Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Ana da 8 apresenta projeto para atender fanfarras e bandas



A deputada estadual Ana da 8 (PT d B) apresentou ao governo estadual projeto para a implantação e implementação das fanfarras e bandas da rede estadual de educação, a serem desenvolvidas através da aquisição, manutenção, reparação e suplementação de instrumentos.

“Entendo que a fanfarra escolar contribui para a noção de espaço e tempo, trabalhando ritmo, coordenação e expressão nas aulas de teoria musical, artes visuais e expressão corporal, pois a música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”, disse a deputada Ana da 8 ao defender o projeto. Ela acrescentou que a música é uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação.
 

Socialização

Ana da 8 acrescentou que conheceu, em Guajará Mirim, muitas fanfarras escolares que motivam a classe estudantil para uma convivência em grupo, em torno de uma atividade que sensibiliza disciplina permitindo a expressão de pensamentos e sentimentos mais nobres.

“É praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir, cantar e dançar. Desde a mais tenra idade vivenciamos muitas experiências ouvindo e cantando em casa e em outros lugares. Assim, é reconhecido que música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos”, acrescentou a parlamentar.

Ela destacou que o projeto trará inúmeros benefícios para os alunos das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio “Irmã Maria Celeste”, “Rocha Leal”, “Simon Bolívar”, e Instituto Estadual de Educação “Paulo Saldanha”, todos do município de Guajará Mirim, além Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio “Casimiro de Abreu” e “Salomão Silva”, ambas do município de Nova Mamoré. Ana da 8 disse ainda que estudantes e diretores destes estabelecimentos de ensino esperam ansiosamente pelo atendimento destas reivindicações.

FONTE: NONATO CRUZ
 

Mais Sobre Municípios

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

Com recurso do Estado, obras de revitalização do asfalto avançam em Porto Velho

A obra de recapeamento asfáltico da avenida Mamoré, uma das principais vias da zona Leste de Porto Velho, está em execução desde dezembro e 4,1 km est

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Denúncia do vereador Fogaça ao TCE sobre álcool comprado pela SEMED gera notificações ao prefeito Hildon Chaves

Através de despacho do Conselheiro Relator Valdivino Crispin de Souza, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estabeleceu diversas notificações co