Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes realiza políticas para produção de Biodiesel


Ariquemes é a nova energia do interior de Rondônia. Com esta afirmação, a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura em parceria com a Amazonbio, empresa  de Ji-Paraná, vem trabalhando junto aos produtores rurais. Mais uma vez o município é destaque como o primeiro de Rondônia a investir em políticas voltadas para a produção de biodiesel.

Com a finalidade de dar seqüência ao trabalho que teve início no dia 13 de julho, quando o projeto de biodiesel foi oficialmente apresentado para os prefeitos da região do Vale do Jamari e membros de associações rurais do município de Ariquemes, o secretário de Agricultura, Vitório Higuti, recebeu em seu gabinete, na manhã, da última segunda-feira (12/11), o representante do grupo Amazonbio, Liomar dos Santos Carvalho, e o gerente desta empresa, Marcelo Salvadori, para juntos discutirem os últimos detalhes da parceria.

O entusiasmo e a confiança pela nova política de cultivo já foi confirmada por mais de 100 produtores, que já realizaram seus cadastros junto à Secretaria. Dados oficiais apontam que o número de hectares destinados para o plantio do pinhão manso no município já ultrapassa  200.

A expectativa é de que o solo amazônico também seja rico na produção de energia e combustível a partir da biomassa. “Esperamos em quatro anos produzir mais de cinco mil quilos de sementes por hectare. Em óleo, esses índices representam uma variação entre 1.600 e 1.800 litros”, explica o consultor Antonio Carlos Alberti.

O principal objetivo da implantação da cultura do pinhão manso em Ariquemes é de fortalecer ainda mais a agricultura familiar, agregando ainda mais valor e renda aos produtos do campo. “Estamos confiantes com a nova cultura, esperamos até o mês fevereiro ou março de 2008, acompanhar o início das plantações”, ressalta Higuchi.

Fonte:Ascom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de homologação para contratação de serviços voluntários na Semusb

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), divulga a lista do processo seletivo para con

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)