Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

ARIQUEMES: Declaração do ITR tem início nesta segunda



A partir de segunda-feira, 18 de agosto, o Departamento de Controle Urbano da Secretaria Municipal de Planejamento estará emitindo a declaração do Imposto Territorial Rural – ITR.

Os produtores rurais devem se dirigir ao prédio da Prefeitura de Ariquemes para obter a sua declaração, mesmo quem é isento, ou seja, quem possui propriedade de até cem hectares e tenha apenas um imóvel em seu nome. Caso não declare terá que pagar uma multa no valor de cinqüenta reais.

Para quem vai fazer a declaração do ITR pela primeira vez é necessário trazer fotocópia do documento de posse do terreno e dos documentos pessoais. Para quem já declara, basta trazer uma declaração do ano anterior. O valor mínimo do imposto é de dez reais.

A declaração é disponibilizada via internet através de um programa fornecido pela Receita Federal, que calcula as taxas e emite o documento.

A Prefeitura alerta que é de suma importância o produtor rural estar em dia com o ITR, sendo este um documento necessário para requerer benefícios do INSS e também realizar transações bancárias.

O coordenador de Planejamento e Controle Urbano, Claudenir de Oliveira Rocha, ressalta que o serviço oferecido pela Prefeitura é totalmente gratuito e o prazo vai até  30 de setembro. O horário de atendimento é das 7h30 às 13h30, no Departamento de Controle Urbano, sala 04, do prédio da Prefeitura.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

A Praça Aluízio Ferreira continua sendo ponto de encontro das famílias. Na noite de ontem (19), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de De

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)