Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Audiência pública debate serviços da Caerd


O Ministério Público do Estado de Rondônia, através da Promotoria de Justiça de Ouro Preto do Oeste, realizou audiência pública, na sexta-feira (7), no auditório da Câmara de Vereadores, no qual foi debatido o cumprimento de contrato por parte da Companhia de Abastecimento de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), junto à prefeitura. A audiência pública foi conduzida pelo Promotor de Justiça Victor Ramalho Monfredinho e contou com a presença do prefeito Alex Testoni, a presidente do órgão estadual engenheira civil Márcia Cristina Luna, engnheiro civil Vagner Zacarini, coordenador operacional, vereadores e representantes de entidades civis organizadas.

Tramita na Promotoria de Justiça inquérito civil público que apura as causas da interrupção do abastecimento ocorrido nos dias 11, 12 e 13 de março, bem como notícia de falta de investimentos pela empresa. O promotor de Justiça Victor Ramalho Monfredinho, da Curadoria do Consumidor, explicou que o projeto de lei nº. 1575, de 15 julho de 2011, foi aprovado autorizando o Poder Executivo a firmar contrato de concessão dos serviços de saneamento básico, abastecimento de água potável e esgotamento por um período de 30 anos à Caerd.

A apresentação da Caerd iniciou com a explanação do engenheiro Vagner que apresentou dados operacionais dando ênfase especial ao relato sobre o rompimento da adutora de água bruta que ocasionou o desabastecimento de parte da população, especialmente nas partes mais altas da cidade, onde mesmo depois de religado, o sistema precisou de um tempo para abastecer os reservatórios e pressurizar a rede. A Caerd demonstrou que o rompimento da tubulação foi um evento não previsível, tendo sido tomadas todas as medidas urgentes e solucionado o conserto dentro do menor prazo possível, alem de executar todo o rastreamento da rede para evitar problemas futuros.

A presidente da Caerd finalizou a apresentação com as demonstrações contábeis comprovando que os investimentos da empresa com recursos próprios superam o compromisso firmado no contrato de programa, alem de apresentar projetos que buscam investimentos através do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC).

O prefeito Alex Testoni fez sua intervenção e reafirmou o seu compromisso em fazer valer o que preconiza o projeto para o bem da população. Durante a audiência pública foi aberto espaço para os questionamentos do público presente. Ao final ficou acordado que a Caerd vai agilizar os serviços prestados, instituir um programa de educação ambiental, divulgar a tarifa social para que a população tenha o devido conhecimentos dos benefícios oferecidos pela Companhia.

Fonte: Decom

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)