Quarta-feira, 14 de novembro de 2007 - 14h43
Ariquemes é a nova energia do interior de Rondônia. Com esta afirmação, a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura em parceria com a Amazonbio, empresa de Ji-Paraná, vem trabalhando junto aos produtores rurais. Mais uma vez o município é destaque como o primeiro de Rondônia a investir em políticas voltadas para a produção de biodiesel.
Com a finalidade de dar seqüência ao trabalho que teve início no dia 13 de julho, quando o projeto de biodiesel foi oficialmente apresentado para os prefeitos da região do Vale do Jamari e membros de associações rurais do município de Ariquemes, o secretário de Agricultura, Vitório Higuti, recebeu em seu gabinete, na manhã, da última segunda-feira (12/11), o representante do grupo Amazonbio, Liomar dos Santos Carvalho, e o gerente desta empresa, Marcelo Salvadori, para juntos discutirem os últimos detalhes da parceria.
O entusiasmo e a confiança pela nova política de cultivo já foi confirmada por mais de 100 produtores, que já realizaram seus cadastros junto à Secretaria. Dados oficiais apontam que o número de hectares destinados para o plantio do pinhão manso no município já ultrapassa 200.
A expectativa é de que o solo amazônico também seja rico na produção de energia e combustível a partir da biomassa. Esperamos em quatro anos produzir mais de cinco mil quilos de sementes por hectare. Em óleo, esses índices representam uma variação entre 1.600 e 1.800 litros, explica o consultor Antonio Carlos Alberti.
O principal objetivo da implantação da cultura do pinhão manso em Ariquemes é de fortalecer ainda mais a agricultura familiar, agregando ainda mais valor e renda aos produtos do campo. Estamos confiantes com a nova cultura, esperamos até o mês fevereiro ou março de 2008, acompanhar o início das plantações, ressalta Higuchi.
Fonte:Ascom
Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Programação diária marca nova fase da Rua do Hexa em Porto Velho
O sucesso de público e a aprovação popular fizeram a Prefeitura de Porto Velho dar um novo passo na Rua do Hexa. A partir desta semana, o espaço pas

Jovens da Rádio Farol transformam paixão junina em sonho no Arraiá do Bera
Quando Arthur Melo tinha apenas oito anos de idade, o que mais chamava sua atenção nas noites de arraial eram as luzes, as cores e a emoção que tomav

Uma iniciativa que promete valorizar servidores que desenvolvem e executam projetos capazes de melhorar a administração pública foi oficializada pel

Rua do Hexa atrai multidões e vira novo cartão-postal de Porto Velho
O barulho da bola rolando no asfalto, crianças correndo de um lado para o outro e famílias inteiras participando das atividades transformaram a Rua do
Quinta-feira, 18 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)