Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes é premiada na 6ª edição do Prêmio Gestor Eficiente


 
O prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura, trouxe mais um prêmio para Ariquemes, que destacou o município e projetou Rondônia positivamente no cenário nacional. Desta vez, a cidade conquistou o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar ao lado de outros 24 municípios do país. Ariquemes foi premiada em primeiro lugar na categoria “Desenvolvimento Local – Região Norte”. 

Foram 1.099 mil prefeituras inscritas para o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, mas só 25 de todas as cinco regiões brasileiras sagraram - se vencedoras. Os 25 premiados foram classificados em categorias regionais e destaques nacionais, como capitais e grandes cidades. 

Ariquemes é referência na compra da alimentação escolar direta da agricultura familiar. No início de 2005 o prefeito Confúcio Moura descentralizou a compra da alimentação escolar, passando a responsabilidade da compra e verificação da qualidade da alimentação escolar para a escola através das APPs – Associação de Pais e Professores, por meio de convênio com a Prefeitura. Com isso, pais e professores passaram a ser os administradores do recurso, comprando do comércio em geral e principalmente dos pequenos empreendedores e agricultores familiares valorizando e incentivando a produção local. 

Para garantir a qualidade dos alimentos servidos às crianças, a administração tem como parceiros na fiscalização, a própria comunidade, por meio do Conselho de Alimentação Escolar, e acompanhamento de uma nutricionista. 

Confúcio fala de seu contentamento pela premiação. “Fiquei imensamente vaidoso por mais este prêmio, especialmente por promover a nossa cidade para todo o país. Isto é muito bom. Com este prêmio de gestão eficiente é mais uma que Ariquemes ganha. Neste ano já somamos várias premiações em nível nacional”, comemora o prefeito. 

De acordo com Confúcio “basta observar com atenção tudo que a prefeitura tem feito pela merenda e analisar os resultados desse empenho para saber que criança feliz tem tudo a ver com criança bem alimentada”. 

A cerimônia oficial de premiação, foi realizada em Brasília, na manhã da última quarta-feira (9-12), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Ministro da Educação, Fernando Haddad, prefeitos e prefeitas de todo o país. De Ariquemes, além do prefeito Confúcio Moura, também estavam presentes, Amauri Guedes e Antonio Marcos da Compra Direta.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

O Poder Executivo de Porto Velho encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 12/02/26, que institui a Política Municipal de Proteção à Mulhe

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, acompanha de forma contínua a situação do canal localizado na região do Cai N’Água, q

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)