Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Atalíbio retorna a Guajará e é recebido com festa



Em meio à repercussão negativa causada pelo pedido de afastamento da Câmara de Vereadores do prefeito Atalíbio Pegorini, a posse ao cargo do vice-prefeito Hilter Gomes Videira e o indeferimento de seu pedido por uma juíza plantonista do Fórum Nelson Hungria, mais uma vez Atalíbio retorna ao cargo quando conseguiu na manhã de ontem, quinta-feira (28) o deferimento de seu pedido junto ao Tribunal de Justiça.

Desde o dia 19, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores, o prefeito Atalíbio foi afastado e no final da manhã de quarta-feira (20) recebeu oficialmente o seu afastamento através de decreto legislativo, respaldado pelos nove vereadores da “Pérola do Mamoré”. O prefeito Atalíbio não assinou o documento e disse ser inconstitucional o ato. Já o vice-prefeito deu ciência ao documento e seguiu a sede do Poder Legislativo no município onde foi empossado pela Presidência da Câmara.

O prefeito interino Hilter conseguiu após muitos anos reunir os nove vereadores com todos os secretários municipais onde num longo diálogo teve como objetivo trabalharem em conjunto em prol do município. A imprensa também foi reunida pelo prefeito em exercício que havia declarado que não iria realizar mudanças nos cargos e estava até agendadas reuniões com o governador Confúcio Moura e o presidente da Assembleia Legislativa Valter Araújo, mas com o deferimento do Agravo Instrumental apresentado pelo advogado de Atalíbio foi comunicado que já poderia retornar a Guajará-Mirim como prefeito da cidade.

“Preocupo-me com município, porque acredito que querem arrastar o município para um buraco. O afastamento de um prefeito trás grandes prejuízos para a cidade e não diferente Guajará-Mirim nesta situação. Não vou permitir que isso ocorra, mas estou com os pés no chão e vou lutar para que isso não mais ocorra. Guajará não pode ficar em segundo plano, não em primeiro os interesses pessoais de ninguém, de prefeito ou de vereadores. Vamos estar focados em Guajará, chega de briga entre vereadores e prefeito! Isso não vai resolver em nada”, desabafou Atalíbio.

Atalíbio ainda acrescentou que se sente outra pessoa. “Se eu me sentia preparado, agora me sinto muito mais preparado para representar Guajará”. Disse que ainda que não está magoado com os vereadores, afirmando que as mudanças no cargo poderão ocorrer, porém em seu devido tempo.

No final da entrevista ao radialista Ronie Von Barros da rádio Educado e ao jornal e site O Mamoré, o prefeito ponderou elogios a postura do seu vice-prefeito Hilter Videira. “Eu posso dizer que Guajará tem sim um vice”, declarou o prefeito Atalíbio.

Para o vice-prefeito foi uma situação atípica, mas que segundo o mesmo conseguiu conduzir e com a justiça sendo favorável ao retorno do prefeito, afirmando que o papel do vice-prefeito também é este: assumir responsabilidades.


Fonte:Jornal O Mamoré
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce