Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Audiência pública esclarece duvidas em Alto Paraíso


 
Com a participação em massa da sociedade civil organizada, comerciantes e representantes do Ministério Público, da Polícia Militar, da prefeitura e de Vereadores, foi realizada nesta segunda-feira (20-12), uma audiência pública em Alto Paraíso, com o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre a realização da corrida de jericos motorizados.

Realizada na câmara de vereadores, a audiência foi proposta pela prefeitura, que teve ainda a participação de entidades religiosa e comercio. Com objetivo de esclarecer dúvidas da comunidade e anunciar as medidas que serão adotadas para a realização da corrida de jericos 2011, corrida essa que acontece anualmente em Alto Paraíso e que em 2011 completa 10 anos. Um dos pontos citado na audiência, de grande importância para a população foi a farra, fomentada por alguns munícipes e visitantes, que ainda insistem em transformar a cidade em um verdadeiro canteiro de baderna.

A reunião teve ainda a presença do prefeito Romeu Reolon (PMDB), da promotora de Justiça Tâmera representante do Ministério Público na reunião, o comandante Hélio representando a polícia Militar, pastor Ismael, padre Leilson e o presidente do conselho de segurança. O prefeito lamentou que o presidente da associação dos jeriqueiros não esteve presente para que acompanhasse de perto o que quer a população. “Estamos com a oportunidade hoje de discutir o que a população quer e precisa, falar e ouvir, quando se trata de segurança o município precisa de um Norte”, lembrou o prefeito.

O representante da polícia militar sargento Hélio, falou que essa foi a oportunidade de que cada um esclareça o que precisa no que tange segurança em geral, seja de quem está festando, vindo de outras cidades, ou quem reside em Alto Paraíso.

Entre os populares inscritos para apresentar seu manifesto, foi o Sr. Roque, onde disse que: “A educação e os bons costumes está em casa, quando se trata em educar, para que os filhos não façam bagunça e causem prejuízo para o município” disse. O Jovem Alan Fernandes que representou a classe dos jovens disse que é difícil acabar de uma vez com o que já entrou para o calendário festivo do município.

Questionado sobre acabar com o festival da canção, o prefeito disse que essa não é a intenção do poder executivo. Estão falando coisas que não é verdade, nem o festival da canção e nem outro evento a prefeitura pretende acabar, falou. “O que estamos fazendo hoje é discutir com democracia o que é melhor para o município e para as famílias que acreditam no nosso município”, disse. Eu não quero que essa festa acaba, mas se for pra votação cerca de 90% votaria contra a realização dessa festa, concluiu o prefeito.

O pastor Ismael ressaltou que nenhuma pessoa está querendo acabar com a festa, o que todos estão unidos é para que seja moralizada a festa. “Quero que todos sejam cientes de que, “Quem tem uma filha de 13 anos, duvido que goste de ver sua filha em meios a centena de pessoas que não é de confiança” lembrou o pastor.

O padre José Leilson, pároco do município falou que a festa não deve ser permanecida por que ‘fulano’ ou ‘cicrano’ fala mais alto. “Desde que cheguei em Alto Paraíso, tenho ouvido falar desta festa, quando se fala em dinheiro lembramos em quase R$400 mil reais de custo, isso daria para construir casas, Escolas, o que era uma corrida de jericos entre os moradores transformou que se transformou em o “Lobo do próprio Homem”. Essa festa se tornou pista de voltinhas para governador”. Disse.

“Um padre, um pastor não tem muito valor por muitas pessoas, mas em momento de luto, é na casa desses lideres religiosos que os familiares batem, em busca de consolo espiritual, por isso devem respeitar esses lideres que estão com as portas abertas para todos, todos os seus filhos”. Concluiu o Padre.

Fonte:   Mateus Andrade
 

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co