Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes realiza políticas para produção de Biodiesel


Ariquemes é a nova energia do interior de Rondônia. Com esta afirmação, a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura em parceria com a Amazonbio, empresa  de Ji-Paraná, vem trabalhando junto aos produtores rurais. Mais uma vez o município é destaque como o primeiro de Rondônia a investir em políticas voltadas para a produção de biodiesel.

Com a finalidade de dar seqüência ao trabalho que teve início no dia 13 de julho, quando o projeto de biodiesel foi oficialmente apresentado para os prefeitos da região do Vale do Jamari e membros de associações rurais do município de Ariquemes, o secretário de Agricultura, Vitório Higuti, recebeu em seu gabinete, na manhã, da última segunda-feira (12/11), o representante do grupo Amazonbio, Liomar dos Santos Carvalho, e o gerente desta empresa, Marcelo Salvadori, para juntos discutirem os últimos detalhes da parceria.

O entusiasmo e a confiança pela nova política de cultivo já foi confirmada por mais de 100 produtores, que já realizaram seus cadastros junto à Secretaria. Dados oficiais apontam que o número de hectares destinados para o plantio do pinhão manso no município já ultrapassa  200.

A expectativa é de que o solo amazônico também seja rico na produção de energia e combustível a partir da biomassa. “Esperamos em quatro anos produzir mais de cinco mil quilos de sementes por hectare. Em óleo, esses índices representam uma variação entre 1.600 e 1.800 litros”, explica o consultor Antonio Carlos Alberti.

O principal objetivo da implantação da cultura do pinhão manso em Ariquemes é de fortalecer ainda mais a agricultura familiar, agregando ainda mais valor e renda aos produtos do campo. “Estamos confiantes com a nova cultura, esperamos até o mês fevereiro ou março de 2008, acompanhar o início das plantações”, ressalta Higuchi.

Fonte:Ascom

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

O Poder Executivo de Porto Velho encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 12/02/26, que institui a Política Municipal de Proteção à Mulhe

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, acompanha de forma contínua a situação do canal localizado na região do Cai N’Água, q

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de março de 2026 | Porto Velho (RO)