Terça-feira, 10 de maio de 2011 - 09h29
A deputada estadual Ana da 8 (PT do B) alertou o governo estadual para a necessidade de adquirir equipamento de mamografia para atender o município de Guajará Mirim e região, onde a população feminina está privada de realizar tratamento preventivo contra o câncer de mama, a não ser que se desloque até a capital, Porto Velho.
A parlamentar sugeriu a formalização de um convênio entre o Governo do Estado e Sistema Único de Saúde - SUS para implantação este serviço.
“A saúde da mulher é meta dos governos federal, estadual e municipal. Porém, é necessário um trabalho conjunto para que os objetivos sejam atingidos de maneira satisfatória e a mulher possa, desde cedo, fazer a prevenção às doenças da mama”, lembrou Ana da 8.
A deputada lembrou que a instalação de equipamento de mamografia em Guajará Mirim será fundamental para levar ações preventivas das doenças de mama, não só ao município de Guajará Mirim, como também à região próxima, onde predominam população feminina, seja na área urbana, rural e ribeirinha, além dos povos indígenas que habitam a região. “O município não dispõe de recursos para aquisição de um aparelho de mamografia, deste modo, o executivo estadual deve intervir para possibilitar estes atendimentos”, destacou a deputada Ana da 8.
A implantação dos serviços em Guajará, segundo a deputada Ana da 8, irá contribuir para a descentralização do atendimento nos hospitais da Capital, “além de promover a inclusão e a acessibilidade da mulher a um serviço de saúde de qualidade”.
FONTE: NONATO CRUZ
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade
A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)
Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho
Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho
O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)