Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes tem o terceiro maior Centro de Controle de Zoonoses do Estado


O Centro de Controle de Zoonoses, da Prefeitura Municipal de Ariquemes, destaca no cenário estadual. O órgão é o terceiro maior do Estado, que vem desempenhando o seu papel em oferecer à população segurança e bem-estar através dos serviços de captura de animais, controle de pragas urbanas e, principalmente, contra a raiva animal.

Segundo dados da administração, em 2007, já foram vacinados contra raiva mais de 17 mil cães e gatos. São realizadas também visitas domiciliares a cães agressores e controle de pragas urbanas, morcegos e roedores, totalizando quase mil visitas no primeiro semestre.

As coletas de pesquisa rábica apresentaram apenas dois casos positivos, êxito que a Prefeitura tem alcançado através das campanhas de vacinação aos animais domésticos. 

A diretora do Centro de Controle de Zoonoses em Ariquemes, a médica veterinária, Aureluce de Fátima Garcia, explica que o trabalho desenvolvido em grande parte se deve às denuncias realizadas pela população, e ressalta a importância da sociedade colaborar com essas informações através do telefone 3536-3276, para que a captura de animais, seja efetuada.

Alguns problemas enfrentados com animais de grande porte, como é o caso de cavalos soltos no perímetro urbano, estão sendo contornados com a ajuda da Justiça, que tem realizado a nulidade do direito de propriedade, para que o Centro de Controle de Zoonoses possa tomar as providências cabíveis, mas até agora apenas uma denúncia foi feita, dificultando a localização dos animais para captura.

Existe também um projeto educativo, desenvolvido para estudantes que visa orientá-los sobre os cuidados que os donos devem ter com seus animais de estimação, evitando assim maus tratos e abandonos.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho

A forte chuva registrada nesta quinta-feira (26) causou o transbordamento do igarapé Bate-Estaca e abriu uma cratera na Estrada de Santo Antônio, em P

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho

A Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas P

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

A CDL Ji-Paraná celebrou seus 43 anos de história na noite de sábado (21/02), em evento realizado na Prime House, reunindo associados, parceiros, co

Gente de Opinião Domingo, 1 de março de 2026 | Porto Velho (RO)