Porto Velho (RO) domingo, 27 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes: Trabalho diferenciado com agentes de saúde


 A Prefeitura de Ariquemes tem realizado encontros mensais de aperfeiçoamento profissional dirigidos aos agentes comunitários de saúde. A cada mês esses servidores passam por um dia de capacitação.. A idéia, de acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Aquino, é fazer uma educação continuada, proporcionando aos agentes maior qualificação para atuarem junto à comunidade.  

O público principal dessas capacitações são os agentes de saúde da área rural que atuam de forma diferenciada, justamente pela distância das unidades de saúde. Neste caso, o trabalho desses profissionais é determinante para  que milhares de famílias tenham acesso aos serviços de saúde.

Ao todo são pelo menos 52 agentes comunitários atuando exclusivamente na área rural de Ariquemes. Os agentes vão de casa em casa levando orientações com o objetivo de diminuir a mortalidade materna e infantil. São atendidos, em especial, crianças menores de cinco anos, gestantes, diabéticos, hipertensos e pessoas com hanseníase ou com tuberculose.

De acordo com o agente comunitário de saúde, Wilson Bolonhesi, morador da LC-65, na BR 421, esta atividade  é muito gratificante. Além de estar antecipando o médico, marcando consultas, exames e entregando medicação, o agente acaba como integrante da família assistida pelo PACS – Programa de Agentes Comunitários de Saúde. “Em muitos casos representamos o único acesso à saúde em uma comunidade”, ressalta Bolonhesi.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam