Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes reestrutura Centro de Atenção Psicossocial


A Prefeitura de Ariquemes  buscando atender as necessidades dos usuários assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS - e  viabilizar o recebimento de recursos federais, está desenvolvendo uma reestruturação organizacional e funcional das ações e serviços do Centro. As mudanças ocorrerão com a elaboração de novas estratégias, envolvendo o paciente, a família, a comunidade e a equipe de atenção básica de saúde.

Outra novidade desta reestruturação são as parcerias com as instituições públicas e privadas de ensino, associações e empresas, que ajudarão o município na recuperação destes pacientes

"A idéia é incluir o paciente e a família na vida produtiva e auxiliar na sua independência e autonomia ao exercício da cidadania", expõe a coordenadora técnica de elaboração do projeto, enfermeira Leila Boff.
Leila Boff  destaca que a comunidade também possui um papel importante no processo de desmistificação dos pacientes com transtornos psiquiátricos, normalmente considerados improdutivos. "Ao agir sem preconceito todos podemos ajudar a integrar estas pessoas especiais no contexto social, devolvendo sua dignidade", enfatiza.

O  Centro de Atenção Psicossocial foi implantado no município há três anos. Neste período o programa vem sendo mantido apenas com recursos municipais. São mais de 1.300 pacientes cadastrados na Região do Vale do Jamari. Todos recebem o tratamento em Ariquemes.
O serviço prestado pelo CAPS é dirigido a pessoas com transtornos comportamentais e mentais. O Centro de Atenção tem como finalidade integrar estes pacientes ao convívio em sociedade e promover a desospitalização.

Para a realização deste trabalho, o CAPS conta com duas equipes. A equipe multidisciplinar, que é composta por psiquiatra, enfermeiro, psicóloga, terapeuta ocupacional, educador e um profissional de educação. A equipe de apoio conta com um artesão, um profissional administrativo, um técnico de enfermagem e voluntários.

A sede do CAPS fica localizada na Rua das Papoulas, n° 2325, no Setor 04. Os atendimentos são realizados de segunda a sábado.
Gerência de Comunicação - PMA

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce