Segunda-feira, 1 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim vai ao ministro da Agricultura em defesa da produção de leite de Rondônia


O ministro da Agricultura Reinhold Sthefanes e o deputado federal Ernandes Amorim (PTB) discutem essa semana, em Brasília, inclusão tecnológica na cadeia produtiva do leite em Rondônia, responsável pela disponibilidade diária de dois milhões de litros do produto no mercado, envolvendo 35 mil produtores. A audiência está sendo agendada pelo gabinete de Amorim.

Nesse encontro, o parlamentar vai apresentar reivindicação dos técnicos do setor, a aquisição de um laboratório de qualidade do leite – orçado em mais de R$ 2 milhões, e  que tem recursos disponíveis no Ministério da Agricultura – para ser instalado na Delegacia Federal de Agricultura (DFA) em Rondônia, mas que atenderá a região noroeste da Amazônia – norte do Mato Grosso, Rondônia, Acre e Roraima.

Esse laboratório atenderá as necessidades da instrução normativa 51/2007, em vigor, que determina avaliação laboratorial e do transporte do leite. Por essa instrução, os produtores serão obrigados a enviarem as amostras do leite para análise, duas vexes por mês, para Goiás ou Pernambuco, estados que dispõem do laboratório para realizar as contagens de células somáticas e bacterianas, as duas análises exigidas pela instrução normativa. "Os técnicos do DFA e de outros órgãos envolvidos com a cadeia produtiva do leite no Estado, nos procuraram e estão preparando um documento para eu entregar ao ministro mostrando que temos condições de fazer esses exames aqui, afinal temos um plantel de 11 milhões de cabeças, e também em condições de atender outros estados, já que falta logística e vai ficar muito caro enviar essas amostras para serem analisadas fora de Rondônia, a um custo cada de R$ 6 reais. Cremos que esse documento, com embasamento técnico convencerá o senhor ministro, já que sua pasta conta com os recursos, Rondônia com excelentes técnicos para atender nosso Estado e outros circunvizinhos", se mostra esperançoso Amorim.

O laboratório de qualidade do leite faz parte do Programa Nacional de Qualidade do Leite e Rede Brasileira de Qualidade do Leite.

Fonte: Yodon Guedes 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 1 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação Tapa-Buraco já alcançou dezenas de bairros em Ji-Paraná

Operação Tapa-Buraco já alcançou dezenas de bairros em Ji-Paraná

As demandas chegam diariamente, e a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), encerrou o mês

Regulariza Jipa atende 500 famílias em Nova Colina

Regulariza Jipa atende 500 famílias em Nova Colina

Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) e da Secretaria Municip

Projeto “Resgatando o Civismo” acontece no dia 1º de setembro em frente ao Prédio do Relógio

Projeto “Resgatando o Civismo” acontece no dia 1º de setembro em frente ao Prédio do Relógio

O Projeto “Resgatando o Civismo”, que traz como tema: Brasil que Vive em Nós, acontece a partir das 16h, em frente ao Prédio do Relógio, sede da Pre

Conheça o Limpômetro: tecnologia que monitora ações de limpeza em Porto Velho

Conheça o Limpômetro: tecnologia que monitora ações de limpeza em Porto Velho

Desde do início da atual gestão, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI), re

Gente de Opinião Segunda-feira, 1 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)