Quinta-feira, 29 de novembro de 2007 - 10h25
Com a chegada do período chuvoso, os focos do mosquito da dengue aumentaram significativamente em Ariquemes. As autoridades de saúde do município alertam para o perigo iminente de epidemia e convocam a população ao combate sistemático dos focos da doença. 80% deles estão nas residências, portanto, a eficiência das ações para o combate à dengue, passa necessariamente pelo envolvimento da comunidade.
É impossível fazer um trabalho de resultados positivos sem a participação da população. Combater a dengue não é só problema do município, mas principalmente das pessoas que vivem nele. Todos devem contribuir para que esta epidemia não aconteça, explica o coordenador do Programa de Prevenção e Controle, Fábio Gonçalves de Lima.
A Prefeitura tem criado mecanismos para facilitar o combate à doença. Um deles é o LIRAa Levantamento do Índice Rápido -, instituído em junho deste ano, com a finalidade de agilizar o direcionamento das ações de prevenção e controle da dengue.
A grande vantagem do LIRAa é a agilidade. Antes o tempo para realizar um estudo de causa levava cerca de 40 dias. Agora, com o levantamento rápido, os resultados são apresentados em no máximo três dias.
No último estudo, feito entre os dias 30/10 e 01/11, constatou-se que o município está na margem de risco de uma epidemia de dengue, marcando mais de 4,5 %. Segundo o Ministério da Saúde, uma localidade está fora de risco quando os índices são menores ou iguais a 1%. Quando os registros passam de 3,9%, o lugar é classificado de alto risco.
A comunidade deve ficar atenta também, aos sintomas da doença, que são: febre, vômitos, dores abdominais, na cabeça e na região atrás dos olhos, nas costas e desconforto respiratório. Ao perceber qualquer um destes sintomas, a primeira atitude do possível infectado deve ser a de procurar um posto de saúde para ser examinado.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Terça-feira, 27 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)