Porto Velho (RO) quarta-feira, 25 de maio de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Azul confirma retomada de vôos no aeroporto de Ji-Paraná


Com a reconstrução da pista do aeroporto de Ji-Paraná aprovada, inclusive pela equipe do Grupo de Transporte Especial (GTE) da Presidência da República, a empresa Azul confirmou a retomada de voos no aeroporto José Coleto. A previsão dada pela empresa é que os voos serão restabelecidos a partir do dia 15 de janeiro.

O governo estadual, conforme o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), engenheiro Lucio Mosquini, mais uma vez cumpriu com Ji-Paraná o que o governador Confúcio Moura havia se comprometido. “O governador Confúcio deu sua palavra de que a pista do aeroporto José Coleto seria reconstruída em 60 dias. O resultado está aí, a pista pronta para ser utilizada”, destacou.

Nesta semana, detalha Mosquini, a empresa Azul encaminhou a Ji-Paraná um de seus funcionários, o comandante Rubens (especialista em segurança de voos) para verificar as condições da nova pista construída pelo DER, com máquinas, equipamentos e servidores do governo.

“Foi gratificante ouvir um especialista em segurança de voos dizer que a pista ficou excelente. O comandante Rubens ficou encantado, principalmente, ao tomar conhecimento que o trabalho fora executado por administração direta (máquinas, equipamentos e servidores do DER)”, ressalta o diretor.

Rapidez e economia

O diretor do Departamento explica que a pista do aeroporto de Ji-Paraná estava em condições precárias e que o aeródromo seria fechado. “Licitação é um processo demorado e prejudicaria toda a região Central do Estado. O DER está estruturado, então o governador Confúcio optou pela execução por administração direta, resultando na rapidez e economia superior a 50% no custo da obra, se comparado ao preço praticado pelas empreiteiras”, frisa Mosquini.

Qualidade

A pista já havia recebido o aval do Grupo de Transporte Especial da Presidência da República. O tenente-coronel Márcio, piloto da Presidência, percorreu os 1.800 metros do aeródromo do José Coleto e atestou que a pista tem condições adequadas para receber o voo presidencial.

Nesta semana a empresa Azul averiguou as condições do aeródromo e irá restabelecer os voos.

Engenheiro responsável pela obra, Humberto Fayal disse que o DER seguiu os padrões exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Fonte: Nilson Nascimento / DER
 

Mais Sobre Municípios

Carreata da campanha “Faça Bonito” mobiliza sociedade para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Carreata da campanha “Faça Bonito” mobiliza sociedade para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - Semdes, realizou nesta quarta-feira, 18, uma carreata alusiv

Ordem de serviço garante mais de R$ 17 milhões para obras no bairro Igarapé em Porto Velho

Ordem de serviço garante mais de R$ 17 milhões para obras no bairro Igarapé em Porto Velho

A ordem de serviço para início das obras de infraestrutura no bairro Igarapé, zona Leste de Porto Velho, foi assinada na noite da última segunda-feira