Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

ARIQUEMES: Pólo Regional Agroindustrial de Biocombustível


Parceria é a grande marca da administração do prefeito Confúcio Moura (PMDB).Uma proposta feita pelos prefeitos de 14 municípios da Grande Região do Vale do Jamari, no 'Encontro dos Prefeitos da Região', na cidade de Ariquemes no mês abril de 2007, prevê que Rondônia terá centro de referência de energia renovável, ajudando produtores rurais e a população desfrutar do grande potencial que o Estado tem na produção de biocombustível a partir de biomassa.

A decisão da implantação do Centro de Referência na cidade de Ariquemes e também de um Pólo Regional Agroindustrial de Biocombustível,  foi formalizada pelos representantes dos municípios durante o "Primeiro Encontro Intermunicipal do Biodiesel - A Nova Energia do Interior", realizado no último dia (13-07), em Ariquemes, na Sede da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes - ACIA, através da carta do encontro lida e divulgada no final do evento.

Segundo Antonio Carlos Alberti, Membro do Instituto Rondônia de Alternativas de Desenvolvimento IRAD, o Pólo Regional Agroindustrial de Biocombustível será focado na inclusão social e agregação de valores aos produtos agroenergéticos pela agricultura familiar, com base tecnológica alicerçada no zoneamento agroenergético, plano de produção, cultivares e híbridos, sistemas de produção de sementes e mudas. "Com esse projeto, a administração Confúcio Moura (PMDB), marca um novo modelo de gestão publica no Estado de Rondônia, com ações estratégicas levando desenvolvimento, distribuindo oportunidades e riquezas para os agricultores com reflexo positivos para toda a economia do Estado".

Para o prefeito Confúcio Moura, o Centro de Referência de Energia Renovável, a ser implantado em Ariquemes não será só de nossa cidade e sim de todas as 14 prefeituras parceiras do projeto 'Biodiesel A Nova Energia do Interior'. A riqueza gerada na Região só  tem valor quando o povo se beneficia dela e são projetos como esse que devemos desenvolver, apoiar e implementar", ressalta o prefeito.

Fonte: Suely David

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO

A Prefeitura de Porto Velho reafirmou seu destaque no cenário estadual ao conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal

Natal Porto Velho Luz encanta famílias e empreendedores com gastronomia variada

Natal Porto Velho Luz encanta famílias e empreendedores com gastronomia variada

O Parque da Cidade vive uma transformação, pela primeira vez, o espaço destinado à alimentação recebeu atenção especial e ganhou o nome de Vila Natali

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister

Muita euforia, animação, simpatia e aplausos calorosos com uma turma que esbanja energia e vitalidade. Foi assim o encerramento dos Jogos Municipais d

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)