Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Associação Viva Melhor de Ji-Paraná capacita mais de mil alunos



A associação está oferecendo cursos profissionalizantes para deficientes auditivos

A Associação Viva Melhor de Ji-Paraná tem realizado centenas de atendimentos diários com serviços de assessoria jurídica, previdenciária, encaminhamentos para exames médicos e capacitação profissional com cursos de informática básica, intermediária e avançada.

A Viva Melhor possui mais de 1100 alunos sendo capacitados para o mercado de trabalho e iniciou recentemente aulas de computação para portadores de necessidades visuais. Conforme o professor Francisco das Chagas Ferreira, o curso é uma ação pioneira em Rondônia e tem como principal finalidade dar oportunidade aos deficientes visuais de ingressarem no mercado.

Os programas de software utilizados nos computadores do curso são adaptados com sistema de som específico para auxiliar os alunos. Toda ação realizada pelo usuário no computador é acompanhada de sinais de áudio que indicam e direcionam o deficiente visual a desenvolver as atividades desejadas, tornando possível a aprendizagem.

Conforme o diretor da Viva Melhor, José Antônio, a associação tem buscado o aperfeiçoamento do aluno para que ele ao receber o diploma sinta-se preparado para se ingressar e competir com igualdade no mercado de trabalho.

José Antônio ressalta que além dos cursos de computação profissionalizantes a associação oferece outros serviços sem nenhum custo para a população. “Temos técnicos jurídicos e previdenciários que auxiliam pessoas carentes. Quando implantamos a instituição, nós percebemos que havia uma grande carência da população em obter esses serviços. Hoje atendemos inúmeras pessoas que necessitam de dar entrada em aposentadorias, receber benefícios por meio do INSS e outras questões jurídicas que encaminhamos para nossos advogados”, esclareceu.

A associação realiza ainda o trabalho de triagem e encaminhamento de exames médicos que não são oferecidos no município como o de tomografia e ressonância magnética. Essas pessoas são encaminhadas para Porto Velho com a data do exame marcado. “Temos uma equipe na Capital que nos auxilia e providência o atendimento destas pessoas com rapidez para evitar que o paciente fique por um período desnecessário longe de sua família”, completou José Antônio.

O diretor ressaltou que a entidade sobrevive hoje apenas com o apoio do deputado Jesualdo Pires (PSB de Ji-Paraná), idealizador do projeto de criação da Viva Melhor. “Nós estamos abertos para contribuir e também precisamos de colaboradores. Nós temos hoje um grande parceiro que é o deputado Jesualdo Pires que contribui com toda a estrutura física da instituição. A associação surgiu por meio da iniciativa do deputado e ele continua nos ajudando, o que nos enaltece muito. No entanto, buscamos também novos parceiros visando aumentar a gama de serviços que oferecemos”.

Fonte: Relvanir Campos

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce