Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Atuação do TCE/Vilhena é destacada por autoridades e população


 
Representantes de instituições e populares que já se utilizaram dos serviços disponibilizados pela Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas (TCE-RO), em Vilhena, elogiaram a atuação da unidade, destacando resultados positivos tanto em relação à fiscalização quanto à prevenção e orientação para que o dinheiro público seja aplicado corretamente.

Para o secretário de Educação de Vilhena, José Carlos Arrigo, nesses quase 120 dias desde sua instalação no município, a Regional do TCE trouxe benefícios imediatos aos jurisdicionados. “Tivemos diversas reuniões com a equipe técnica, nas quais nos foram repassados apontamentos e observações importantes para a melhoria do serviço que prestamos à população”, diz.

O secretário se lembrou ainda de outro aspecto importante da interiorização: a agilidade nos procedimentos administrativos, evitando a burocracia: “Não há dúvida que ficou mais fácil e rápido tirar dúvidas sobre esses procedimentos. Esse aspecto preventivo que o Tribunal veio acrescentar à sua atuação dá para nós e os gestores mais segurança.”

Além de auxiliar os jurisdicionados, o TCE/Vilhena tem se preocupado em facilitar o acesso da população aos seus serviços. Morador de Vilhena, o engenheiro Arrildo Locatelli teve sua demanda atendida pela Regional, sem a necessidade de se deslocar para Porto Velho.

“Se tivesse que ir à Capital, seria um gasto a mais para mim. Então, facilitou muito”, disse o engenheiro, ressaltando, ainda, o atendimento recebido por parte da equipe técnica: “O tratamento foi excelente. Expliquei a dificuldade que estava tendo e, em pouco tempo, o técnico Manoel Macedo resolveu o caso para mim.”

Na opinião de Locatelli, a instalação do TCE no interior possibilitará à população não só utilizar os serviços do órgão, mas também saber como participar do processo de fiscalização. “Por isso, eu acho que o Tribunal deveria realizar cursos ou palestras para nos ensinar como podemos auxiliá-lo, já que os recursos que o órgão fiscaliza são de todos nós.”


PARCERIA

Como forma de incrementar sua ação preventiva e fiscalizatória, a Regional do TCE estabeleceu parceria com o Ministério Público do Estado, realizando operação conjunta de inspeção nas frotas de transporte escolar dos municípios de Vilhena e Chupinguaia.

A iniciativa mereceu elogio e agradecimento da curadora da Educação, Infância e Juventude da Comarca de Vilhena, a promotora Yara Travalon, que também participou da fiscalização, como representante do MP. Através de ofício, a promotora destaca o trabalho executado, “que certamente garantirá significativa melhora na qualidade do serviço público prestado”. Para 2011, ela pretende, com o apoio da Corte de Contas, realizar o trabalho de fiscalização logo no início do ano letivo.

De acordo com o conselheiro Valdivino Crispim de Souza, responsável pelo projeto de implantação da Regional no Cone Sul, os comentários positivos sobre a atuação da unidade fiscalizadora até agora expressam a aprovação da sociedade quanto ao projeto de interiorização da Corte.

“Ter o Tribunal de Contas próximo, contando com técnicos especialistas em contas públicas dispostos a ajudar, é de grande valia para os gestores públicos e também para a coletividade, que, aliás, é a grande beneficiada, pois terá a garantia de que o dinheiro arrecadado em forma de impostos será usado de forma correta e justa”, conclui.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento