Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim obtém autorização do Incra para obras de Cujubim, previstas no orçamento



O Diário Oficial da União publica na edição desta quarta-feira (12), portaria da Secretaria do Patrimônio da União, autorizando o município de Cujubim a dar início a um pacote de obras, com recursos provenientes de emendas parlamentares, a maioria delas inseridas no orçamento geral pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB). Essa informação foi repassada nesta terça-feira, ao parlamentar, pelo Departamento do Incra que coordena o programa Terra Legal.

Há poucos dias, Amorim pediu ajuda ao chefe do Setor Fundiário do Incra – Terra Legal -, Assis Brasil, em decorrência dos riscos de o município de Cujubim perder os recursos para obras, por não conseguir cumprir exigências de regularização fundiária urbana, exigida pelo Ministério da Defesa. Com a autorização, o município poderá dar início às obras de infra-estrutura previstas para aquela localidade.

O coordenador do Terra Legal, também se comprometeu em fazer a entrega definitiva da área ao município, até o dia 15 de junho próximo. “Com isso, o município terá sua regularização fundiária urbana resolvido. Mas, com essa autorização que deve sair na quarta-feira, o município já se habilita a iniciar as obras com os recursos das emendas parlamentares”, afirma Amorim.

Os recursos destinados a Cujubim são para a construção de duas quadras esportivas, uma delas coberta, três unidades de saúde; infra-estrutura do parque de exposição, ampliação da feira do produtor e do terminal rodoviário; construção de um pequeno laticínio; da sede do Conselho Tutelar; ampliação da creche municipal, infra-estrutura do Hospital Municipal, feitura de calçadas, e construção de um prédio para abrigar a Secretaria de Educação.

“Foi o que se pôs no rol de obras para Cujubim nas emendas que dispusemos para o município. Lá se viveu várias crises sem precedentes, muita gente foi embora, mas creio que agora se vive nova etapa, e terá condições de se reerguer. Tem-se trabalhado e muito para isso e é nosso dever ajudar”, afirma o parlamentar.

Fonte: Yodon Guedes
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Gente de Opinião Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)