Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Audiência pública debate serviços da Caerd


O Ministério Público do Estado de Rondônia, através da Promotoria de Justiça de Ouro Preto do Oeste, realizou audiência pública, na sexta-feira (7), no auditório da Câmara de Vereadores, no qual foi debatido o cumprimento de contrato por parte da Companhia de Abastecimento de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), junto à prefeitura. A audiência pública foi conduzida pelo Promotor de Justiça Victor Ramalho Monfredinho e contou com a presença do prefeito Alex Testoni, a presidente do órgão estadual engenheira civil Márcia Cristina Luna, engnheiro civil Vagner Zacarini, coordenador operacional, vereadores e representantes de entidades civis organizadas.

Tramita na Promotoria de Justiça inquérito civil público que apura as causas da interrupção do abastecimento ocorrido nos dias 11, 12 e 13 de março, bem como notícia de falta de investimentos pela empresa. O promotor de Justiça Victor Ramalho Monfredinho, da Curadoria do Consumidor, explicou que o projeto de lei nº. 1575, de 15 julho de 2011, foi aprovado autorizando o Poder Executivo a firmar contrato de concessão dos serviços de saneamento básico, abastecimento de água potável e esgotamento por um período de 30 anos à Caerd.

A apresentação da Caerd iniciou com a explanação do engenheiro Vagner que apresentou dados operacionais dando ênfase especial ao relato sobre o rompimento da adutora de água bruta que ocasionou o desabastecimento de parte da população, especialmente nas partes mais altas da cidade, onde mesmo depois de religado, o sistema precisou de um tempo para abastecer os reservatórios e pressurizar a rede. A Caerd demonstrou que o rompimento da tubulação foi um evento não previsível, tendo sido tomadas todas as medidas urgentes e solucionado o conserto dentro do menor prazo possível, alem de executar todo o rastreamento da rede para evitar problemas futuros.

A presidente da Caerd finalizou a apresentação com as demonstrações contábeis comprovando que os investimentos da empresa com recursos próprios superam o compromisso firmado no contrato de programa, alem de apresentar projetos que buscam investimentos através do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC).

O prefeito Alex Testoni fez sua intervenção e reafirmou o seu compromisso em fazer valer o que preconiza o projeto para o bem da população. Durante a audiência pública foi aberto espaço para os questionamentos do público presente. Ao final ficou acordado que a Caerd vai agilizar os serviços prestados, instituir um programa de educação ambiental, divulgar a tarifa social para que a população tenha o devido conhecimentos dos benefícios oferecidos pela Companhia.

Fonte: Decom

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce