Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Área de tempestade provoca prejuízos em Ariquemes


 
Um núcleo muito bem desenvolvido de tempestade atuou no período da tarde provocando fortes pancadas de chuva no centro-norte de Rondônia. Em Ariquemes, a chuva foi torrencial no interior do município e moderada na zona urbana.

Daniel Panobianco – O calor de 34,1°C registrado ontem em Ariquemes e a alta umidade relativa do ar foram os ingredientes principais para o desenvolvimento de uma célula convectiva muito intensa de tempestade a oeste da zona urbana, na divisa com o município de Alto Paraíso.

O temporal começou pouco depois das 13 horas (local) durando cerca de 45 minutos, aproximadamente, com forte ventania, raios e até precipitação de granizo em alguns bairros.

Devido aos ventos fortes, algumas residências tiveram o telhado danificado, assim como prédios públicos e o comércio em geral. De acordo com a equipe do Corpo de Bombeiros, solicitações para o corte de árvores que caíram foram efetuadas, sendo o caso mais significativo ocorrido no Fórum, onde uma árvore caiu em cima de um carro. Pelo menos dois prédios públicos, sendo escolas, tiveram parte do telhado danificado pelo vento forte.

Dados do hidroestimador de precipitação do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), (imagem) indicaram precipitação muito significativa, com mais de 50 milímetros por hora, sendo que a tormenta não durou mais que 45 minutos.

Na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) que fica do outro lado do ocorrido, sentido Machadinho d' Oeste, a rajada máxima de vento alcançou 46,4 km/h e a precipitação atingiu 29,6 mm. Em menos de duas horas, a temperatura despencou de 34,1°C. Nesse ponto de coleta, o volume de chuva chegou aos 43,6 mm. para 22,5°C. Já na estação da SEDAM (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental), próxima ao aeroporto, o vento máximo chegou a 17,4 m/s, o que equivale a 62,6 km/h.

A mesma área de tempestade provocou chuvas fortes no interior dos municípios de Alto Paraíso, Buritis e Monte Negro.

Também foram registradas ontem chuvas intensas entre os municípios de Presidente Médici e Cacoal no final da tarde.

Dados: CPTEC/INPE – INMET – SEDAM – Corpo de Bombeiros
Fonte: De olho no tempo

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce