Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes é destaque como um dos 25 melhores municípios do país para se investir



Através de um estudo exclusivo, feito pela consultoria paulistana Geografia de Mercado para a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios,  Ariquemes aparece entre as 25 melhores cidades para o empreendedor.

Segundo a revista entre os indicadores avaliados estão, o crescimento do número de empregos e negócios abertos, a massa salarial, os depósitos bancários, o número de automóveis, o Produto Interno Bruto, o Índice de Desenvolvimento Humano e o Índice de Potencial de Consumo, sendo considerado não só o crescimento na década, mas também no último ano.

Na matéria, Ariquemes é descrita como o primeiro município em arrecadação do interior de Rondônia, ressalta a força na pecuária e na produção de café, cacau e cereais e destaca o extrativismo mineral, como sendo o município com o maior garimpo a céu aberto de cassiterita do mundo, além de ser rico em jazidas e topázios.

Outro destaque importante citado na matéria é a psicultura, demonstrando todo o potencial da cidade na produção de mais de mil toneladas de peixe in natura por mês.

Os aspectos físicos também se somam às qualidades de desenvolvimento, por ser uma cidade planejada com ruas largas e áreas de preservação ambiental. Com este quadro de potencialidades o município tornou-se um pólo de ofertas de comércio e serviços para a grande região de Ariquemes.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes – ACIA, Donizete José, salienta a importância desta conquista. “A ACIA fica orgulhosa deste resultado, isso mostra que o perfil dos moradores de Ariquemes é de pessoas comprometidas  com  o desenvolvimento do município, tanto a classe empresarial, quanto a administração municipal”, concluiu.

Ariquemes em números:
 
A seguir os resultados da pesquisa apresentada pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.
População em 2007: 82.388 hab.
Área: 4.427 km²
Produto Interno Bruto (PIB) em 2005: R$ 693.339.000,00
Índice de Desenvolvimento Humano (escala de 0 a 1): 0,752
Índice de Potencial de Consumo (%do Brasil): 0,04
Empregos em 2006: 11.912
Depósitos bancários em 2007: R$ 160.768.000,00
Nº de automóveis em 2007: 6.537
Receita orçamentária em 2006: 75.796.305,00

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce