Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes cria políticas de combate e prevenção a dengue


Com a chegada do período chuvoso, os focos do mosquito da dengue aumentaram significativamente em Ariquemes. As autoridades de saúde do município alertam para o perigo iminente de epidemia e convocam a população ao combate sistemático dos focos da doença. 80% deles estão nas residências, portanto, a eficiência das ações para o combate à dengue, passa necessariamente pelo envolvimento da comunidade.

“É impossível fazer um trabalho de resultados positivos sem a participação da população. Combater a dengue não é só problema do município, mas principalmente das pessoas que vivem nele. Todos devem contribuir para que esta epidemia não aconteça”, explica o coordenador do Programa de Prevenção e Controle, Fábio Gonçalves de Lima.

A Prefeitura tem criado mecanismos para facilitar o combate à doença. Um deles é o LIRAa – Levantamento do Índice Rápido -,  instituído em junho deste ano, com a finalidade de agilizar o direcionamento das ações de prevenção e controle da dengue.
A grande vantagem do LIRAa é a agilidade. Antes o tempo para realizar um estudo de causa levava cerca de 40 dias. Agora, com o levantamento rápido, os resultados são apresentados em no máximo três dias.

No último estudo, feito entre os dias 30/10 e 01/11, constatou-se que o município está na margem de risco de uma epidemia de dengue, marcando mais de 4,5 %. Segundo o Ministério da Saúde, uma localidade está fora de risco quando os índices são menores ou iguais a 1%. Quando os registros passam de 3,9%, o lugar é classificado de alto risco.

A comunidade deve ficar atenta também, aos sintomas da doença, que são: febre, vômitos, dores abdominais, na cabeça e na região atrás dos olhos, nas costas e desconforto respiratório. Ao perceber qualquer um destes sintomas, a primeira atitude do possível infectado deve ser a de procurar um posto de saúde para ser examinado.

Fonte: Ascom

 

Mais Sobre Municípios

Prefeitura de Porto velho faz chamamento público para artistas que comporão calendário cultural

Prefeitura de Porto velho faz chamamento público para artistas que comporão calendário cultural

A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural (Funcultural), divulgou edital de Chamamento Público para seleção de grupos, bandas e artist

Prefeitura de Rolim de Moura divulga resultado final do chamamento público

Prefeitura de Rolim de Moura divulga resultado final do chamamento público

A Prefeitura de Rolim de Moura (RO), por meio da secretaria municipal de Agricultura (Semagri), divulgou nessa sexta-feira, (14/02), no diário ofici

Castanheiras faz 28 anos de emancipação política

Castanheiras faz 28 anos de emancipação política

O município de Castanheiras (RO) completa 28 anos de emancipação política nesse dia 13 de fevereiro de 2020, mas as comemorações acontecerão no dia 01

Nota de repúdio da FESEC contra ato do prefeito Hildon Chaves

Nota de repúdio da FESEC contra ato do prefeito Hildon Chaves

NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO AO PÚBLICOA Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – FESEC, vem a público esclarecer e