Quinta-feira, 29 de novembro de 2007 - 10h25
Com a chegada do período chuvoso, os focos do mosquito da dengue aumentaram significativamente em Ariquemes. As autoridades de saúde do município alertam para o perigo iminente de epidemia e convocam a população ao combate sistemático dos focos da doença. 80% deles estão nas residências, portanto, a eficiência das ações para o combate à dengue, passa necessariamente pelo envolvimento da comunidade.
É impossível fazer um trabalho de resultados positivos sem a participação da população. Combater a dengue não é só problema do município, mas principalmente das pessoas que vivem nele. Todos devem contribuir para que esta epidemia não aconteça, explica o coordenador do Programa de Prevenção e Controle, Fábio Gonçalves de Lima.
A Prefeitura tem criado mecanismos para facilitar o combate à doença. Um deles é o LIRAa Levantamento do Índice Rápido -, instituído em junho deste ano, com a finalidade de agilizar o direcionamento das ações de prevenção e controle da dengue.
A grande vantagem do LIRAa é a agilidade. Antes o tempo para realizar um estudo de causa levava cerca de 40 dias. Agora, com o levantamento rápido, os resultados são apresentados em no máximo três dias.
No último estudo, feito entre os dias 30/10 e 01/11, constatou-se que o município está na margem de risco de uma epidemia de dengue, marcando mais de 4,5 %. Segundo o Ministério da Saúde, uma localidade está fora de risco quando os índices são menores ou iguais a 1%. Quando os registros passam de 3,9%, o lugar é classificado de alto risco.
A comunidade deve ficar atenta também, aos sintomas da doença, que são: febre, vômitos, dores abdominais, na cabeça e na região atrás dos olhos, nas costas e desconforto respiratório. Ao perceber qualquer um destes sintomas, a primeira atitude do possível infectado deve ser a de procurar um posto de saúde para ser examinado.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025
A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho
Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr
Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)