Sexta-feira, 24 de outubro de 2008 - 11h30
Um núcleo muito bem desenvolvido de tempestade atuou no período da tarde provocando fortes pancadas de chuva no centro-norte de Rondônia. Em Ariquemes, a chuva foi torrencial no interior do município e moderada na zona urbana.
Daniel Panobianco O calor de 34,1°C registrado ontem em Ariquemes e a alta umidade relativa do ar foram os ingredientes principais para o desenvolvimento de uma célula convectiva muito intensa de tempestade a oeste da zona urbana, na divisa com o município de Alto Paraíso.
O temporal começou pouco depois das 13 horas (local) durando cerca de 45 minutos, aproximadamente, com forte ventania, raios e até precipitação de granizo em alguns bairros.
Devido aos ventos fortes, algumas residências tiveram o telhado danificado, assim como prédios públicos e o comércio em geral. De acordo com a equipe do Corpo de Bombeiros, solicitações para o corte de árvores que caíram foram efetuadas, sendo o caso mais significativo ocorrido no Fórum, onde uma árvore caiu em cima de um carro. Pelo menos dois prédios públicos, sendo escolas, tiveram parte do telhado danificado pelo vento forte.
Dados do hidroestimador de precipitação do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), (imagem) indicaram precipitação muito significativa, com mais de 50 milímetros por hora, sendo que a tormenta não durou mais que 45 minutos.
Na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) que fica do outro lado do ocorrido, sentido Machadinho d' Oeste, a rajada máxima de vento alcançou 46,4 km/h e a precipitação atingiu 29,6 mm. Em menos de duas horas, a temperatura despencou de 34,1°C. Nesse ponto de coleta, o volume de chuva chegou aos 43,6 mm. para 22,5°C. Já na estação da SEDAM (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental), próxima ao aeroporto, o vento máximo chegou a 17,4 m/s, o que equivale a 62,6 km/h.
A mesma área de tempestade provocou chuvas fortes no interior dos municípios de Alto Paraíso, Buritis e Monte Negro.
Também foram registradas ontem chuvas intensas entre os municípios de Presidente Médici e Cacoal no final da tarde.
Dados: CPTEC/INPE INMET SEDAM Corpo de Bombeiros
Fonte: De olho no tempo
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364
A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho vai realizar o Natal 2025 com menor investimento, ampliando a decoração natalina para todos os distritos e reforçando o

Quem aí gosta de fastfood com os famosos sanduiches da rede mundial de restaurantes "MC Donald's"? Muita gente gosta dessa e de outras marcas como B
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)