Segunda-feira, 7 de janeiro de 2008 - 14h28
Para o ano de 2008, o prefeito Confúcio Moura vai lançar o maior programa de regularização fundiária da região, e também o sistema Geo Referenciamento Urbano - Programa de Informações Cadastrais Digitalizadas -. Com essas medidas a cidade de Ariquemes será o primeiro município do Estado a colocar a disposição da sociedade o que há de mais moderno na área de acompanhamento e desenvolvimento urbano.
O Programa de Regularização Fundiária tem como objetivo regularizar inicialmente cerca de dez mil imóveis urbanos. De acordo com o coordenador de Planejamento e Controle Urbano, Claudenir Rocha, apesar dos loteamentos já estarem regularizados desde 1992, os proprietários ainda não possuem o título ou a escritura pública devidamente registrada no Cartório de Imóveis. Este é o caso dos setores mais antigos como o 1, 2, 3, 4, 5,8, 9, Jardim Jorge Teixeira e Jardim das Palmeiras.
O Programa também tem como finalidade a regularização dos loteamentos irregulares ou clandestinos de propriedade da Prefeitura de Ariquemes ou de particulares. Os projetos pilotos serão desenvolvidos no Setor 12 e Bairro Raio de Luz. Posteriormente serão beneficiados os demais setores.
Geo Referênciamento Urbano
Com a implantação do Geo Referenciamento Urbano, todas as informações referentes aos imóveis urbanos serão digitalizadas e os dados que não constituem caráter restrito serão disponibilizados no portal da Prefeitura, como a localização de endereço, uso e ocupação do solo, principais edificações, bem como localização de hospitais, bancos e prédios públicos.
Com o objetivo de atender a todas as demandas, a secretária de Planejamento, Iacira Azamor, juntamente com o coordenador de Planejamento e Controle Urbano, Claudenir Rocha, estão definindo estratégias e cronogramas para implantação do sistema e do programa.
Iacira elogia a iniciativa do prefeito Confúcio Moura e destaca a importância de inovar com sistemas modernos que auxiliam no desenvolvimento do Município. Esses processos depois de implantados permitirão sua continuidade independente de quem estiver à frente das futuras administrações. É muito importante a questão da continuidade do trabalho. É com essa visão e responsabilidade que o prefeito está investindo nos servidores efetivos, envolvendo o maior número possível de funcionários, oferecendo capacitação e oportunidades para que todos sejam inseridos nos processos, possibilitando a continuidade, explica Iacira.
De acordo com o Secretário de Controladoria e Gestão e Coordenador do PMAT Marcelo Santos, para o bom desempenho do sistema de GEO processamento foi oferecido aos servidores municipais ligado a área um Treinamento especifico com o tema Cadastro Técnico Multifinalitário e montagem do Boletim de Informações Cadastrais de Ariquemes.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho
Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho
O Curumim Folia 2026 valorizou a importância da inclusão do público infantil na programação oficial do Carnaval de Porto Velho (Béra Folia), criando m

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários
O primeiro dia do Carnaval Seguro foi encerrado com um balanço altamente positivo em Porto Velho, resultado de planejamento, presença no território e
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)