Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes cria empresa municipal de saneamento


 
O Projeto de Lei, que cria a Autarquia Saneamentos de Ariquemes – Saneari - foi aprovado nesta quarta-feira em sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Ariquemes. Depois de sancionado pelo prefeito Márcio Raposo, o executivo municipal já poderá iniciar os procedimentos de implantação da empresa pública, que será responsável pelo gerenciamento, administração e realização dos trabalhos de saneamento básico, tratamento de esgoto e abastecimento de água para todos os bairros da cidade. O projeto foi aprovado por nove votos favoráveis.

O Vereador Val do PT foi o único a votar contra a implantação da empresa estatal. Presidente da Câmara, o vereador, disse na tribuna, que já havia informado ao prefeito Márcio, sua posição contrária, mas que continua a defender o governo do atual prefeito.

Apesar de a Saneari ser responsável por todos os serviços que requer especificidade na área, o projeto prevê que outras empresas qualificadas poderão participar de licitações e oferecer trabalhos inerentes a saneamentos e áreas afins: distribuição de água tratada e serviço de aterro sanitário. Dentre estas empresas está a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – Caerd, que hoje é responsável, exclusiva, pela prestação do serviço.

A empresa, municipal, vai administrar milhões de recursos vindos do governo federal, especialmente verbas do PAC. “Não queremos acabar com a Caerd”, disse o vereador Clovis José, Líder do governo na Câmara Municipal. O vereador, do PMDB, enfatiza que a mão de obra de profissionais da Caerd não vai deixar de ser contemplada pela nova empresa, “desde que a Caerd participe do processo de licitação, na disputa com outras empresas do ramo”, enfatizou.

Clovis disse que, enquete feita por uma emissora de rádio local, a maioria esmagadora dos ouvintes que participaram, afirmou ser favorável a instituição da empresa pública. Na mesma direção, o Vereador João Leite disse que a criação da autarquia é de fundamental importância, considerando que a população de Ariquemes anseia por um serviço de saneamento básico de qualidade.

 Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce