Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes participa de encontro do Cine Mais Cultura


 
A Fundação de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Ariquemes, participou no ultimo sábado, 10 de Abril, na sala Cineaudio do SESC Explanada, do encontro do Cine Mais Cultura, com a participação de cineclubistas de Porto Velho, representantes da cultura da cidade de Ji- Paraná, Ariquemes (Lafaiete Ribeiro, Albertina Franco e Juliana Biloska - Funcel) e Rodrigo Bouillet, coordenador da Rede Cine Mais Cultura. 

O Cine Mais Cultura é uma ação do Programa Mais Cultura para promover o acesso da população ao cinema e apoiar a difusão da produção audiovisual brasileira, por meio da exibição não comercial de filmes. A prioridade é atender localidades rurais e urbanas que não possuem cinema, localizadas nos Territórios da Cidadania e nas periferias dos centros urbanos. Atualmente, as salas comerciais de cinema estão concentradas em apenas 8% dos municípios brasileiros e, além da concentração, são poucas as obras audiovisuais nacionais exibidas na TV. Os Cines Mais Cultura promovem o acesso da população ao cinema e fomentam a exibição da cinematografia nacional. São 117 títulos de filmes nacionais disponíveis e, ainda tramita lei, que para os cineclubes, filmes com mais de dois anos de lançamento, serão liberados para exibição nos cineclubes, lembrando que a exibição deverá ser gratuita. 

Os editais do Minc contemplam Pontos de Cultura e cidades com menos de 20.000 habitantes, com kits contendo tela de projeção, máquina fotográfica para registro das exibições, mesa de som, projetor, microfone, DVD player e caixas acústicas. Para municípios acima de 20.000 habitantes depende de parceria com governos estaduais, quase todos os estados têm esta parceria, aqui em Rondônia provavelmente não será feito o convênio. 

Na reunião se discutiu a forma como se devem proceder as exibições, que deve haver sempre a pontualidade, o debate e as sugestões do público para novas exibições. Os cineclubes devem incentivar a produção local e dar prioridade de exibição para estas produções. 

Em Ariquemes existe um cineclube do Ponto de Cultura Arte Total nas Escolas do Jardim das Pedras, que é coordenado pelo Professor Raimundo. 

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento