Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim pede confirmação a ministro Minc sobre operação em Bom Futuro



O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) solicitou hoje (19) confirmação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, quanto ao adiamento, para março do próximo ano, da operação de retirada das cerca de 50 mil pessoas e seus animais (maioria gado) da Floresta Nacional (Flona) Bom Futuro.

Inicialmente, uma força tarefa formada por agentes da Polícia Federal, Rodoviária Federal, Força Nacional, Ibama, Incra, Ministério Público Federal e da Sedam, havia sido designada para iniciar um levantamento na área, no dia 28 próximo, e definir prazo para retirada dos posseiros que ameaçam resistir.

Em razão disso, a Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, através da deputada estadual, Daniela Amorim (PTB), convocou uma audiência pública para o próximo sábado (22), no Colégio Estadual Maria Euvandas de Siqueira, em Buritis, para se construir alternativas à retirada das pessoas que vivem na Flona do Bom Futuro, há quase duas décadas.

Ao término da audiência, um documento contendo as sugestões para evitar conflitos será enviado ao Ministério do Meio Ambiente, Governo Federal, e Poder Judiciário.

Para essa audiência foram convocados todos os 24 deputados estaduais, e os 11 parlamentares que formam a bancada federal de Rondônia. “Nós estendemos o convite, através de nosso gabinete, aos representantes da OAB Rondônia, e as Comissões de Direitos Humanos e Agricultura, aqui da Câmara, e nesta quarta-feira soubemos que o ministro Minc havia adiado a desintrusão e, portanto, solicitamos que nos fosse confirmado para levar essa informação à audiência”, disse Ernandes Amorim.

Também foram convidados os prefeitos do entorno da Flona – Buritis e Alto Paraíso -, associações de produtores, de empresários, laticínios e a população atingida.

Fonte: Yodon Guedes

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam