Porto Velho (RO) quinta-feira, 6 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

AMORIM: Cujubim está em estado de penúria


O deputado federal Ernandes Amorim (PTB) apelou hoje (10) ao governador Ivo Cassol (sem partido), investimentos urgentes em Cujubim que está “em estado de penúria”, sem qualquer investimento social e de infra-estrutura – tanto dos governos federal e estadual – desde o início do ano e vivendo uma crise financeira sem precedentes com aumento inclusive de violência.

“Já procurei o comando da Polícia da Grande Ariquemes para cobrar providências. Lá, segundo ouvimos, nesse final de semana, e constatamos mais uma vez com moradores, empresários, comerciantes e líderes políticos, não tem sequer um delegado. Todos comerciantes já foram assaltados mais de uma vez. Temos feito diversos encaminhamentos e, infelizmente, nada tem sido feito até agora”, conta o parlamentar.

As queixas ouvidas em Cujubim, estão sendo repassadas por Amorim ao governador. “Vamos ver o que querem fazer daquela região. O município está parado, a economia estagnada, a única coisa que aumenta é a violência, o déficit educacional com mais de 200 alunos fora de aula, déficit na saúde, agropecuária, enfim, em todas as áreas. Diversos documentos já  foram encaminhados aos governos federal e estadual, mas é triste e lamentável se constatar que até a presente data, nada, mas nada mesmo, tem sido feito por aquela região”, afirma o deputado.

Ele lembra que em março passado foi criada a Comissão Municipalista da Grande Região de Ariquemes, formada pelos deputados Daniela Amorim (PTB), Tiziu Jidalias (PMDB), Jair Mioto (PPS) e o presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Carlos (PSDC),  que estiveram na localidade ouvindo lideranças, prefeito, e vereadores. Essa Comissão que contou com apoio de Amorim ouviu as necessidades e as alternativas para resolver o problema, mas nenhuma ação se concretizou até hoje.

Os deputados direcionaram emendas no Orçamento Estadual, sugeriram convênios mas os moradores e lideranças ouvidas alegam insatisfação. “Aguardam que esses recursos cheguem no município e as reivindicações de melhorias sejam atendidas”, resume Amorim.

Nesta terça-feira, em Brasília, Amorim também vai cobrar a liberação de R$ 350 mil, obtidos no Ministério das Relações Institucionais (na época de Walfrido Mares Guia) destinados à construção de uma escola pública em Cujubim. Os recursos estariam liberados para a conta do Governo do Estado.
 
Fonte: Yodon Guedes

Mais Sobre Municípios

Iniciada as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim  de Moura

Iniciada as ações de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Rolim de Moura

A Secretária Municipal de Assistência Social de Rolim de Moura (RO) Sandra Miranda, informou que as ações para chamar atenção da sociedade rolimoure

ACR reivindica aumento do número de ônibus em Porto Velho

ACR reivindica aumento do número de ônibus em Porto Velho

A mais antiga e prestigiada associação comercial de nosso estado, a Associação Comercial de Rondônia-ACR, fundada em 30 de setembro de 1928, sob o n

Servidores da saúde de Porto Velho avaliam importância da rotina de dedicação

Servidores da saúde de Porto Velho avaliam importância da rotina de dedicação

O Dia do Trabalhador esse ano é diferente para muitos dos servidores do município de Porto Velho. A pandemia da Covid-19 mudou a rotina para quem atua

Internações por Covid-19 diminuem mais de 60% no Hospital Municipal de Ji Paraná

Internações por Covid-19 diminuem mais de 60% no Hospital Municipal de Ji Paraná

Nos últimos dias, o Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz registrou uma queda de aproximadamente 60% no número de pacientes internados em tr