Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Aquisição de Alimentos distribui mais de 16 toneladas em Porto Velho


Aquisição de Alimentos distribui mais de 16 toneladas em Porto Velho - Gente de Opinião

Em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, a gestão do prefeito Hildon Chaves, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), comandada por Luis Cláudio Pereira, o Luiz Cláudio da Agricultura, promoveu ontem a aquisição de alimentos produzidos por pequenos agricultores inscritos Programa, com recursos oriundos do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo do Estado.

Segundo a coordenadora do PAA, engenheira florestal Joana D´Arc Alves e representante da Semagric no projeto, foram distribuídas mais de 16 toneladas de alimentos ( frutas, hortaliças, e legumes), de excelente padrão de qualidade e recém colhidos.

Joana explica que a Seagri compra e paga e a Semagric cadastra as entidades aptas a serem beneficiadas, transporta, recebe e distribui os produtos. No caso do PAA estadual foram atendidas mais de 2.800 famílias. Já o PAA Federal está em processo de transição da Emater para a Semagric. O diferencial é que atende também os distritos e contemplou, nessa entrega, aproximadamente 200 famílias.

O evento ainda conta com a parceria do Sesc, através do Projeto Mesa Brasil, uma espécie de banco de alimentos de colheita urbana. Recebe alimentos que não estão bons para a comercialização, mas adequados para o consumo humano, e distribui para famílias de baixa renda, “engordando” o pacote de pessoas beneficiadas. “As doações vêm de supermercados, padarias, supermercados e similares”, explicou Keila, representante do Sesc.

Luis Cláudio da Agricultura disse que o PAA Rondônia hoje tem cerca de 90 produtores cadastrados, mas que a intenção é aumentar esse número com a criação do Programa Municipal de Aquisição de Alimentos, projeto sugerido pelo prefeito Hildon Chaves e que está em elaboração pelos técnicos da Semagric.

“Com o PMAA vamos aumentar consideravelmente o número de produtores rurais do Programa de Agricultura Familiar que podem comercializar. Isso garante a rentabilidade das famílias rurais, incentiva o pequeno agronegócio, faz girar dinheiro nas comunidades e principalmente atende famílias cadastradas junto às associações e Centro de Referências em Assistência Social. Incentivar pequenos produtores a continuar em suas áreas, estimular jovens e mulheres a trabalhar a terra é uma das metas da administração Hildon Chaves e que está sendo trabalhado com dedicação por toda a equipe da Semagric”, concluiu Luis Cláudio.

Mais Sobre Municípios

Prefeitura de Porto velho faz chamamento público para artistas que comporão calendário cultural

Prefeitura de Porto velho faz chamamento público para artistas que comporão calendário cultural

A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural (Funcultural), divulgou edital de Chamamento Público para seleção de grupos, bandas e artist

Prefeitura de Rolim de Moura divulga resultado final do chamamento público

Prefeitura de Rolim de Moura divulga resultado final do chamamento público

A Prefeitura de Rolim de Moura (RO), por meio da secretaria municipal de Agricultura (Semagri), divulgou nessa sexta-feira, (14/02), no diário ofici

Castanheiras faz 28 anos de emancipação política

Castanheiras faz 28 anos de emancipação política

O município de Castanheiras (RO) completa 28 anos de emancipação política nesse dia 13 de fevereiro de 2020, mas as comemorações acontecerão no dia 01

Nota de repúdio da FESEC contra ato do prefeito Hildon Chaves

Nota de repúdio da FESEC contra ato do prefeito Hildon Chaves

NOTA DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO AO PÚBLICOA Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – FESEC, vem a público esclarecer e