Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ana da 8 pede equipamento de mamogragia para Guajará



A deputada estadual Ana da 8 (PT do B) alertou o governo estadual para a necessidade de adquirir equipamento de mamografia para atender o município de Guajará Mirim e região, onde a população feminina está privada de realizar tratamento preventivo contra o câncer de mama, a não ser que se desloque até a capital, Porto Velho.Ana da 8 pede equipamento de mamogragia para Guajará - Gente de Opinião A parlamentar sugeriu a formalização de um convênio entre o Governo do Estado e Sistema Único de Saúde - SUS para implantação este serviço.

“A saúde da mulher é meta dos governos federal, estadual e municipal. Porém, é necessário um trabalho conjunto para que os objetivos sejam atingidos de maneira satisfatória e a mulher possa, desde cedo, fazer a prevenção às doenças da mama”, lembrou Ana da 8.

A deputada lembrou que a instalação de equipamento de mamografia em Guajará Mirim será fundamental para levar ações preventivas das doenças de mama, não só ao município de Guajará Mirim, como também à região próxima, onde predominam população feminina, seja na área urbana, rural e ribeirinha, além dos povos indígenas que habitam a região. “O município não dispõe de recursos para aquisição de um aparelho de mamografia, deste modo, o executivo estadual deve intervir para possibilitar estes atendimentos”, destacou a deputada Ana da 8.

A implantação dos serviços em Guajará, segundo a deputada Ana da 8, irá contribuir para a descentralização do atendimento nos hospitais da Capital, “além de promover a inclusão e a acessibilidade da mulher a um serviço de saúde de qualidade”.

FONTE:  NONATO CRUZ
 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç