Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

ANAC ajusta detalhes para autorizar voos em Cacoal


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está acertando os últimos detalhes técnicos e operacionais para autorizar voos comerciais no Aeroporto de Cacoal, informou hoje o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), após reunião com os gerentes da agência na última terça-feira em Brasília.

O parlamentar esteve em audiência com os gerentes Caubi Batista de Souza ( Operações Aeronáuticas e Aeroportuárias), Eduardo Bernardi (Especialista em Regulação de Aviação Civil) e Luiz Cavallari (Segurança da Aviação Civil).
Dentro de no máximo 15 dias, a ANAC estará apresentando parecer final sobre o trabalho de inspeção do aeroporto, que foi realizado no período de 13 a 15 deste mês em Cacoal. O processo de liberação é rigoroso pelo fato de envolver diretamente a segurança dos passageiros e funcionários que vão utilizar o aeroporto.

Por outro lado, os gerentes da agência estão analisando a contratação de funcionários que vão trabalhar no aeroporto, principalmente os profissionais que utilizarão os equipamentos de seguranças instalados no local.

Vistoria - A equipe técnica da ANAC esteve em Cacoal fazendo o trabalho de inspeção Aeroportuária, cuja finalidade é a melhoria continuada da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários da aviação civil (aeronaves, passageiros e carga), garantindo a segurança, a regularidade e a eficiência dos voos. A inspeção compreendeu a infraestrutura e estrutura de segurança de aviação civil.

Nilton Capixaba destacou a importância do funcionamento do aeroporto para atender a demanda dos municípios que estão localizados na região central do Estado. Ele lembrou ainda que a construção do aeroporto demorou mais de dez anos e disse que foi necessário buscar parcerias com governos, prefeitos e associações comerciais para garantir o seu funcionamento.

O parlamentar intercedeu junto à empresa TRIP para ampliar o número de voos no interior de Rondônia. Mas para isso, ele teve que articular junto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Finanças, incentivos fiscais o que resultou na redução do ICMS sobre combustível que é utilizado para abastecer as aeronaves. A proposta foi prontamente aprovada pela TRIP, que aguarda agora sinal verde da ANAC para começar a operar sua frota de aeronaves em Rondônia.

Fonte: Marcelo Freire
 

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Vandalismo compromete rede elétrica na BR 364

Na noite da última quinta-feira (12), a rede elétrica da BR-364, no trecho sentido Unir, foi alvo de criminosos. O furto de um transformador, de onde

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

Dia exclusivo para paredões de som é incluído no Carnaval de PVH

A Prefeitura de Porto Velho decidiu criar a primeira edição do “Carnaparedão”, evento que passa a integrar o calendário oficial do carnaval da cidade.

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

ARDPV abre seleção para economistas em Porto Velho

Quem depende diariamente dos serviços públicos em Porto Velho será diretamente impactado pelo reforço técnico que a Agência Reguladora dos Serviços Pú

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

Porto Velho terá estações de recarga rápida para veículos elétricos

A Prefeitura de Porto Velho avança na modernização da mobilidade urbana e na política de energia limpa com a preparação do Edital de Chamamento Públ

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)