Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Associação Comercial enaltece debate da OAB sobre impactos do garimpo


 

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Espigão do Oeste, Francisco Antônio de Araújo, classifica como da maior importância para o município a palestra que a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil realiza nesta quinta-feira, dia 17, para debater os impactos constitucionais e ambientais deixados pelo garimpo ilegal de diamante na reserva indígena de Roosevelt.  Com o tema “Soberania da Amazônia – Meio Ambiente – Garimpo”, a OAB levará a Espigão o especialista em meio ambiente Ivo Benitez, subprocurador-geral de Justiça de Rondônia e o advogado constitucionalista Orestes Muniz Filho, ex-presidente seccional e conselheiro federal.

Ao se colocar como parceiro da OAB – “não só agora, mas em vários outros eventos organizado pela instituição” – Francisco Araújo acrescenta que vê o encontro como uma excelente oportunidade para Espigão do Oeste tentar amenizar os impactos advindos com a atividade garimpeira ilegal. “A OAB é uma instituição respeitada, de grande credibilidade e pode contribuir muito para a solução das mazelas deixadas pela euforia do garimpo”, disse o líder empresarial.

O evento será realizado no plenário da Câmara de vereadores, a partir das 19 horas e, segundo o vice-presidente da OAB, advogado Ivan Machiavelli, tem o objetivo principal de envolver toda a sociedade nessa discussão, pois os debates irão refletir o nível real de informações sobre os impactos da exploração ilegal de diamantes no garimpo e contribuirão para a elaboração de um documento para ser encaminhado ao Conselho Federal da OAB, comprovando que o garimpo nunca foi desativado como afirma o Governo.

Para o presidente da Seccional Rondônia da OAB, advogado Hélio Vieira, a solução que por acaso advir a partir do debate sobre o assunto pode trazer benefícios não só para Espigão do Oeste, mas também para a sociedade do entorno como Cacoal e Pimenta Bueno, que sofrem impactos diretos da atividade ilegal do garimpo de diamantes.

O presidente da Subseção da OAB em Espigão, advogado Célio Renato da Silveira, disse, nesta terça-feira, que a cidade está mobilizada para a palestra. “Já mantivemos contatos com as lojas maçônicas, juízes, promotores, Prefeitura e vários outros segmentos sociais. Percebo que há uma boa expectativa quanto à realização da palestra”, disse Célio.

Fonte:  OAB-RO,

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada

Sine Municipal de Porto Velho informa vagas de emprego e serviços para os trabalhadore

Sine Municipal de Porto Velho informa vagas de emprego e serviços para os trabalhadore

O Sine Municipal de Porto Velho disponibiliza diversas vagas de emprego esta semana. Entre elas, existem oportunidades para motorista, entregador, aux

Prefeitura de Rio Crespo apresenta oficialmente o hino municipal em evento de 7 de Setembro

Prefeitura de Rio Crespo apresenta oficialmente o hino municipal em evento de 7 de Setembro

A letra, de autoria de Gesiel Leviathan Sampaio, havia sido escrita na década de 1990 e ganhou melodia própria neste ano de 2025, consolidando-se co

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)