condições precárias e que o aeródromo seria fechado. “Licitação é um processo demorado e prejudicaria toda a região Central do Estado. O DER está estruturado, então o governador Confúcio optou pela execução por administração direta, resultando na rapidez e economia superior a 50% no custo da obra, se comparado ao preço praticado pelas empreiteiras”, frisa Mosquini.

Qualidade

A pista já havia recebido o aval do Grupo de Transporte Especial da Presidência da República. O tenente-coronel Márcio, piloto da Presidência, percorreu os 1.800 metros do aeródromo do José Coleto e atestou que a pista tem condições adequadas para receber o voo presidencial.

Nesta semana a empresa Azul averiguou as condições do aeródromo e irá restabelecer os voos.

Engenheiro responsável pela obra, Humberto Fayal disse que o DER seguiu os padrões exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Fonte: Nilson Nascimento / DER
 

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)