Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes sem Dengue!!!


 
Uma grande mobilização está sendo realizada em Ariquemes para eliminar e combater o mosquito da Dengue. A Prefeitura por meio de suas secretarias está intensificando esta campanha por todo município.

Ontem, quarta-feira (08.12), um grande encontro com as Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Associações de Bairros, Igrejas, entidades não governamentais e Escolas participaram de palestras sobre o assunto e caminhada, que iniciou na ACIA, seguiu pela Avenida Tancredo Neves, terminando na Feira do Produtor, onde foi realizado um Pit Stop com orientações sobre como combater a dengue e a importância de cada um fazer a sua parte.

Hoje (09.12), várias atividades educativas foram realizadas nos Bairros. As equipes da ESF, que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde e alunos das Escolas Municipais percorreram as residências levando mais informações sobre o mutirão de limpeza, que será realizado na próxima semana de 13 a 17 nos Bairros com maior incidência de foco e pessoas com a doença (logo abaixo uma tabela com os Bairros e dias que o caminhão passará).

“Quem vive nessas áreas consideradas de maior risco de contaminação e tiver lixo acumulado no quintal deve levar para frente de casa. Mas atenção! Estamos falando de lixo e não de podas de árvores. Precisamos eliminar entulhos que acumulam água. Contamos com a colaboração de todos”, explica a coordenadora da Atenção Básica Rute Carvalho.

Desde a implantação da Lei Municipal 1445/2009, que prevê multa para quem não eliminar os criadouros do mosquito da dengue, os focos e as pessoas contaminadas diminuíram consideravelmente em Ariquemes, mas é preciso não descuidar e sempre combater, explica o coordenador de endemias da Funasa Fabio Gonçalves.

Além da Prefeitura, recolher os entulhos nos Bairros através das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, a Secretaria de Obras limpará a partir do dia 15, todas as alamedas e terrenos baldios da cidade. Os terrenos que serão limpos receberão uma cobrança dos serviços prestados.

“Colabore você também! Nós estamos fazendo a nossa parte faça você a sua, avise aos parentes, aos amigos e aos vizinhos, vamos comemorar as festas de fim de ano com as nossas casas limpas, organizadas e sem dengue”, acrescenta o Prefeito Márcio Raposo.

Cronograma de ação:

Segunda feira (13.12):
SETOR 09 (de cima)
JARDIM DAS PALMEIRAS
JORGE TEIXEIRA

Terça feira (14.12):
SETOR 10
SETOR 09 (de baixo)

Quarta feira (15.12):
RAIO DE LUZ
PRIMAVERA
SETOR 02

Quinta feira (16.12):
SETOR 04
SETOR 03
SETO 01
INSTITUCIONAL

Sexta feira (17.12):
TREVO
MUTIRÃO

 

• Os Bairros foram selecionados de acordo com a incidência de casos de focos e pessoas doentes.

Fonte:Kerli Unser/Ascom

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce