Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Anselmo entrega casas a produtores rurais


 
No último final de semana, trabalhadores rurais do município de Governador Jorge Teixeira foram beneficiados com a entrega de casas de alvenaria adquiridas por meio do Programa Melhoria da Qualidade Habitacional Rural, do Governo Federal. Dezessete moradias foram entregues para famílias do Setor São Vicente, linha 621. O município já conta com 31 casas construídas por meio do programa. O ato contou com a presença do prefeito municipal Francisco de Assis Neto, deputado federal Anselmo de Jesus (PT/RO), presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da população, que lotou o salão da comunidade.

Com trabalho de articulação do deputado federal Anselmo de Jesus e a parceria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), desde 2006 o programa habitacional é aplicado em Rondônia e executado com a Caixa Econômica Federal (CEF) e o próprio beneficiário. No Estado 25 municípios já foram contemplados. Em duas etapas de execução do programa, mais de 700 casas foram construídas para famílias de produtores rurais.

A terceira etapa, que será executada ainda neste ano, prevê mais mil casas beneficiando a classe de produtores rurais da agricultura familiar. Participam do programa agricultores filiados e organizados por meio dos sindicatos dos trabalhadores rurais de diversas cidades de Rondônia.

“A luta desses trabalhadores é de mais de 15 anos, pois as casas vindas por meio de financiamento só existiam nos perímetros urbanos e hoje o homem do campo tem esse benefício”, explica Anselmo. “Subsidiados pelo governo federal construíram seu teto, passando a ter maior qualidade de vida”, enfatiza.


Realização

O agricultor Ricardo Gomes construiu sua casa sendo beneficiado na primeira etapa. Com 6 mil reais recebidos iniciou a obra e foi melhorando a estrutura de sua casa conforme suas possibilidades. “É ótimo este tipo de programa que nos estimula e aumenta nossa auto-estima por ter uma moradia digna”, disse Ricardo. “Este empurrão do Governo Federal fez com que a cidade toda ganhasse com o movimento que este dinheiro gerou por meio de compra de materiais e contratação de pedreiros, por exemplo”, completou.

O programa é considerado como um importante conquista dos movimentos sindicais. “Com a organização dos produtores rurais e com a atenção especial que o governo Lula tem dado a esta classe, esse sonho (habitação de qualidade para o trabalhador rural) tornou-se realidade e fico feliz em ver isso se concretizar”, disse Anselmo de Jesus

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: