Quarta-feira, 27 de agosto de 2008 - 12h55
Através de um estudo exclusivo, feito pela consultoria paulistana Geografia de Mercado para a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Ariquemes aparece entre as 25 melhores cidades para o empreendedor.
Segundo a revista entre os indicadores avaliados estão, o crescimento do número de empregos e negócios abertos, a massa salarial, os depósitos bancários, o número de automóveis, o Produto Interno Bruto, o Índice de Desenvolvimento Humano e o Índice de Potencial de Consumo, sendo considerado não só o crescimento na década, mas também no último ano.
Na matéria, Ariquemes é descrita como o primeiro município em arrecadação do interior de Rondônia, ressalta a força na pecuária e na produção de café, cacau e cereais e destaca o extrativismo mineral, como sendo o município com o maior garimpo a céu aberto de cassiterita do mundo, além de ser rico em jazidas e topázios.
Outro destaque importante citado na matéria é a psicultura, demonstrando todo o potencial da cidade na produção de mais de mil toneladas de peixe in natura por mês.
Os aspectos físicos também se somam às qualidades de desenvolvimento, por ser uma cidade planejada com ruas largas e áreas de preservação ambiental. Com este quadro de potencialidades o município tornou-se um pólo de ofertas de comércio e serviços para a grande região de Ariquemes.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes ACIA, Donizete José, salienta a importância desta conquista. A ACIA fica orgulhosa deste resultado, isso mostra que o perfil dos moradores de Ariquemes é de pessoas comprometidas com o desenvolvimento do município, tanto a classe empresarial, quanto a administração municipal, concluiu.
Ariquemes em números:
A seguir os resultados da pesquisa apresentada pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.
População em 2007: 82.388 hab.
Área: 4.427 km²
Produto Interno Bruto (PIB) em 2005: R$ 693.339.000,00
Índice de Desenvolvimento Humano (escala de 0 a 1): 0,752
Índice de Potencial de Consumo (%do Brasil): 0,04
Empregos em 2006: 11.912
Depósitos bancários em 2007: R$ 160.768.000,00
Nº de automóveis em 2007: 6.537
Receita orçamentária em 2006: 75.796.305,00
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Sebrae em Rondônia apoia Itapuã do Oeste na melhoria do ambiente de negócios
O Sebrae em Rondônia iniciou, em 2026, o Diagnóstico do Índice de Ambiente de Negócios (IAN) nos municípios do estado, por meio do Projeto Cidade Em

A coleta e o descarte adequado do lixo urbano em Porto Velho seguem garantidos pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), sem qualquer aumen

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade
Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)