Porto Velho (RO) quarta-feira, 27 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Ariquemes: 114 novos policiais reforçam a segurança


Em cumprimento ao conjunto de metas e iniciativas estabelecidas pelo Governo do Estado no combate aos alarmantes índices de criminalidade enfrentados na região do Vale do Jamari, o secretário de Segurança Pública, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec), Marcelo Bessa e o comandante geral da Policia Militar, Paulo Cezar Figueiredo, estiveram em Ariquemes, nesta sexta-feira (21), apresentando para a comunidade, 114 novos policiais que irão integrar a corporação do 7º Batalhão da PM.

Durante a solenidade o comandante geral da PM explicou que todos os novos políciais passaram pelo curso de formação básica da Policia Militar, com duração de seis meses em regime de dedicação integral com disciplinas teóricas e práticas, sendo os alunos remanescentes do concurso público realizado pelo Estado em 2008. Ressaltando que os novos policiais saíram da Diretoria de Ensino com conhecimentos em disciplinas militares, hierarquia, direitos humanos e outros, como o curso de Especialização em Polícia Comunitária voltado para obtenção de rápidos resultados junto a comunidade.

Para o comandante geral da PM, o policiamento comunitário está entre um dos principais eixos do trabalho da corporação, com objetivos e resultados bem definidos. O eixo, segundo Paulo Cezar, foi uma das disciplinas explanadas durante o curso.

Prontos para ingressar no trabalho, os novos policiais serão distribuídos nos 8 municípios da região.

Representando o governador Confúcio Moura, o secretário da Sesdec, Marcelo Bessa, em seu pronunciamento, falou sobre o restabelecimento da “paz pública” e dos índices acentuados de criminalidade que ainda marcam a realidade da grande região de Ariquemes. “Somando toda a região, os índices apontam números comparativos a criminalidade apresentada na capital. Se reduzidos esses índices, o número de criminalidade do estado será todo reduzido, por isso este número de contingente destinado para a região”, ressaltou.

O secretário lembra ainda que outras medidas estão sendo tomadas por parte do governo do estado, que já a partir do próximo ano acontecerá uma reestruturação das delegacias e dos equipamentos de trabalho dos órgãos que cuidam da segurança pública do estado. Lembrando que só pelo PIDISE serão investidos R$ 130 milhões na segurança pública.

O secretário falou sobre os esforços de todo o batalhão, comando pelo Tenente Coronel Enedy, que se destaca no combate a criminalidade, desenvolvendo ações como a operação Jamari e agradeceu o apoio das entidades, inclusive da prefeitura do ministério público.

Direcionado aos novos “agentes da segurança pública”, o secretário falou da carreira policial que demanda equilíbrio emocional, coragem pessoal, além da liderança, relativamente a comunidade policial e a própria sociedade e o compromisso de dedicação integral ao serviço policial militar, à manutenção da ordem pública e a segurança da comunidade mesmo com o risco da própria.

Foi ressaltado pelo secretário, o compromisso do governador do estado no atendimento as demandas, no que diz respeito a segurança pública, e que este reforço é considerável, principalmente, se comparado com as baixas que ocorrerão com a transposição.

A solenidade foi marcada ainda pela homenagem aos policiais que se destacaram no mês de novembro no 7º BPM e pela oficialização da promoção de policiais daquele Batalhão.

Acompanhando a comitiva, o comandante geral do Corpo de Bombeiro, Coronel Caetano, falou sobre a nova estrutura do quartel dos Bombeiros em Ariquemes, cuja obra está prevista para iniciar nos primeiros meses de 2013.

Participaram da solenidade, prefeito de Ariquemes, que trabalha em parceria com o estado em diversas ações que contribuem para o combate a criminalidade; o promotor de Justiça, Ediberto Tabalipa; presidente da Associação Comercial, Jonas Perutti, deputado estadual Adelino Follador, secretário regional, Roni Argeu, entre outras lideranças.

Fonte: Daniele Basso –  Decom
 

Mais Sobre Municípios

Professores de Rolim de Moura são homenageados com Moção de Honra e Reconhecimento

Professores de Rolim de Moura são homenageados com Moção de Honra e Reconhecimento

Na manhã de segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) em parceria com a Câmara de Vereadores em nome da Prefeitura de

Prefeitura e Saae participam da 3ª Semana das Engenharias na Fimca de Vilhena

Prefeitura e Saae participam da 3ª Semana das Engenharias na Fimca de Vilhena

Nesta segunda-feira o prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, e o diretor geral do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae), Faiçal Akkari, particip

Obras de saneamento recebe visita técnica do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Ariquemes

Obras de saneamento recebe visita técnica do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Ariquemes

Na tarde da última quinta-feira (22.10), representantes do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Ariquemes, realizaram uma visita técnica às ob

Vilhena cresce mais que Estado e Brasil em 2020 e 2021 gerando empregos e abrindo empresas

Vilhena cresce mais que Estado e Brasil em 2020 e 2021 gerando empregos e abrindo empresas

O bom momento econômico de Vilhena fica evidente com relatórios emitidos pelo Ministério do Trabalho (MTE) e pela Secretaria Municipal de Fazenda (S