Sábado, 28 de setembro de 2013 - 19h31
O deputado José Lebrão, Primeiro Secretário da Assembléia Legislativa do estado de Rondônia, disse que o Estado de Rondônia tem tudo para se tornar um dos estados mais desenvolvido e próspero de toda a Região Norte. Lebrão ressaltou essa opinião ao participar na manhã de hoje (28) da Audiência Pública em Costa Marques, com a presença do Governador do Estado de Rondônia, Confúcio Moura, parlamentares federais da bancada de Rondônia e de inúmeras autoridades brasileiras e bolivianas. A audiência, solicitada por ele, serve para definir a instalação de uma balsa para a travessia do rio Guaporé, facilitando o intercâmbio entre o Brasil e Bolívia.
A integração entre os dois países através do Vale do Guaporé, é um sonho de Lebrão já há algum tempo, e desde seu primeiro mandato como deputado estadual vem lutando para que o corredor entre Costa Marques, no Brasil, e o Departamento (estado) do Beni, na Bolívia, tenha facilidade de acesso. A Audiência Pública de hoje, em sua opinião, torna o sonho mais real. Com a participação de mais de uma dezena de autoridades bolivianas, a demonstração de interesse também por parte dos vizinhos faz com que o Brasil agilize as conversações para a instalação da balsa que fará a travessia do rio Guaporé, no porto localizado no Forte Príncipe da Beira.
O deputado Lebrão ressaltou que o incremento do turismo será o primeiro passo para a consolidação de uma parceria duradoura. Segundo ele, os trâmites burocráticos e instalação de suportes necessários, como Alfândega e controle animal, deverão ser finalizados em médio prazo (aproximadamente 2 anos) e, a partir daí, a exportação e importação entre os dois países estarão consolidados.
Parlamento boliviano
Lebrão disse que sua maior satisfação foi ver seu apelo atendido pelo Parlamento boliviano. Oito deputados da Assembléia Legislativa de Beni vieram à Costa Marques, comandados pelo presidente daquela Casa de Leis, deputado Alex Abidar.
Abidar, em seu discurso, afirmou que essa integração entre o Brasil e Bolívia, através de diversos corredores, é uma necessidade para um mundo globalizado. Disse ainda que a ligação do Departamento de Beni com a região Sul do Estado de Rondônia, tem que ser feita através de Costa Marques, já que sendo a via por Guajará Mirim a distância chega a pouco mais de mil quilômetros, ao passo que de Costa Marques à Capital do Beni, Trinidad, é de apenas 360 quilômetros.
Abidar disse que o Presidente Evo Morales participa ativamente dos projetos de integração com o Brasil e que enviou seu total apoio à ligação através do Vale do Guaporé. Alex Abidar disse ainda que enquanto estiver na presidência da Assembléia Legislativa do Beni, não poupará esforços para que esse intercâmbio seja estabelecido o mais rápido possível.
Vindos da Bolívia, participam do encontro durante todo o dia de hoje, Raul Roca, representando o Governador do Departamento (Estado) do Beni, Carmelo Lens; Alex Abidar, Presidente da Assembléia Legislativa do Beni acompanhado de mais 11 deputados e o prefeito de San Joaquin, Wuingston Rodriguez.
Fonte: David Casseb
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA
Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento
A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m
Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)