Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim vai ao ministro da Agricultura em defesa da produção de leite de Rondônia


O ministro da Agricultura Reinhold Sthefanes e o deputado federal Ernandes Amorim (PTB) discutem essa semana, em Brasília, inclusão tecnológica na cadeia produtiva do leite em Rondônia, responsável pela disponibilidade diária de dois milhões de litros do produto no mercado, envolvendo 35 mil produtores. A audiência está sendo agendada pelo gabinete de Amorim.

Nesse encontro, o parlamentar vai apresentar reivindicação dos técnicos do setor, a aquisição de um laboratório de qualidade do leite – orçado em mais de R$ 2 milhões, e  que tem recursos disponíveis no Ministério da Agricultura – para ser instalado na Delegacia Federal de Agricultura (DFA) em Rondônia, mas que atenderá a região noroeste da Amazônia – norte do Mato Grosso, Rondônia, Acre e Roraima.

Esse laboratório atenderá as necessidades da instrução normativa 51/2007, em vigor, que determina avaliação laboratorial e do transporte do leite. Por essa instrução, os produtores serão obrigados a enviarem as amostras do leite para análise, duas vexes por mês, para Goiás ou Pernambuco, estados que dispõem do laboratório para realizar as contagens de células somáticas e bacterianas, as duas análises exigidas pela instrução normativa. "Os técnicos do DFA e de outros órgãos envolvidos com a cadeia produtiva do leite no Estado, nos procuraram e estão preparando um documento para eu entregar ao ministro mostrando que temos condições de fazer esses exames aqui, afinal temos um plantel de 11 milhões de cabeças, e também em condições de atender outros estados, já que falta logística e vai ficar muito caro enviar essas amostras para serem analisadas fora de Rondônia, a um custo cada de R$ 6 reais. Cremos que esse documento, com embasamento técnico convencerá o senhor ministro, já que sua pasta conta com os recursos, Rondônia com excelentes técnicos para atender nosso Estado e outros circunvizinhos", se mostra esperançoso Amorim.

O laboratório de qualidade do leite faz parte do Programa Nacional de Qualidade do Leite e Rede Brasileira de Qualidade do Leite.

Fonte: Yodon Guedes 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

A Prefeitura de Ji-Paraná confirmou a realização de concurso público para as áreas da Saúde e da Educação. O edital deve ser publicado nos próximos

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)