Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes poderá sediar pólo calçadista da Região Norte


O grupo veio à convite do Secretário de Estado do Planejamento, João Carlos Ribeiro, que tem mantido contato permanente com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, no sentido de atrair empresas que buscam novas regiões para se instalarem, gerando emprego e renda à população.

Durante a reunião o governador falou da nova realidade da pecuária no estado, destacando o rebanho de 12 milhões de cabeças de bovinos, o quinto maior do país, que está em fase de expansão. Cassol também citou os frigoríficos e curtumes que estão funcionando e os que estão em construção, o que é uma certeza de produção de matéria prima para a indústria calçadista. “Além do couro, principal matéria prima deste setor, temos mão de obra e facilidade de acesso aos mercados internacionais, através do porto da capital. Aqui podemos produzir o calçado ecologicamente correto, com garantia de origem da região amazônica”, disse o governador.  

Além da produção de couro bovino, Cassol destacou a possibilidade de fabricar calçados e bolsas a partir do couro de peixe, especialmente o Tambaqui e o Pirarucu, o que já acontece em algumas regiões do país. O governo do estado já iniciou um grande programa de piscicultura, que em 2008 vai oferecer aos pequenos produtores rurais tratores para a construção de tanques nas propriedades. “Já adquirimos 3 tratores tipo pá-carregadeira para a construção dos tanques, e assim que acabar as chuvas vamos começar a construir, nos mesmos moldes dos tratores esteiras do Promec”, confirmou Cassol.

O presidente do Sindicato das Indústrias Calçadistas do Estado de São Paulo, sediado em Franca, Wayner Machado da Silva, liderava a comitiva de empresários e ficou impressionado com a potencialidade do estado. Ele afirmou que para cada 1.000 couros beneficiados são gerados 7.000 empregos na cadeia produtiva calçadista. “Rondônia possui a principal matéria prima que utilizamos em abundância, o couro, e com o nosso centro de pesquisas podemos também desenvolver também calçados e bolsas a partir do couro de peixe produzido em cativeiro”.

Os empresários também visitaram empresas em Ji-Paraná e Cacoal, e demonstraram grande interesse em instalar um pólo calçadista na região de Ariquemes, principalmente pelos incentivos fiscais que o Governo do Estado oferece. “Graças ao Programa de Incentivos Tributários que oferecemos, várias empresas estão se instalando na esteira do nosso desenvolvimento, gerando emprego e renda à nossa gente e aumentando a arrecadação do estado, que nos últimos anos cresceu muito acima da média nacional”, finalizou Cassol.

Além do grupo de empresários paulistas, participaram da reunião o secretário do Planejamento, João Carlos Ribeiro, o presidente do Idaron, Lourival Amorim, o deputado estadual Tiziu Jidalias e empresários de Ariquemes.

Fonte: DECOM

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho

Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho

O Curumim Folia 2026 valorizou a importância da inclusão do público infantil na programação oficial do Carnaval de Porto Velho (Béra Folia), criando m

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários

O primeiro dia do Carnaval Seguro foi encerrado com um balanço altamente positivo em Porto Velho, resultado de planejamento, presença no território e

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)