Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

ASPRULIS E ALPA RECEBEM CAMINHÃO E EQUIPAMENTOS


ASPRULIS E ALPA RECEBEM CAMINHÃO E EQUIPAMENTOS - Gente de Opinião

Os agricultores da linha C-60 em Ariquemes, e da linha C-68 de Mirante da Serra receberam esta semana um arado, uma ensiladeira e um caminhão para melhorar e ampliar a produção local, adquirido com recursos resultantes de emenda do deputado Adelino Follador (DEM), para quem é obrigação do Poder Público, fomentar as atividades agropecuárias e a melhorar a vida no campo.

A Associação dos Produtores Rurais da Linha C-60 (ASPRULIS) foi beneficiada com um arado subsolador e uma ensiladeira, equipamentos essenciais para a entidade que tentava adquiri-los há muito tempo, e que agora vão possibilitar o preparo do solo para a plantação e armazenamento da produção, bem como vão estimular a produção de leite e derivado, tendo em vista que serão usados também na revitalização de pastagem das pequenas propriedades das cerca de 100 famílias de associados, lideradas por Adeilton Pereira da Silva, presidente da entidade.

Já a Associação Local de Pequenos Agricultores (ALPA), de Mirante da Serra, recebeu um caminhão para possibilitar e facilitar o escoamento e transporte da produção local para a cidade, já que está encravada numa região (C-68) que se notabilizou como grande produtora de café, mandioca, frutas e leite, entre outras, e que atende a mais de 200 famílias de pequenos produtores da região.

Segundo o deputado Adelino Follador as duas entidades desenvolvem um trabalho exemplar nas regiões onde atuam, melhorando a vida dos que trabalham no campo, inclusive com o emprego de técnicas e metodologia da agricultura sustentável, que é o caso da ALPA, que já há vários anos vem trocando o modelo convencional de produção agrícola, pelo sistema de agricultura sustentável em praticamente todas as pequenas propriedades associadas.

Ao destacar o trabalho de presidente da entidade, Iranildo Soares Souza, o Follador fez questão de citar também o trabalho do pequeno produtor Nilton da 68, um dos principais incentivadores da agricultura sustentável, como alternativa de produção aliada com a proteção ambiental, “fator educativo e essencial para quem produz e vive no campo”, disse o deputado, que destinou um total de R$ 115.380,00 para atender as duas associações.

fonte: Ascom

 

 

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)