Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Aquisição de Alimentos distribui mais de 16 toneladas em Porto Velho


Aquisição de Alimentos distribui mais de 16 toneladas em Porto Velho - Gente de Opinião

Em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, a gestão do prefeito Hildon Chaves, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), comandada por Luis Cláudio Pereira, o Luiz Cláudio da Agricultura, promoveu ontem a aquisição de alimentos produzidos por pequenos agricultores inscritos Programa, com recursos oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo do Estado.

Segundo a coordenadora do PAA, engenheira florestal Joana D´Arc Alves e representante da Semagric no projeto, foram distribuídas mais de 16 toneladas de alimentos ( frutas, hortaliças, e legumes), de excelente padrão de qualidade e recém colhidos.

Joana explica que a Seagri compra e paga e a Semagric cadastra as entidades aptas a serem beneficiadas, transporta, recebe e distribui os produtos. No caso do PAA estadual foram atendidas mais de 2.800 famílias. Já o PAA Federal está em processo de transição da Emater para a Semagric. O diferencial é que atende também os distritos e contemplou, nessa entrega, aproximadamente 200 famílias.

O evento ainda conta com a parceria do Sesc, através do Projeto Mesa Brasil, uma espécie de banco de alimentos de colheita urbana. Recebe alimentos que não estão bons para a comercialização, mas adequados para o consumo humano, e distribui para famílias de baixa renda, “engordando” o pacote de pessoas beneficiadas. “As doações vêm de supermercados, padarias, supermercados e similares”, explicou Keila, representante do Sesc.

Luis Cláudio da Agricultura disse que o PAA Rondônia hoje tem cerca de 90 produtores cadastrados, mas que a intenção é aumentar esse número com a criação do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos, projeto sugerido pelo prefeito Hildon Chaves e que está em elaboração pelos técnicos da Semagric.

“Com o PMAA vamos aumentar consideravelmente o número de produtores rurais do Programa de Agricultura Familiar que podem comercializar. Isso garante a rentabilidade das famílias rurais, incentiva o pequeno agronegócio, faz girar dinheiro nas comunidades e principalmente atende famílias cadastradas junto às associações e Centro de Referências em Assistência Social. Incentivar pequenos produtores a continuar em suas áreas, estimular jovens e mulheres a trabalhar a terra é uma das metas da administração Hildon Chaves e que está sendo trabalhado com dedicação por toda a equipe da Semagric”, concluiu Luis Cláudio.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Gente de Opinião Sexta-feira, 30 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)