Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Audiência pública debate serviços da Caerd


O Ministério Público do Estado de Rondônia, através da Promotoria de Justiça de Ouro Preto do Oeste, realizou audiência pública, na sexta-feira (7), no auditório da Câmara de Vereadores, no qual foi debatido o cumprimento de contrato por parte da Companhia de Abastecimento de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), junto à prefeitura. A audiência pública foi conduzida pelo Promotor de Justiça Victor Ramalho Monfredinho e contou com a presença do prefeito Alex Testoni, a presidente do órgão estadual engenheira civil Márcia Cristina Luna, engnheiro civil Vagner Zacarini, coordenador operacional, vereadores e representantes de entidades civis organizadas.

Tramita na Promotoria de Justiça inquérito civil público que apura as causas da interrupção do abastecimento ocorrido nos dias 11, 12 e 13 de março, bem como notícia de falta de investimentos pela empresa. O promotor de Justiça Victor Ramalho Monfredinho, da Curadoria do Consumidor, explicou que o projeto de lei nº. 1575, de 15 julho de 2011, foi aprovado autorizando o Poder Executivo a firmar contrato de concessão dos serviços de saneamento básico, abastecimento de água potável e esgotamento por um período de 30 anos à Caerd.

A apresentação da Caerd iniciou com a explanação do engenheiro Vagner que apresentou dados operacionais dando ênfase especial ao relato sobre o rompimento da adutora de água bruta que ocasionou o desabastecimento de parte da população, especialmente nas partes mais altas da cidade, onde mesmo depois de religado, o sistema precisou de um tempo para abastecer os reservatórios e pressurizar a rede. A Caerd demonstrou que o rompimento da tubulação foi um evento não previsível, tendo sido tomadas todas as medidas urgentes e solucionado o conserto dentro do menor prazo possível, alem de executar todo o rastreamento da rede para evitar problemas futuros.

A presidente da Caerd finalizou a apresentação com as demonstrações contábeis comprovando que os investimentos da empresa com recursos próprios superam o compromisso firmado no contrato de programa, alem de apresentar projetos que buscam investimentos através do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC).

O prefeito Alex Testoni fez sua intervenção e reafirmou o seu compromisso em fazer valer o que preconiza o projeto para o bem da população. Durante a audiência pública foi aberto espaço para os questionamentos do público presente. Ao final ficou acordado que a Caerd vai agilizar os serviços prestados, instituir um programa de educação ambiental, divulgar a tarifa social para que a população tenha o devido conhecimentos dos benefícios oferecidos pela Companhia.

Fonte: Decom

 

Mais Sobre Municípios

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Mais de 500 pets recebem vacinação antirrábica em ação no Bairro Novo, em Porto Velho

Buscando garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva, o município promove, até essa semana, a vacinação antirrábica em animais de estimação d

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad