Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Assembleia anuncia sete milhões para Ji-Paraná


Foi com expressiva participação da população ji-paranaense que aconteceu na tarde de ontem no município a 5ª Assembleia Itinerante do Poder Legislativo , na Câmara de Vereadores, com objetivo de proporcionar à população da região central do Estado a oportunidade de conhecer a atuação dos parlamentares.

Na ocasião estiveram presentes representes dos três poderes, bem como da sociedade civil organizada, quando foram feitas várias reivindicações para liberação de recursos para o município, com ênfase aos setores de infraestrutura e saúde.

“As sessões itinerantes marcam um novo tempo para o Parlamento Estadual, implicando na democratização da participação popular nos processos legislativos. Esse é um compromisso da nova Assembleia, de estar presente em cada região do Estado, participando de reuniões com entidades, comunidade e políticos municipais, na busca de conhecer de discutir problemas locais. Que a comunidade tenha sempre certeza que poderá contar com o trabalho dos deputados na destinação de recursos para os municípios rondonienses”, disse Valter Araújo, presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Presente à sessão, o Prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco (DEM), solicitou aos deputados a destinação de recursos para a área de saúde do município, principalmente para a construção de um Centro de Diagnóstico e Prevenção de Câncer do Hospital de Barretos, Fundação Pio XII, no município.

“Por onde a Assembleia tem passado está sendo feita esta destinação de recursos e temos certeza que aqui não será diferente. Já destinamos uma área de seis mil metros quadrados para a construção do Centro de Diagnóstico e Prevenção de Câncer que será um importante local de atendimento para Ji-Paraná e região e temos certeza que os deputados serão grandes parceiros e conseguiremos assim concretizar este sonho”, afirmou Bianco.

Resposta imediata

Após os discursos, o presidente da Assembleia, Valter Araújo, anunciou que, em atendimento ao prefeito Bianco, serão destinados R$ 7 milhões para serem aplicados na área da saúde em Ji-Paraná, distribuídos da seguinte forma: R$ 2 milhões para a construção do Centro de Diagnóstico e Prevenção de Câncer; R$ 1 milhão para o consórcio de saúde da região; R$ 500 mil para a saúde básica; e R$ 3,5 milhões para aquisição de uma carreta oncológica para o centro de diagnóstico.

“A nossa pretensão é que o Estado chegue a cinco carretas. O Governo do Estado já nos sinalizou que fará a aquisição de duas, com emendas do Poder Legislativo Estadual será realizada aquisição de mais uma para o Centro de Diagnóstico de Ji-Paraná. Queremos que a população de Rondônia saiba que seus deputados estão empenhados em trabalhar pela resolução dos problemas da saúde pública de Rondônia”, afirmou Valter.

A próxima Assembleia Itinerante acontecerá no mês de outubro em Rolim de Moura.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de

Venha para a Rua do Hexa assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo

Venha para a Rua do Hexa assistir ao jogo do Brasil na Copa do Mundo

A Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24) pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026. A bola rola a partir da

Empreendedorismo transforma histórias de vida em oportunidades

Empreendedorismo transforma histórias de vida em oportunidades

Mais do que um espaço para vendas, a feira se tornou uma vitrine para mulheres que encontraram no empreendedorismo uma nova forma de seguir em frente.

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)