Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim e membros da Justiça discutem segurança nas eleições em Cujubim



Dois juízes eleitorais e um promotor se reúnem nesta quinta-feira em Cujubim, a partir das 11 horas, com os candidatos para discutir estratégias de segurança, normas e condutas permitidas no domingo próximo, dia das eleições municipais. A informação é do deputado federal Ernandes Amorim (PTB) que relatou essa semana, o clima de terror e corrupção naquele município, nesta reta final de campanha, e solicitou o envio de forças policiais para assegurar um pleito tranqüilo e limpo.

O pedido de envio de forças policiais foi feito ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, à juíza Fabíola Cristina Inocêncio, da 26ª zona em Ariquemes, comarca a qual está jurisdicionada Cujubim, e ao superintendente da Polícia Federal, Ney Ferreira de Souza.

Na quarta-feira, os parlamentares Ernandes e Daniela Amorim (estadual pelo PTB) estiveram reunidos com os representantes da Justiça Eleitoral em Ariquemes, onde apresentaram novos relatos ouvidos de testemunhas em Cujubim. “Há denúncias de que um candidato a vice-prefeito sacou R$ 50 mil de um banco e alardeou em alto e bom som para populares que o dinheiro seria para comprar votos. Há também constrangimento a eleitores, perseguições a servidores, ou seja, um clima de terror que precisa de forte aparato policial para assegurar que haja eleições, e ofereça a segurança necessária aos representantes da Justiça, mesários, e principalmente as pessoas que vão as urnas votarem e exercer sua cidadania”, afirma Amorim.

Ele afirma que, dado ao baixo contingente policial em Cujubim, determinados grupos de aliciamento de eleitores, têm criado um clima de terror visando fraudar o resultado eleitoral e promovido de forma escancarada farta distribuição de combustíveis, cestas básicas, transporte nas linhas rurais e distribuição de pequenas quantias em dinheiro.

“Já interditamos posto de gasolina que fazia distribuição de combustível a mando de candidatos, mas o fato é que tem poucos policiais para dar segurança e coibir esses crimes em Cujubim. A promotoria e os juízes em Ariquemes prometeram o rigor da lei e, inclusive, já instalaram um cadeião na Câmara de Cujubim e vão nesta quinta-feira mostrar aos candidatos as condutas permitidas no dia das eleições. Também estão cientes da necessidade do envio de uma força para assegurar o pleito de domingo”, afirma o deputado.

Fonte: Yodon Guedes

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho

As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

CDL Ji-Paraná celebra 43 anos com noite de palestras e conexão entre associados

A CDL Ji-Paraná celebrou seus 43 anos de história na noite de sábado (21/02), em evento realizado na Prime House, reunindo associados, parceiros, co

Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho

Parque da Cidade renovado conquista aprovação do público de Porto Velho

O sorriso da menina Heloisa Baioco dos Reis diz muito sobre o sentimento dos frequentadores do Parque da Cidade após a revitalização. A pequena aprove

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

Prefeitura de Ji-Paraná define logística para primeiro mutirão de combate à dengue no dia 21

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou reunião de alinhamento com as secretarias envolvidas para or

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)