Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Atuação do TCE/Vilhena é destacada por autoridades e população


 
Representantes de instituições e populares que já se utilizaram dos serviços disponibilizados pela Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas (TCE-RO), em Vilhena, elogiaram a atuação da unidade, destacando resultados positivos tanto em relação à fiscalização quanto à prevenção e orientação para que o dinheiro público seja aplicado corretamente.

Para o secretário de Educação de Vilhena, José Carlos Arrigo, nesses quase 120 dias desde sua instalação no município, a Regional do TCE trouxe benefícios imediatos aos jurisdicionados. “Tivemos diversas reuniões com a equipe técnica, nas quais nos foram repassados apontamentos e observações importantes para a melhoria do serviço que prestamos à população”, diz.

O secretário se lembrou ainda de outro aspecto importante da interiorização: a agilidade nos procedimentos administrativos, evitando a burocracia: “Não há dúvida que ficou mais fácil e rápido tirar dúvidas sobre esses procedimentos. Esse aspecto preventivo que o Tribunal veio acrescentar à sua atuação dá para nós e os gestores mais segurança.”

Além de auxiliar os jurisdicionados, o TCE/Vilhena tem se preocupado em facilitar o acesso da população aos seus serviços. Morador de Vilhena, o engenheiro Arrildo Locatelli teve sua demanda atendida pela Regional, sem a necessidade de se deslocar para Porto Velho.

“Se tivesse que ir à Capital, seria um gasto a mais para mim. Então, facilitou muito”, disse o engenheiro, ressaltando, ainda, o atendimento recebido por parte da equipe técnica: “O tratamento foi excelente. Expliquei a dificuldade que estava tendo e, em pouco tempo, o técnico Manoel Macedo resolveu o caso para mim.”

Na opinião de Locatelli, a instalação do TCE no interior possibilitará à população não só utilizar os serviços do órgão, mas também saber como participar do processo de fiscalização. “Por isso, eu acho que o Tribunal deveria realizar cursos ou palestras para nos ensinar como podemos auxiliá-lo, já que os recursos que o órgão fiscaliza são de todos nós.”


PARCERIA

Como forma de incrementar sua ação preventiva e fiscalizatória, a Regional do TCE estabeleceu parceria com o Ministério Público do Estado, realizando operação conjunta de inspeção nas frotas de transporte escolar dos municípios de Vilhena e Chupinguaia.

A iniciativa mereceu elogio e agradecimento da curadora da Educação, Infância e Juventude da Comarca de Vilhena, a promotora Yara Travalon, que também participou da fiscalização, como representante do MP. Através de ofício, a promotora destaca o trabalho executado, “que certamente garantirá significativa melhora na qualidade do serviço público prestado”. Para 2011, ela pretende, com o apoio da Corte de Contas, realizar o trabalho de fiscalização logo no início do ano letivo.

De acordo com o conselheiro Valdivino Crispim de Souza, responsável pelo projeto de implantação da Regional no Cone Sul, os comentários positivos sobre a atuação da unidade fiscalizadora até agora expressam a aprovação da sociedade quanto ao projeto de interiorização da Corte.

“Ter o Tribunal de Contas próximo, contando com técnicos especialistas em contas públicas dispostos a ajudar, é de grande valia para os gestores públicos e também para a coletividade, que, aliás, é a grande beneficiada, pois terá a garantia de que o dinheiro arrecadado em forma de impostos será usado de forma correta e justa”, conclui.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)