Terça-feira, 15 de abril de 2008 - 19h20
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Espigão do Oeste, Francisco Antônio de Araújo, classifica como da maior importância para o município a palestra que a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil realiza nesta quinta-feira, dia 17, para debater os impactos constitucionais e ambientais deixados pelo garimpo ilegal de diamante na reserva indígena de Roosevelt. Com o tema Soberania da Amazônia Meio Ambiente Garimpo, a OAB levará a Espigão o especialista em meio ambiente Ivo Benitez, subprocurador-geral de Justiça de Rondônia e o advogado constitucionalista Orestes Muniz Filho, ex-presidente seccional e conselheiro federal.
Ao se colocar como parceiro da OAB não só agora, mas em vários outros eventos organizado pela instituição Francisco Araújo acrescenta que vê o encontro como uma excelente oportunidade para Espigão do Oeste tentar amenizar os impactos advindos com a atividade garimpeira ilegal. A OAB é uma instituição respeitada, de grande credibilidade e pode contribuir muito para a solução das mazelas deixadas pela euforia do garimpo, disse o líder empresarial.
O evento será realizado no plenário da Câmara de vereadores, a partir das 19 horas e, segundo o vice-presidente da OAB, advogado Ivan Machiavelli, tem o objetivo principal de envolver toda a sociedade nessa discussão, pois os debates irão refletir o nível real de informações sobre os impactos da exploração ilegal de diamantes no garimpo e contribuirão para a elaboração de um documento para ser encaminhado ao Conselho Federal da OAB, comprovando que o garimpo nunca foi desativado como afirma o Governo.
Para o presidente da Seccional Rondônia da OAB, advogado Hélio Vieira, a solução que por acaso advir a partir do debate sobre o assunto pode trazer benefícios não só para Espigão do Oeste, mas também para a sociedade do entorno como Cacoal e Pimenta Bueno, que sofrem impactos diretos da atividade ilegal do garimpo de diamantes.
O presidente da Subseção da OAB em Espigão, advogado Célio Renato da Silveira, disse, nesta terça-feira, que a cidade está mobilizada para a palestra. Já mantivemos contatos com as lojas maçônicas, juízes, promotores, Prefeitura e vários outros segmentos sociais. Percebo que há uma boa expectativa quanto à realização da palestra, disse Célio.
Fonte: OAB-RO,
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Páscoa no Parque reúne mais de 64 mil pessoas e movimenta economia de Porto Velho
A programação “Páscoa no Parque”, realizada entre os dias 1º e 5 de abril, no Parque da Cidade, em Porto Velho, reuniu um público de mais de 64 mil pe

Prefeito Affonso anuncia grande operação tapa-buracos em Ji-Paraná
Na manhã desta quarta-feira (08), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), anunciou o início de uma ampla operação tapa-buracos que contemplar

Transporte inclusivo transforma o dia a dia de famílias atípicas em Porto Velho
A rotina de Samara do Carmo de Araújo começa cedo e exige mais do que disposição. Mãe de quatro filhos, ela dedica praticamente todo o seu tempo ao pe

Prefeitura de Ji-Paraná abre processo seletivo na área da saúde com inscrições de 7 a 14 de abril
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tornou público o edital do Processo Seletivo Simplificado 2026 para c
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)