Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim vai ao ministro da Agricultura em defesa da produção de leite de Rondônia


O ministro da Agricultura Reinhold Sthefanes e o deputado federal Ernandes Amorim (PTB) discutem essa semana, em Brasília, inclusão tecnológica na cadeia produtiva do leite em Rondônia, responsável pela disponibilidade diária de dois milhões de litros do produto no mercado, envolvendo 35 mil produtores. A audiência está sendo agendada pelo gabinete de Amorim.

Nesse encontro, o parlamentar vai apresentar reivindicação dos técnicos do setor, a aquisição de um laboratório de qualidade do leite – orçado em mais de R$ 2 milhões, e  que tem recursos disponíveis no Ministério da Agricultura – para ser instalado na Delegacia Federal de Agricultura (DFA) em Rondônia, mas que atenderá a região noroeste da Amazônia – norte do Mato Grosso, Rondônia, Acre e Roraima.

Esse laboratório atenderá as necessidades da instrução normativa 51/2007, em vigor, que determina avaliação laboratorial e do transporte do leite. Por essa instrução, os produtores serão obrigados a enviarem as amostras do leite para análise, duas vexes por mês, para Goiás ou Pernambuco, estados que dispõem do laboratório para realizar as contagens de células somáticas e bacterianas, as duas análises exigidas pela instrução normativa. "Os técnicos do DFA e de outros órgãos envolvidos com a cadeia produtiva do leite no Estado, nos procuraram e estão preparando um documento para eu entregar ao ministro mostrando que temos condições de fazer esses exames aqui, afinal temos um plantel de 11 milhões de cabeças, e também em condições de atender outros estados, já que falta logística e vai ficar muito caro enviar essas amostras para serem analisadas fora de Rondônia, a um custo cada de R$ 6 reais. Cremos que esse documento, com embasamento técnico convencerá o senhor ministro, já que sua pasta conta com os recursos, Rondônia com excelentes técnicos para atender nosso Estado e outros circunvizinhos", se mostra esperançoso Amorim.

O laboratório de qualidade do leite faz parte do Programa Nacional de Qualidade do Leite e Rede Brasileira de Qualidade do Leite.

Fonte: Yodon Guedes 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Madero V: endereços das 288 unidades são definidos em sorteio festivo

Porto Madero V: endereços das 288 unidades são definidos em sorteio festivo

Depois de passar por momentos de ansiedade e de ter morado na casa de alguns familiares ao longo dos últimos anos, dona Maria Ivani Alves da Silva, de

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

Dia de inclusão e afeto para pessoas com deficiência e neurodivergentes

O brilho do Porto Velho Luz começou ainda mais especial este ano. Antes da abertura oficial ao grande público, o circuito natalino recebeu, nesta sext

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

Porto Velho Luz inicia programação de Natal nesta sexta-feira (21) com dia inclusivo

A Prefeitura de Porto Velho dá início, nesta sexta-feira (21), à programação do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, no Parque da Cidade. A prime

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

Sarau transforma o Mercado Cultural em palco de luta, memória e identidade

O Mercado Cultural de Porto Velho se transformou, na noite desta quinta-feira (20), em um grande palco de celebração, reflexão e resistência. O espaço

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)