Porto Velho (RO) sexta-feira, 7 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes tem o terceiro maior Centro de Controle de Zoonoses do Estado


O Centro de Controle de Zoonoses, da Prefeitura Municipal de Ariquemes, destaca no cenário estadual. O órgão é o terceiro maior do Estado, que vem desempenhando o seu papel em oferecer à população segurança e bem-estar através dos serviços de captura de animais, controle de pragas urbanas e, principalmente, contra a raiva animal.

Segundo dados da administração, em 2007, já foram vacinados contra raiva mais de 17 mil cães e gatos. São realizadas também visitas domiciliares a cães agressores e controle de pragas urbanas, morcegos e roedores, totalizando quase mil visitas no primeiro semestre.

As coletas de pesquisa rábica apresentaram apenas dois casos positivos, êxito que a Prefeitura tem alcançado através das campanhas de vacinação aos animais domésticos. 

A diretora do Centro de Controle de Zoonoses em Ariquemes, a médica veterinária, Aureluce de Fátima Garcia, explica que o trabalho desenvolvido em grande parte se deve às denuncias realizadas pela população, e ressalta a importância da sociedade colaborar com essas informações através do telefone 3536-3276, para que a captura de animais, seja efetuada.

Alguns problemas enfrentados com animais de grande porte, como é o caso de cavalos soltos no perímetro urbano, estão sendo contornados com a ajuda da Justiça, que tem realizado a nulidade do direito de propriedade, para que o Centro de Controle de Zoonoses possa tomar as providências cabíveis, mas até agora apenas uma denúncia foi feita, dificultando a localização dos animais para captura.

Existe também um projeto educativo, desenvolvido para estudantes que visa orientá-los sobre os cuidados que os donos devem ter com seus animais de estimação, evitando assim maus tratos e abandonos.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Iniciada as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim  de Moura

Iniciada as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim de Moura

A Secretária Municipal de Assistência Social de Rolim de Moura (RO) Sandra Miranda, informou que as ações para chamar atenção da sociedade rolimoure

ACR reivindica aumento do número de ônibus em Porto Velho

ACR reivindica aumento do número de ônibus em Porto Velho

A mais antiga e prestigiada associação comercial de nosso estado, a Associação Comercial de Rondônia-ACR, fundada em 30 de setembro de 1928, sob o n

Servidores da saúde de Porto Velho avaliam importância da rotina de dedicação

Servidores da saúde de Porto Velho avaliam importância da rotina de dedicação

O Dia do Trabalhador esse ano é diferente para muitos dos servidores do município de Porto Velho. A pandemia da Covid-19 mudou a rotina para quem atua

Internações por Covid-19 diminuem mais de 60% no Hospital Municipal de Ji Paraná

Internações por Covid-19 diminuem mais de 60% no Hospital Municipal de Ji Paraná

Nos últimos dias, o Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz registrou uma queda de aproximadamente 60% no número de pacientes internados em tr