Porto Velho (RO) segunda-feira, 28 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

AMORIM: Lula já sabe da iminência de conflito em Bom Futuro



A iminência de um conflito sangrento durante retirada das cerca de cinco mil famílias de parte da Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro, marcado para ocorrer de meados de março a junho do próximo ano, pelo Ministério do Meio Ambiente, já chegou "aos ouvidos do presidente Lula", segundo informa o deputado federal Ernandes Amorim (PTB).

Segundo ele, a informação foi repassada pelo ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, em resposta a uma audiência ocorrida essa semana, com a finalidade de relatar a situação vivida pelos moradores na Flona e entregar um documento, denominado "A Carta de Buritis", contendo alternativas para evitar a saída das famílias que vivem e trabalham na área há quase duas décadas, e anunciando a existência do movimento de resistência pela permanência na área.

O documento foi enviado pelo parlamentar aos Ministérios da Justiça, Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Casa Civil, e direção geral da Polícia Federal, conforme solicitação da comissão formada por moradores da Flona e parlamentares que apóiam a criação de alternativas para reconhecer os direitos das famílias que vivem em Bom Futuro.

Na audiência com o ministro José Múcio, o deputado conta que aproveitou para convidá-lo e aos demais ministros e membros do Governo Lula, a participarem de uma nova audiência pública, dentro da Flona, marcada para o próximo dia 14, na localidade Marco Azul, entre os municípios de Alto Paraíso e Buritis. Também estão sendo convidados para a audiência, toda a bancada federal, estadual, Governo do Estado, órgãos ambientais, e os prefeitos dos municípios próximos à área, incluindo Porto Velho, para discutir com os moradores alternativas e evitar conflitos.

"O ministro (José Múcio) nos comunicou que o presidente Lula está ciente do problema, está preocupado e determinou providências. Comunicamos da nova reunião e estamos convocando todas as autoridades para se construir uma saída. Nessa audiência estava presente o coordenador da bancada, deputado Eduardo Valverde (PT), que me parece não está atento ao problema, pois em tom sarcástico nos disse que havia obtido boa votação dos moradores da Flona. Que bom, pois aumenta a responsabilidade, nesse momento, em retribuir a quem o elegeu. Espero que vá a reunião dessa vez para explicar seu posicionamento aos moradores. Não só ele, mas todos que têm compromisso em resolver os problemas de Rondônia e evitar um massacre anunciado, pois as pessoas alegam que de lá só saem mortas", afirma Amorim.

Em recentes pronunciamentos na Tribuna da Câmara dos Deputados, Amorim alertou quanto à responsabilidade de um eventual conflito na Flona do Bom Futuro. "E se vier ocorrer, a responsabilidade será tão-somente do Governo Lula e de seus ministros", alegou nos discursos, com cópias remetidas para o Governo Federal.
 

 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam