Porto Velho (RO) sábado, 19 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

AMORIM: Cujubim está em estado de penúria


O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) apelou hoje (10) ao governador Ivo Cassol (sem partido), investimentos urgentes em Cujubim que está “em estado de penúria”, sem qualquer investimento social e de infra-estrutura – tanto dos governos federal e estadual – desde o início do ano e vivendo uma crise financeira sem precedentes com aumento inclusive de violência.

“Já procurei o comando da Polícia da Grande Ariquemes para cobrar providências. Lá, segundo ouvimos, nesse final de semana, e constatamos mais uma vez com moradores, empresários, comerciantes e líderes políticos, não tem sequer um delegado. Todos comerciantes já foram assaltados mais de uma vez. Temos feito diversos encaminhamentos e, infelizmente, nada tem sido feito até agora”, conta o parlamentar.

As queixas ouvidas em Cujubim, estão sendo repassadas por Amorim ao governador. “Vamos ver o que querem fazer daquela região. O município está parado, a economia estagnada, a única coisa que aumenta é a violência, o déficit educacional com mais de 200 alunos fora de aula, déficit na saúde, agropecuária, enfim, em todas as áreas. Diversos documentos já  foram encaminhados aos governos federal e estadual, mas é triste e lamentável se constatar que até a presente data, nada, mas nada mesmo, tem sido feito por aquela região”, afirma o deputado.

Ele lembra que em março passado foi criada a Comissão Municipalista da Grande Região de Ariquemes, formada pelos deputados Daniela Amorim (PTB), Tiziu Jidalias (PMDB), Jair Mioto (PPS) e o presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Carlos (PSDC),  que estiveram na localidade ouvindo lideranças, prefeito, e vereadores. Essa Comissão que contou com apoio de Amorim ouviu as necessidades e as alternativas para resolver o problema, mas nenhuma ação se concretizou até hoje.

Os deputados direcionaram emendas no Orçamento Estadual, sugeriram convênios mas os moradores e lideranças ouvidas alegam insatisfação. “Aguardam que esses recursos cheguem no município e as reivindicações de melhorias sejam atendidas”, resume Amorim.

Nesta terça-feira, em Brasília, Amorim também vai cobrar a liberação de R$ 350 mil, obtidos no Ministério das Relações Institucionais (na época de Walfrido Mares Guia) destinados à construção de uma escola pública em Cujubim. Os recursos estariam liberados para a conta do Governo do Estado.
 
Fonte: Yodon Guedes

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce