Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Anselmo entrega casas a produtores rurais


 
No último final de semana, trabalhadores rurais do município de Governador Jorge Teixeira foram beneficiados com a entrega de casas de alvenaria adquiridas por meio do Programa Melhoria da Qualidade Habitacional Rural, do Governo Federal. Dezessete moradias foram entregues para famílias do Setor São Vicente, linha 621. O município já conta com 31 casas construídas por meio do programa. O ato contou com a presença do prefeito municipal Francisco de Assis Neto, deputado federal Anselmo de Jesus (PT/RO), presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da população, que lotou o salão da comunidade.

Com trabalho de articulação do deputado federal Anselmo de Jesus e a parceria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), desde 2006 o programa habitacional é aplicado em Rondônia e executado com a Caixa Econômica Federal (CEF) e o próprio beneficiário. No Estado 25 municípios já foram contemplados. Em duas etapas de execução do programa, mais de 700 casas foram construídas para famílias de produtores rurais.

A terceira etapa, que será executada ainda neste ano, prevê mais mil casas beneficiando a classe de produtores rurais da agricultura familiar. Participam do programa agricultores filiados e organizados por meio dos sindicatos dos trabalhadores rurais de diversas cidades de Rondônia.

“A luta desses trabalhadores é de mais de 15 anos, pois as casas vindas por meio de financiamento só existiam nos perímetros urbanos e hoje o homem do campo tem esse benefício”, explica Anselmo. “Subsidiados pelo governo federal construíram seu teto, passando a ter maior qualidade de vida”, enfatiza.


Realização

O agricultor Ricardo Gomes construiu sua casa sendo beneficiado na primeira etapa. Com 6 mil reais recebidos iniciou a obra e foi melhorando a estrutura de sua casa conforme suas possibilidades. “É ótimo este tipo de programa que nos estimula e aumenta nossa auto-estima por ter uma moradia digna”, disse Ricardo. “Este empurrão do Governo Federal fez com que a cidade toda ganhasse com o movimento que este dinheiro gerou por meio de compra de materiais e contratação de pedreiros, por exemplo”, completou.

O programa é considerado como um importante conquista dos movimentos sindicais. “Com a organização dos produtores rurais e com a atenção especial que o governo Lula tem dado a esta classe, esse sonho (habitação de qualidade para o trabalhador rural) tornou-se realidade e fico feliz em ver isso se concretizar”, disse Anselmo de Jesus

Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç