Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

ARIQUEMES: Sábado é dia de vacinação contra a Paralisia Infantil


 

Os pais já podem agendar um importante compromisso para o próximo sábado (12.06). Neste dia será realizada, a campanha de vacinação contra a poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ariquemes estabeleceu como meta imunizar pelo menos 95% do total de crianças de zero a cinco anos do município.

“Hoje a doença está eliminada devido as grandes campanhas de vacinação que ocorrem anualmente. Para que continue assim, precisamos continuar contando com a adesão dos pais a esta campanha, que é imprescindível para a saúde pública em todo o País”, avalia o Prefeito Márcio Raposo.

O secretário de Saúde, Carlos Alberto Caieiro explica que a vacinação é dividida em duas etapas, e a primeira ocorrerá no dia 12 de junho.

Para cada etapa estão disponíveis 8.300 doses da vacina. Os pontos de atendimentos têm horário de funcionamento das 8h às 17h.

“Ao levarem seus filhos, os pais não devem esquecer de levar a carteira de vacinação já que este é o instrumento de controle para doses de outras vacinas que possam estar em atraso”, lembra o secretário Caieiro.
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, a maioria dos casos ocorre em crianças menores de cinco anos, por isso a importância dos pais levarem seus filhos aos pontos de vacinação.
Com a vacinação, a Prefeitura de Ariquemes reafirma seu compromisso de eliminar a doença, não permitindo a formação de grupos suscetíveis (pessoas sem proteção contra a poliomielite).

Embora os números sejam positivos nas últimas campanhas, Geris Leite, Coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, diz que não se pode baixar guarda. “É necessário continuar vacinando as crianças anualmente. E para mantermos a meta precisamos contar com o apoio dos pais”, explicou.

Devido à necessidade de proteção dos grupos de maior risco de complicação pela infecção causada pelo vírus infuenza H1N1 a vacina continuará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), especialmente para as gestantes, crianças de dois a quatro anos, adultos de 30 a 39 anos e portadores de doenças crônicas com até 60 anos.


Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Gente de Opinião Sábado, 24 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)