Segunda-feira, 16 de maio de 2011 - 11h12
A deputada estadual Ana da 8 (PT d B) apresentou ao governo estadual projeto para a implantação e implementação das fanfarras e bandas da rede estadual de educação, a serem desenvolvidas através da aquisição, manutenção, reparação e suplementação de instrumentos.
“Entendo que a fanfarra escolar contribui para a noção de espaço e tempo, trabalhando ritmo, coordenação e expressão nas aulas de teoria musical, artes visuais e expressão corporal, pois a música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”, disse a deputada Ana da 8 ao defender o projeto. Ela acrescentou que a música é uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação.
Socialização
Ana da 8 acrescentou que conheceu, em Guajará Mirim, muitas fanfarras escolares que motivam a classe estudantil para uma convivência em grupo, em torno de uma atividade que sensibiliza disciplina permitindo a expressão de pensamentos e sentimentos mais nobres.
“É praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir, cantar e dançar. Desde a mais tenra idade vivenciamos muitas experiências ouvindo e cantando em casa e em outros lugares. Assim, é reconhecido que música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos”, acrescentou a parlamentar.
Ela destacou que o projeto trará inúmeros benefícios para os alunos das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio “Irmã Maria Celeste”, “Rocha Leal”, “Simon Bolívar”, e Instituto Estadual de Educação “Paulo Saldanha”, todos do município de Guajará Mirim, além Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio “Casimiro de Abreu” e “Salomão Silva”, ambas do município de Nova Mamoré. Ana da 8 disse ainda que estudantes e diretores destes estabelecimentos de ensino esperam ansiosamente pelo atendimento destas reivindicações.
FONTE: NONATO CRUZ
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho
O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares
Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)