Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim faz alerta de conflito armado em Cujubim e pede envio de força policial


A iminência de um conflito armado entre jagunços, pistoleiros e assentados na gleba Galo Velho, no município de Cujubim, foi alertada nesta quarta-feira (28), pelo deputado federal Ernandes Amorim (PTB), ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e ao secretário estadual de Segurança Pública de Rondônia, tenente coronel Evilásio Silva Sena. O alerta foi feito através de ofício após reunião do parlamentar com assentados da gleba, que brigam pela posse da terra, há mais de uma década.

De acordo com Amorim, a região está em estado de alerta, pois as ameaças tem sido feitas rotineiramente, nos últimos dias, por grupos de jagunços e pistoleiros que agem naquela localidade. “Me preocupa a deflagração dos ataques armados que poderá custar muitas vidas de trabalhadores que anunciam disposição em defender a qualquer custo seu pedaço de terra, onde vivem e trabalham com seus familiares”, relata o parlamentar o que ouviu dos assentados.

Com o intuito de evitar “tragédias” e assegurar uma ação pacificadora, Amorim pede ao ministro do Desenvolvimento Agrário e ao titular da Segurança Estadual, envio de forças policiais para conter conflitos agrários e o derramamento de sangue.  À Segurança Estadual Amorim relata que a gleba Galo Velho foi transformada por jagunços e pistoleiros num verdadeiro “barril de pólvora”.

“Como em nosso estado, lamentavelmente ocorreu em outras épocas, o massacre de Corumbiara, é nosso dever evitar essa tragédia anunciada. Pelo vosso elevado espírito público, sei que as devidas providências serão tomadas para assegurar que esses trabalhadores voltem a trabalhar e viver em paz”, apela Amorim para o secretário de Segurança Pública.

Fonte: Yodon Guedes

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç