Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes e FIMCA firmam convênio para estágio de medicina


  
A Prefeitura de Ariquemes e a FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho deram um importante passo no caminho da qualificação profissional e do atendimento em saúde no Município. O prefeito Confúcio Moura e o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho assinaram um termo de cooperação técnica que viabiliza a realização de estágio dos alunos do curso de Medicina na rede municipal de saúde. 

O objetivo do convênio é propiciar aos estudantes o desenvolvimento de atividades curriculares práticas e pesquisas nas diferentes áreas de atuação da Secretaria Municipal de Saúde. Para o médico e prefeito Confúcio Moura, o convênio é um bom negócio porque tanto a faculdade quanto o município saem ganhando. “Esses futuros médicos podem contribuir muito com a cidade e, em contrapartida, para eles também é bom, porque aumentarão seus conhecimentos sobre a saúde pública, as diretrizes do Sistema Único de Saúde e o atendimento humanizado”, explica o prefeito. 

O termo de cooperação terá vigência de 10 anos, podendo ser periodicamente reexaminado, sem qualquer ônus para a Prefeitura, que fica desobrigada do pagamento de qualquer importância financeira, bem como despesas inerentes ao processo de aprendizagem. Os locais de atuação serão nas dependências das seguintes unidades de saúde do município: Hospital Regional de Ariquemes (55 leitos), com Clínica Médica, Cirúrgica, Anestesia, Obstetrício e Ginecologia, Ortopédica Pediátrica, Sala Pré-Parto, Centro Cirúrgico e Pronto Socorro; Hospital da Criança (22 leitos), com Clínica Pediátrica, Berçário e Pronto Atendimento; Laboratório de Análises Clínicas; Serviços de Radiologia, Mamografia, Ultrasonografia, Endoscopia, Eletroencefalograma e Eletrocardiograma; 9 UBS – Unidades Básicas de Saúde, com estratégia em Saúde da Família; 1 Centro de Reabilitação Fisio, Fono, Psico; 1 CAPS – Centro de Atenção Psicossocial; 1 Centro de Internação domiciliar; 1 Centro de Atenção a Mulher; 1 SAE – Serviço de Atenção Especializada, em implantação; e 1 Serviço de Referência em Tuberculose, Hanseníase e Leschmaniose. 

Com essa iniciativa a FIMCA parte para a interiorização do campo de estágio dos acadêmicos de medicina, que já vem sendo realizado com sucesso na rede pública de saúde da capital, também mediante convênios assinados com a Prefeitura de Porto Velho e o Governo do Estado. 

Para o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho, essa parceria entre a faculdade e a comunidade é uma via de mão dupla onde vão circular serviço, cidadania, experiência e conhecimento, em benefício de todos. ”A comunidade precisa dos médicos que a faculdade forma e a faculdade precisa da comunidade para melhor qualificar seus acadêmicos, em termos práticos e de conhecimento da realidade local. Assim, o convênio que assinamos com a Prefeitura de Ariquemes vai garantir a troca de experiências e de conhecimentos entre nossos futuros profissionais da medicina e os médicos que já atuam no município”, disse Aparício. 

Fonte: Sergio Mello

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)