Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes participa de encontro do Cine Mais Cultura


 
A Fundação de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Ariquemes, participou no ultimo sábado, 10 de Abril, na sala Cineaudio do SESC Explanada, do encontro do Cine Mais Cultura, com a participação de cineclubistas de Porto Velho, representantes da cultura da cidade de Ji- Paraná, Ariquemes (Lafaiete Ribeiro, Albertina Franco e Juliana Biloska - Funcel) e Rodrigo Bouillet, coordenador da Rede Cine Mais Cultura. 

O Cine Mais Cultura é uma ação do Programa Mais Cultura para promover o acesso da população ao cinema e apoiar a difusão da produção audiovisual brasileira, por meio da exibição não comercial de filmes. A prioridade é atender localidades rurais e urbanas que não possuem cinema, localizadas nos Territórios da Cidadania e nas periferias dos centros urbanos. Atualmente, as salas comerciais de cinema estão concentradas em apenas 8% dos municípios brasileiros e, além da concentração, são poucas as obras audiovisuais nacionais exibidas na TV. Os Cines Mais Cultura promovem o acesso da população ao cinema e fomentam a exibição da cinematografia nacional. São 117 títulos de filmes nacionais disponíveis e, ainda tramita lei, que para os cineclubes, filmes com mais de dois anos de lançamento, serão liberados para exibição nos cineclubes, lembrando que a exibição deverá ser gratuita. 

Os editais do Minc contemplam Pontos de Cultura e cidades com menos de 20.000 habitantes, com kits contendo tela de projeção, máquina fotográfica para registro das exibições, mesa de som, projetor, microfone, DVD player e caixas acústicas. Para municípios acima de 20.000 habitantes depende de parceria com governos estaduais, quase todos os estados têm esta parceria, aqui em Rondônia provavelmente não será feito o convênio. 

Na reunião se discutiu a forma como se devem proceder as exibições, que deve haver sempre a pontualidade, o debate e as sugestões do público para novas exibições. Os cineclubes devem incentivar a produção local e dar prioridade de exibição para estas produções. 

Em Ariquemes existe um cineclube do Ponto de Cultura Arte Total nas Escolas do Jardim das Pedras, que é coordenado pelo Professor Raimundo. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

A Prefeitura de Ji-Paraná confirmou a realização de concurso público para as áreas da Saúde e da Educação. O edital deve ser publicado nos próximos

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada

Gente de Opinião Domingo, 14 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)