Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Anselmo de Jesus entrega equipamentos agrícolas no interior do estado



De acordo com o deputado Anselmo de Jesus a entrega de recursos é importante para o desenvolvimento da agricultura familiar, mas que é preciso principalmente de políticas públicas que permitam dias mais sustentáveis para o setor

No último final de semana o deputado federal Anselmo de Jesus (PT/RO) cumpriu extensa agenda, visitando municípios da região da BR 429 e Sul do Estado. Os municípios Alvorada do Oeste, Seringueiras, São Francisco, Costa Marques e Vilhena recepcionaram o deputado que entre reuniões com as comunidades entregou diversos equipamentos agrícolas para associações de produtores rurais e veículos para sindicatos de trabalhadores rurais.

Foram mais de R$ 490 mil aplicados em cinco carros 0km para os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) dos municípios de Alvorada do Oeste (um carro), Seringueiras (um carro), São Francisco (um carro) e Vilhena (dois carros), os quais permitirão um melhor serviço da entidade representativa juntos aos trabalhadores; equipamentos e maquinários agrícolas entre tanques de resfriamento de leite (seis para Alvorada do Oeste), secador de café (um Seringueiras), tratores com implementos (dois para São Francisco); e microtratores (dois para Vilhena) foram entregues para associações de produtores rurais dos municípios relacionados. O STTR de Vilhena ainda recebeu duas motos 125cc 0km.

O deputado Anselmo, um dos principais representantes da agricultura familiar no Congresso nacional, ressaltou durante as entregas que estas aplicações de recursos, em especial com equipamentos para pequenos produtores rurais, contribuem muito para o melhoramento das atividades diárias principalmente para a qualidade da produção agrícola, e por isso anualmente dirige parte de suas emendas ao setor agropecuário dos municípios rondonienses. Mas o parlamentar destaca que muito mais do que a destinações de recursos (emendas parlamentares), vale a criação e aplicabilidade de leis e programas federais que visam o desenvolvimento e sustentabilidade do setor.

“Alegro-me muito em poder contribuir com recursos financeiros no campo, mas entendo que o setor agrícola deve ser amparado por políticas públicas consolidadas. Assim o trabalhador rural e sua produtividade poderão ter proteção e sustentabilidade”, disse Anselmo pontuando ainda que a agricultura familiar é responsável hoje por mais de 70% da comida que chega a mesa dos brasileiros.

Assim como fez nos municípios visitados no último final de semana, o deputado Anselmo tem dialogado com os produtores rurais dos demais municípios de Rondônia acerca dos avanços nas políticas públicas para o setor. Para o deputado, importantes conquistas foram alcançadas nos últimos oito anos pela agricultura familiar como a instituição da Lei da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326) e Programas Nacionais que trazem condições aos produtores para o aumento e qualidade da produção e melhores condições de vida, permitindo a eles permanecer no campo. Como exemplo, o parlamentar cita o Programa de Habitação Rural, Programa Luz para Todos, Programa de Aquisição de Alimento (PAA), Programa Terra Legal e o Decreto nº 7137 que renegocia dívidas rurais.

Anselmo disse enxergar ser preciso fazer ainda mais pelo segmento. E diante desse entendimento, tem dedicado de forma especial as ações de seu mandato para o fortalecimento, crescimento e sustentabilidade da agricultura familiar do País, apresentando propostas de leis resultantes de debates com agricultores, órgãos relacionados e seus pares na Câmara Federal.

Fonte: Luciane Machado
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce