Segunda-feira, 16 de maio de 2011 - 11h12
A deputada estadual Ana da 8 (PT d B) apresentou ao governo estadual projeto para a implantação e implementação das fanfarras e bandas da rede estadual de educação, a serem desenvolvidas através da aquisição, manutenção, reparação e suplementação de instrumentos.
“Entendo que a fanfarra escolar contribui para a noção de espaço e tempo, trabalhando ritmo, coordenação e expressão nas aulas de teoria musical, artes visuais e expressão corporal, pois a música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos”, disse a deputada Ana da 8 ao defender o projeto. Ela acrescentou que a música é uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação.
Socialização
Ana da 8 acrescentou que conheceu, em Guajará Mirim, muitas fanfarras escolares que motivam a classe estudantil para uma convivência em grupo, em torno de uma atividade que sensibiliza disciplina permitindo a expressão de pensamentos e sentimentos mais nobres.
“É praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir, cantar e dançar. Desde a mais tenra idade vivenciamos muitas experiências ouvindo e cantando em casa e em outros lugares. Assim, é reconhecido que música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos”, acrescentou a parlamentar.
Ela destacou que o projeto trará inúmeros benefícios para os alunos das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio “Irmã Maria Celeste”, “Rocha Leal”, “Simon Bolívar”, e Instituto Estadual de Educação “Paulo Saldanha”, todos do município de Guajará Mirim, além Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio “Casimiro de Abreu” e “Salomão Silva”, ambas do município de Nova Mamoré. Ana da 8 disse ainda que estudantes e diretores destes estabelecimentos de ensino esperam ansiosamente pelo atendimento destas reivindicações.
FONTE: NONATO CRUZ
Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Porto Madero V: endereços das 288 unidades são definidos em sorteio festivo
Depois de passar por momentos de ansiedade e de ter morado na casa de alguns familiares ao longo dos últimos anos, dona Maria Ivani Alves da Silva, de

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes
O brilho do Porto Velho Luz começou ainda mais especial este ano. Antes da abertura oficial ao grande público, o circuito natalino recebeu, nesta sext

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo
A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade
O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço
Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)