Quarta-feira, 21 de setembro de 2011 - 17h58
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está acertando os últimos detalhes técnicos e operacionais para autorizar voos comerciais no Aeroporto de Cacoal, informou hoje o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), após reunião com os gerentes da agência na última terça-feira em Brasília.
O parlamentar esteve em audiência com os gerentes Caubi Batista de Souza ( Operações Aeronáuticas e Aeroportuárias), Eduardo Bernardi (Especialista em Regulação de Aviação Civil) e Luiz Cavallari (Segurança da Aviação Civil).
Dentro de no máximo 15 dias, a ANAC estará apresentando parecer final sobre o trabalho de inspeção do aeroporto, que foi realizado no período de 13 a 15 deste mês em Cacoal. O processo de liberação é rigoroso pelo fato de envolver diretamente a segurança dos passageiros e funcionários que vão utilizar o aeroporto.
Por outro lado, os gerentes da agência estão analisando a contratação de funcionários que vão trabalhar no aeroporto, principalmente os profissionais que utilizarão os equipamentos de seguranças instalados no local.
Vistoria - A equipe técnica da ANAC esteve em Cacoal fazendo o trabalho de inspeção Aeroportuária, cuja finalidade é a melhoria continuada da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários da aviação civil (aeronaves, passageiros e carga), garantindo a segurança, a regularidade e a eficiência dos voos. A inspeção compreendeu a infraestrutura e estrutura de segurança de aviação civil.
Nilton Capixaba destacou a importância do funcionamento do aeroporto para atender a demanda dos municípios que estão localizados na região central do Estado. Ele lembrou ainda que a construção do aeroporto demorou mais de dez anos e disse que foi necessário buscar parcerias com governos, prefeitos e associações comerciais para garantir o seu funcionamento.
O parlamentar intercedeu junto à empresa TRIP para ampliar o número de voos no interior de Rondônia. Mas para isso, ele teve que articular junto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Finanças, incentivos fiscais o que resultou na redução do ICMS sobre combustível que é utilizado para abastecer as aeronaves. A proposta foi prontamente aprovada pela TRIP, que aguarda agora sinal verde da ANAC para começar a operar sua frota de aeronaves em Rondônia.
Fonte: Marcelo Freire
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias
Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Cacoal avança na gestão de resíduos com reunião estratégica do Programa Pró-Catadores
Quando o diálogo acontece, o que era problema vira caminho. Foi com esse espírito que o Sebrae em Rondônia, por meio da Unidade de Cacoal, realizou

Comércio de Ji-Paraná inicia novo ciclo com posse da diretoria da CDL
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná empossou sua nova diretoria na noite da última quarta-feira (17). O empresário Gederson Vigatti a

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cacoal inaugurou, no dia 9 de dezembro, a Sala Parceiro Sebrae, um novo ponto de atendimento voltado ao for
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)