Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes cria políticas de combate e prevenção a dengue


Com a chegada do período chuvoso, os focos do mosquito da dengue aumentaram significativamente em Ariquemes. As autoridades de saúde do município alertam para o perigo iminente de epidemia e convocam a população ao combate sistemático dos focos da doença. 80% deles estão nas residências, portanto, a eficiência das ações para o combate à dengue, passa necessariamente pelo envolvimento da comunidade.

“É impossível fazer um trabalho de resultados positivos sem a participação da população. Combater a dengue não é só problema do município, mas principalmente das pessoas que vivem nele. Todos devem contribuir para que esta epidemia não aconteça”, explica o coordenador do Programa de Prevenção e Controle, Fábio Gonçalves de Lima.

A Prefeitura tem criado mecanismos para facilitar o combate à doença. Um deles é o LIRAa – Levantamento do Índice Rápido -,  instituído em junho deste ano, com a finalidade de agilizar o direcionamento das ações de prevenção e controle da dengue.
A grande vantagem do LIRAa é a agilidade. Antes o tempo para realizar um estudo de causa levava cerca de 40 dias. Agora, com o levantamento rápido, os resultados são apresentados em no máximo três dias.

No último estudo, feito entre os dias 30/10 e 01/11, constatou-se que o município está na margem de risco de uma epidemia de dengue, marcando mais de 4,5 %. Segundo o Ministério da Saúde, uma localidade está fora de risco quando os índices são menores ou iguais a 1%. Quando os registros passam de 3,9%, o lugar é classificado de alto risco.

A comunidade deve ficar atenta também, aos sintomas da doença, que são: febre, vômitos, dores abdominais, na cabeça e na região atrás dos olhos, nas costas e desconforto respiratório. Ao perceber qualquer um destes sintomas, a primeira atitude do possível infectado deve ser a de procurar um posto de saúde para ser examinado.

Fonte: Ascom

 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç