Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes reestrutura Centro de Atenção Psicossocial


A Prefeitura de Ariquemes  buscando atender as necessidades dos usuários assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial – CAPS - e  viabilizar o recebimento de recursos federais, está desenvolvendo uma reestruturação organizacional e funcional das ações e serviços do Centro. As mudanças ocorrerão com a elaboração de novas estratégias, envolvendo o paciente, a família, a comunidade e a equipe de atenção básica de saúde.

Outra novidade desta reestruturação são as parcerias com as instituições públicas e privadas de ensino, associações e empresas, que ajudarão o município na recuperação destes pacientes

"A idéia é incluir o paciente e a família na vida produtiva e auxiliar na sua independência e autonomia ao exercício da cidadania", expõe a coordenadora técnica de elaboração do projeto, enfermeira Leila Boff.
Leila Boff  destaca que a comunidade também possui um papel importante no processo de desmistificação dos pacientes com transtornos psiquiátricos, normalmente considerados improdutivos. "Ao agir sem preconceito todos podemos ajudar a integrar estas pessoas especiais no contexto social, devolvendo sua dignidade", enfatiza.

O  Centro de Atenção Psicossocial foi implantado no município há três anos. Neste período o programa vem sendo mantido apenas com recursos municipais. São mais de 1.300 pacientes cadastrados na Região do Vale do Jamari. Todos recebem o tratamento em Ariquemes.
O serviço prestado pelo CAPS é dirigido a pessoas com transtornos comportamentais e mentais. O Centro de Atenção tem como finalidade integrar estes pacientes ao convívio em sociedade e promover a desospitalização.

Para a realização deste trabalho, o CAPS conta com duas equipes. A equipe multidisciplinar, que é composta por psiquiatra, enfermeiro, psicóloga, terapeuta ocupacional, educador e um profissional de educação. A equipe de apoio conta com um artesão, um profissional administrativo, um técnico de enfermagem e voluntários.

A sede do CAPS fica localizada na Rua das Papoulas, n° 2325, no Setor 04. Os atendimentos são realizados de segunda a sábado.
Gerência de Comunicação - PMA

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)