Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim e membros da Justiça discutem segurança nas eleições em Cujubim



Dois juízes eleitorais e um promotor se reúnem nesta quinta-feira em Cujubim, a partir das 11 horas, com os candidatos para discutir estratégias de segurança, normas e condutas permitidas no domingo próximo, dia das eleições municipais. A informação é do deputado federal Ernandes Amorim (PTB) que relatou essa semana, o clima de terror e corrupção naquele município, nesta reta final de campanha, e solicitou o envio de forças policiais para assegurar um pleito tranqüilo e limpo.

O pedido de envio de forças policiais foi feito ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, à juíza Fabíola Cristina Inocêncio, da 26ª zona em Ariquemes, comarca a qual está jurisdicionada Cujubim, e ao superintendente da Polícia Federal, Ney Ferreira de Souza.

Na quarta-feira, os parlamentares Ernandes e Daniela Amorim (estadual pelo PTB) estiveram reunidos com os representantes da Justiça Eleitoral em Ariquemes, onde apresentaram novos relatos ouvidos de testemunhas em Cujubim. “Há denúncias de que um candidato a vice-prefeito sacou R$ 50 mil de um banco e alardeou em alto e bom som para populares que o dinheiro seria para comprar votos. Há também constrangimento a eleitores, perseguições a servidores, ou seja, um clima de terror que precisa de forte aparato policial para assegurar que haja eleições, e ofereça a segurança necessária aos representantes da Justiça, mesários, e principalmente as pessoas que vão as urnas votarem e exercer sua cidadania”, afirma Amorim.

Ele afirma que, dado ao baixo contingente policial em Cujubim, determinados grupos de aliciamento de eleitores, têm criado um clima de terror visando fraudar o resultado eleitoral e promovido de forma escancarada farta distribuição de combustíveis, cestas básicas, transporte nas linhas rurais e distribuição de pequenas quantias em dinheiro.

“Já interditamos posto de gasolina que fazia distribuição de combustível a mando de candidatos, mas o fato é que tem poucos policiais para dar segurança e coibir esses crimes em Cujubim. A promotoria e os juízes em Ariquemes prometeram o rigor da lei e, inclusive, já instalaram um cadeião na Câmara de Cujubim e vão nesta quinta-feira mostrar aos candidatos as condutas permitidas no dia das eleições. Também estão cientes da necessidade do envio de uma força para assegurar o pleito de domingo”, afirma o deputado.

Fonte: Yodon Guedes

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce