Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

ANAC ajusta detalhes para autorizar voos em Cacoal


A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) está acertando os últimos detalhes técnicos e operacionais para autorizar voos comerciais no Aeroporto de Cacoal, informou hoje o deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), após reunião com os gerentes da agência na última terça-feira em Brasília.

O parlamentar esteve em audiência com os gerentes Caubi Batista de Souza ( Operações Aeronáuticas e Aeroportuárias), Eduardo Bernardi (Especialista em Regulação de Aviação Civil) e Luiz Cavallari (Segurança da Aviação Civil).
Dentro de no máximo 15 dias, a ANAC estará apresentando parecer final sobre o trabalho de inspeção do aeroporto, que foi realizado no período de 13 a 15 deste mês em Cacoal. O processo de liberação é rigoroso pelo fato de envolver diretamente a segurança dos passageiros e funcionários que vão utilizar o aeroporto.

Por outro lado, os gerentes da agência estão analisando a contratação de funcionários que vão trabalhar no aeroporto, principalmente os profissionais que utilizarão os equipamentos de seguranças instalados no local.

Vistoria - A equipe técnica da ANAC esteve em Cacoal fazendo o trabalho de inspeção Aeroportuária, cuja finalidade é a melhoria continuada da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários da aviação civil (aeronaves, passageiros e carga), garantindo a segurança, a regularidade e a eficiência dos voos. A inspeção compreendeu a infraestrutura e estrutura de segurança de aviação civil.

Nilton Capixaba destacou a importância do funcionamento do aeroporto para atender a demanda dos municípios que estão localizados na região central do Estado. Ele lembrou ainda que a construção do aeroporto demorou mais de dez anos e disse que foi necessário buscar parcerias com governos, prefeitos e associações comerciais para garantir o seu funcionamento.

O parlamentar intercedeu junto à empresa TRIP para ampliar o número de voos no interior de Rondônia. Mas para isso, ele teve que articular junto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Finanças, incentivos fiscais o que resultou na redução do ICMS sobre combustível que é utilizado para abastecer as aeronaves. A proposta foi prontamente aprovada pela TRIP, que aguarda agora sinal verde da ANAC para começar a operar sua frota de aeronaves em Rondônia.

Fonte: Marcelo Freire
 

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho

Prefeito articula avanços no aeroporto e investimentos hidroviários em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, esteve nesta semana em Brasília para uma reunião estratégica com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da

Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista

Prefeito Affonso faz balanço dos seis primeiros meses de mandato em entrevista

Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), concedeu entrevista aos radialistas Chico da Mata e Euclides Maciel,

Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho

Nova Agência Reguladora fortalece fiscalização e impulsiona o crescimento de Porto Velho

Responsável por regular, fiscalizar e acompanhar a prestação dos serviços públicos concedidos, permitidos ou autorizados no âmbito municipal, a Agênci

Prefeitura instala dispositivo que elimina risco de choque em praças de Porto Velho

Prefeitura instala dispositivo que elimina risco de choque em praças de Porto Velho

A garantia da segurança na estrutura dos espaços de uso comum pela sociedade porto-velhense segue avançando com ações simples e eficientes, que soluci

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)