Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes é destaque como um dos 25 melhores municípios do país para se investir



Através de um estudo exclusivo, feito pela consultoria paulistana Geografia de Mercado para a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios,  Ariquemes aparece entre as 25 melhores cidades para o empreendedor.

Segundo a revista entre os indicadores avaliados estão, o crescimento do número de empregos e negócios abertos, a massa salarial, os depósitos bancários, o número de automóveis, o Produto Interno Bruto, o Índice de Desenvolvimento Humano e o Índice de Potencial de Consumo, sendo considerado não só o crescimento na década, mas também no último ano.

Na matéria, Ariquemes é descrita como o primeiro município em arrecadação do interior de Rondônia, ressalta a força na pecuária e na produção de café, cacau e cereais e destaca o extrativismo mineral, como sendo o município com o maior garimpo a céu aberto de cassiterita do mundo, além de ser rico em jazidas e topázios.

Outro destaque importante citado na matéria é a psicultura, demonstrando todo o potencial da cidade na produção de mais de mil toneladas de peixe in natura por mês.

Os aspectos físicos também se somam às qualidades de desenvolvimento, por ser uma cidade planejada com ruas largas e áreas de preservação ambiental. Com este quadro de potencialidades o município tornou-se um pólo de ofertas de comércio e serviços para a grande região de Ariquemes.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes – ACIA, Donizete José, salienta a importância desta conquista. “A ACIA fica orgulhosa deste resultado, isso mostra que o perfil dos moradores de Ariquemes é de pessoas comprometidas  com  o desenvolvimento do município, tanto a classe empresarial, quanto a administração municipal”, concluiu.

Ariquemes em números:
 
A seguir os resultados da pesquisa apresentada pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.
População em 2007: 82.388 hab.
Área: 4.427 km²
Produto Interno Bruto (PIB) em 2005: R$ 693.339.000,00
Índice de Desenvolvimento Humano (escala de 0 a 1): 0,752
Índice de Potencial de Consumo (%do Brasil): 0,04
Empregos em 2006: 11.912
Depósitos bancários em 2007: R$ 160.768.000,00
Nº de automóveis em 2007: 6.537
Receita orçamentária em 2006: 75.796.305,00

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

A Prefeitura de Porto Velho informa que haverá reforço do transporte coletivo neste domingo (2), Dia de Finados, com objetivo de facilitar o acesso

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Desenvolvendo um importante trabalho de melhoria na infraestrutura do perímetro urbano da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho está conclu

Servidores sorteados no Mercado Cultural recebem prêmios

Servidores sorteados no Mercado Cultural recebem prêmios

Momento de muita euforia e felicidade para os trabalhadores da Prefeitura de Porto Velho que foram contemplados no sorteio de brindes, durante a festa

Gente de Opinião Sábado, 1 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)