Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes e Rio Crespo garantem mais três agroindústrias


 
Parceria entre as prefeituras de Ariquemes e Rio Crespo estabelece termo de cooperação entre as partes e garante o funcionamento de mais três agroindústrias de pequeno porte na região. O Laticínio Bacuri, em pleno funcionamento, se localiza na propriedade do agricultor Edvino Gaspar, na Linha C–80. Produz mussarela; queijo pré-cozido; queijo frescal; temperado, além de vários sabores em doce. Outras duas agroindústrias, também no município de Rio Crespo, foram instaladas. Uma no TB – 65, Setor Chacareiro; outra na linha C-85, única via de acesso a Rio Crespo, pavimentada.

No caso do Laticínio Bacuri, a associação cede o CNPJ, Edvino, com a infraestrutura e o local. Agregação de valores que permitam um melhor faturamento aos empreendedores é o que visa o projeto. Na linha 85, o investimento do agricultor João Gonçalves da Silva foi de 30 mil reais, somente na construção da estrutura. Ele poderá trabalhar com até cinco mil litros de leite por dia, o que lhe garantiria produção de 500 quilos de mussarela. Mas o projeto está em fase inicial. O tanque de resfriamento e demais equipamentos necessários ficam por conta a Emater.

No Travessão B-65 os produtores rurais se uniram e estão construindo em cooperativa um abatedouro de frangos, de granja e caipira, com capacidade inicial para o abate de 250 aves por semana. Mas poderá chegar a 500 abates por semana, depois de pronto. Na primeira etapa, relata o proprietário, o faturamento bruto dos agricultores poderá chegar a R$ 3 mil por semana. O abatedouro, embora tenha sede na propriedade do senhor Levino Neto de Laia, tem como associados outros quatro membros. “Ainda tem muita gente querendo entrar”, disse Laia.

Na última quarta-feira (23), a Secretária Municipal de Agricultura, representando o prefeito Márcio Raposo, visitou juntamente com o prefeito Junior do Arroz, os três empreendimentos. Eles reafirmaram o acordo de cooperação que estabelece o seguinte: a prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura entra com o efetivo de técnicos e demais ações que permitam facilitar a vida dos empreendedores. A prefeitura Rio Crespo com suporte e aquisição de alguns equipamentos. Técnicos da Emater também estão no projeto.

As idéias da secretária Mary Braganhol são compartilhadas pelo prefeito Júnior do Arroz, que diz ser o projeto muito eficiente, permite a geração de novos empregos no campo e o aumento da renda familiar da região. “Este é um modelo que precisa ser expandido por toda região, e que, com certeza, já começa fazer diferença nas economias tanto de Ariquemes como de Rio Crespo”, disse Mary. Participaram das visitas, além de Mary Braganhol e o prefeito de Rio Crespo; o Secretário de Agricultura Valdenir Mimí Machado (Rio Crespo), Hélio kreuzberg (coordenador do Prove); Henrique Fernandes (gerente do Serviço de Inspeção Municipal de Ariquemes).

Fonte: Ascom


 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam