Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes lança programa de regularização fundiária


Para o ano de 2008, o prefeito Confúcio Moura vai lançar o maior programa de regularização fundiária da região, e também o sistema Geo Referenciamento Urbano - Programa de Informações Cadastrais Digitalizadas -. Com essas medidas a cidade de Ariquemes será o primeiro município do Estado a colocar a disposição da sociedade o que há de mais moderno na área de acompanhamento e desenvolvimento urbano.

O Programa de Regularização Fundiária tem como objetivo regularizar inicialmente cerca de dez mil imóveis urbanos. De acordo com o coordenador de Planejamento e Controle Urbano, Claudenir Rocha, apesar dos loteamentos já estarem regularizados desde 1992, os proprietários ainda não possuem o título ou a escritura pública devidamente registrada no Cartório de Imóveis. Este é o caso dos setores mais antigos como o 1, 2, 3, 4, 5,8, 9, Jardim Jorge Teixeira e Jardim das Palmeiras.

O Programa também tem como finalidade a regularização dos loteamentos irregulares ou clandestinos de propriedade da Prefeitura de Ariquemes ou de particulares. Os projetos pilotos serão desenvolvidos no Setor 12 e Bairro Raio de Luz. Posteriormente serão beneficiados os demais setores.

Geo Referênciamento Urbano

Com a implantação do Geo Referenciamento Urbano, todas as informações referentes aos imóveis urbanos serão digitalizadas e os dados que não constituem caráter restrito serão disponibilizados no portal da Prefeitura, como a localização de endereço, uso e ocupação do solo, principais edificações, bem como localização de hospitais, bancos e prédios públicos.

Com o objetivo de atender a todas as demandas, a secretária de Planejamento, Iacira Azamor, juntamente com o coordenador de Planejamento e Controle Urbano, Claudenir Rocha, estão definindo estratégias e cronogramas para implantação do sistema e do programa.
 
Iacira elogia a iniciativa do prefeito Confúcio Moura e destaca a importância de  inovar com sistemas modernos que auxiliam no desenvolvimento do Município. “Esses processos depois de implantados permitirão sua continuidade independente de quem estiver à frente das futuras administrações. É muito importante a questão da continuidade do trabalho. É com essa visão e responsabilidade que o prefeito está investindo nos servidores efetivos, envolvendo o maior número possível de funcionários, oferecendo capacitação e oportunidades para que todos sejam inseridos nos processos, possibilitando a continuidade”, explica Iacira.
De acordo com o Secretário de Controladoria e Gestão e Coordenador do PMAT Marcelo Santos, para o bom desempenho do sistema de GEO processamento foi oferecido aos servidores municipais ligado a área um Treinamento  especifico com o tema Cadastro Técnico Multifinalitário e montagem do Boletim de Informações Cadastrais de Ariquemes.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Obras do aeroporto de Vilhena são finalizadas e voos serão restabelecidos em junho, Semtic acompanhou toda a operação

Obras do aeroporto de Vilhena são finalizadas e voos serão restabelecidos em junho, Semtic acompanhou toda a operação

A Prefeitura de Vilhena tem acompanhado a resolução das obras do aeroporto Brigadeiro Camarão, para o restabelecimento dos voos e o aumento das oper

População adere ao SASI, mas Call Center continua em operação em Porto Velho

População adere ao SASI, mas Call Center continua em operação em Porto Velho

Mesmo com o aplicativo SASI estando disponível para cadastro de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Porto Velho mantém como suporte o Call Ce

Audiências públicas para a construção do Plano Plurianual iniciam terça (18)

Audiências públicas para a construção do Plano Plurianual iniciam terça (18)

1099x743 A Prefeitura de Porto Velho realiza na terça-feira (18) e quinta-feira (20) as audiências públicas para a construção do Plano Plurianual dos