Porto Velho (RO) terça-feira, 15 de junho de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes reestrutura Centro de Atenção Psicossocial


A Prefeitura de Ariquemes  buscando atender as necessidades dos usuários assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS - e  viabilizar o recebimento de recursos federais, está desenvolvendo uma reestruturação organizacional e funcional das ações e serviços do Centro. As mudanças ocorrerão com a elaboração de novas estratégias, envolvendo o paciente, a família, a comunidade e a equipe de atenção básica de saúde.

Outra novidade desta reestruturação são as parcerias com as instituições públicas e privadas de ensino, associações e empresas, que ajudarão o município na recuperação destes pacientes

"A idéia é incluir o paciente e a família na vida produtiva e auxiliar na sua independência e autonomia ao exercício da cidadania", expõe a coordenadora técnica de elaboração do projeto, enfermeira Leila Boff.
Leila Boff  destaca que a comunidade também possui um papel importante no processo de desmistificação dos pacientes com transtornos psiquiátricos, normalmente considerados improdutivos. "Ao agir sem preconceito todos podemos ajudar a integrar estas pessoas especiais no contexto social, devolvendo sua dignidade", enfatiza.

O  Centro de Atenção Psicossocial foi implantado no município há três anos. Neste período o programa vem sendo mantido apenas com recursos municipais. São mais de 1.300 pacientes cadastrados na Região do Vale do Jamari. Todos recebem o tratamento em Ariquemes.
O serviço prestado pelo CAPS é dirigido a pessoas com transtornos comportamentais e mentais. O Centro de Atenção tem como finalidade integrar estes pacientes ao convívio em sociedade e promover a desospitalização.

Para a realização deste trabalho, o CAPS conta com duas equipes. A equipe multidisciplinar, que é composta por psiquiatra, enfermeiro, psicóloga, terapeuta ocupacional, educador e um profissional de educação. A equipe de apoio conta com um artesão, um profissional administrativo, um técnico de enfermagem e voluntários.

A sede do CAPS fica localizada na Rua das Papoulas, n° 2325, no Setor 04. Os atendimentos são realizados de segunda a sábado.
Gerência de Comunicação - PMA

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras realizam serviços em 11 bairros de Porto Velho

Equipes de obras da Prefeitura de Porto Velho seguem em ritmo acelerado nesta segunda-feira (14), com serviços estruturantes em 11 bairros. Elas reali

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Presidente Alex Redano comemora o início das obras de asfalto do Tchau Poeira em Ariquemes

Em pleno domingo (13), foram iniciadas as obras de asfaltamento do programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, em Ariquemes. O início dos trabalhos