Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes é considerada modelo de eficiência pela Eletrobrás e Eletronorte


A Prefeitura de Ariquemes mostrou que, com algumas medidas simples, é possível reduzir significativamente o consumo de energia elétrica e economizar dinheiro dos cofres públicos. Em  11 meses, a Prefeitura economizou R$ 300 mil em contas de energia  do município cortando desperdícios. A estratégia foi identificar os pontos críticos onde o consumo era maior e atacá-los. Na tarde desta segunda-feira (27), uma solenidade de premiação realizada na Associação Comercial e Industrial de Ariquemes – Acia –  marcou o reconhecimento da Eletrobrás e da Eletronorte à eficiência da  administração municipal na gestão do consumo de energia elétrica.   “Nosso trabalho só é possível se a administração municipal está disposta a colaborar. Adoro Ariquemes por isso. Aqui as coisas funcionam”, afirmou o superintendente de pesquisa e desenvolvimento técnico da Eletronorte, Luis Cláudio Silva Frade.
     
Segundo a Coordenadora do Programa Eletronorte de Eficiência Energética, Neuza Rodrigues, Ariquemes já é modelo para todo o Estado e se mostrou uma grande parceira do Programa . “Com o diagnóstico concluído agora é só agir. Por exemplo, uma luminária não eficiente deve dar lugar a uma eficiente. A estimativa é de que a economia que já está sendo conquistada, possa chegar a mais 30%”, ressaltou
    
A Prefeitura de Ariquemes firmou uma parceria com a Eletronorte e Eletrobrás através do Planejamento Municipal de Gestão Energética – PLAMGE -, em setembro de 2006. O Programa  consiste em diagnosticar o consumo excessivo de energia elétrica em cada departamento público.
      
De lá para cá a Prefeitura substituiu as lâmpadas à vapor de mercúrio  pelas de vapor de sódio - que consomem até 18 w a menos cada uma -.  Ao todo foram trocadas mais de 7 mil lâmpadas em toda a  cidade, sem falar dos reatores e relés. Outro fator que vem contribuindo para este significante resultado é a campanha de conscientização realizada em todos os departamentos da administração municipal e escolas.  
   Acima de cada interruptor o mesmo lembrete. ‘Ao sair apague a luz. Você só tem a ganhar com isso’. O dinheiro economizado vem sendo aplicado principalmente em iluminação pública, sendo esta a maior despesa do município.
     
Estiveram presentes à solenidade de entrega oficial   do PLAMGE o Prefeito Confúcio Moura, o vice-prefeito Amauri Guedes, o senador Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp, os deputados federais Natan Donadon e Eduardo Valverde, o deputado estadual Tiziu Jidalias, os vereadores Tibério Cardoso, Alex Redano, Enoque e João Leite,  os secretários municipais, Vitório Higuti, da Agricultura, Gilvan Ramos, do Planejamento e Fazenda, Marcelo Santos, da Controladoria e Gestão, Fernando Lima, de Obras e Serviços Públicos, Carla Mangabeira, do Desenvolvimento Social, Carlos Alberto Caieiro, da Saúde, o chefe de gabinete Clovis José de Souza e representantes da Eletronorte e Eletrobrás.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento